domingo, 16 de agosto de 2009

Juiz afasta diretor de presídio da cidade de Teófilo Otoni-MG

Juiz afasta diretor de presídio da cidade de Teófilo Otoni-MG
 
Juntamente com Oito agentes penitenciários por tortura e morte naquela instituição.
E assumiu a direção o Luiz Carlos
Até que tudo se esclareça e os culpados sejam punidos.
OBS: e o mesmo diretor (EMERSOM PRADO) que disse em entrevista não saber de nada a respeito de torturas dentro daquela instituição.
Mas que cara de PAÚ.
Mas com certeza a justiça ira refrescar as idéias dele.
Pois aquilo lá e um local onde detentos ficam para serem punidos com as leis da justiça.
E não um “CAMPO DE COMCENTRAÇÂO” segundos as denuncia fato acontecido.
Pois há um fato que um detento foi torturado e morto isso é um fato concreto.
E não como disse o locutor da rádio 98. ANIBAL
Que chamou o ocorrido de “SUPOSTO ACONTECIDO”.
Pelo jeito o tal diretor deve ser conhecido do locutor.
Pois esse mesmo tem costume de disser que cavalo não desce escada.
Pois não há supostamente nada e sim o ocorrido aonde veio a falecer um senhor de 55 anos no dia (26 DE JULHO) dentro daquela instituição que teria que este protegido pelo estado que estava ali representado por um diretor e agentes penitenciários.
Esperamos-nos que isso não acabe em pizza como outros fatos acontecidos na nossa cidade.



Jovem De Teófilo Otoni-mg é Perseguido E Morto Na Cidade De Teixeira De Freitas

Postado em 13/08/2010 às 08:39 por William DVD - Visto 235 vezes - aprovado por Lubatera - Enviar por E-mail á

 Jovem de Teófilo Otoni-MG é perseguido e morto na cidade de Teixeira de Freitas




 

domingo, 2 de agosto de 2009

TJMG condena ex-prefeito Teófilo Otoni

Postado em 21/05/2009 às 20:54 hs 



 TJMG condena ex-prefeito e secretários de Teófilo Otoni
Um ex-prefeito de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, o vice-prefeito, secretários municipais e a ex-procuradora foram condenados a devolver remunerações ilegais ao município.
Segundo o processo, de janeiro de 2001 a dezembro de 2004, os réus receberam aumentos de salários aprovados somente em leis municipais. O Ministério Público acusou os políticos de terem se beneficiado de reajustes superiores a 19,21 por cento.
Os agentes públicos alegaram que as aprovações não passaram 19,11 por cento, na época o teto máximo estabelecido aos servidores de Montes Claros.
O relator da 7ª Câmara Cível, desembargador Wander Marotta, afirmou que os reajustes são ilegais, pois não foram aprovados por lei federal ou resolução específica, além de serem superiores ao índice permitido.

Ronda Policial-15/12/2008 às 21:59 hs

Postado em 15/12/2008 às 21:59 hs
Ronda Policial
Boiadeiro – Está internado em hospital de Teófilo Otoni, um homem atacado por pelos menos 15 pessoas há dois dias. A vítima foi linchada na Favela do Boiadeiro, ou Bairro Novo Horizonte, quando procurava recuperar produtos furtados na casa dele na semana passada.
Nilton Vieira de Souza de 46 anos subiu o morro numa moto em busca dos infratores, mas foi surpreendido por um grupo de 15 bandidos armados com pedras e pedaços de madeira.
O Sargento Márcio Santos explica que ele foi agredido, teve a quantia de R$ 1.600,00 roubada, a moto danificada e ainda foi abandonado no meio da rua até ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
“Ele teve hemorragia pulmonar, escoriações pelo corpo e corte profundo na cabeça”, comentou o militar.
Centro I - As operações das Polícias em Teófilo Otoni resultaram na prisão de quatro pessoas suspeitas por dirigir sob efeito de bebida Alcoólica durante o final de semana.
Os infratores foram parados na BR 116 e nas ruas do município, com nível de álcool no sangue muito além do permitido por Lei.
Todos os casos foram apresentados ao delegado de plantão Jeferson Botelho Pereira, na 14a. Delegacia Regional de Polícia Civil.
Um dos infratores trata-se do advogado Paulo Portugal, que foi preso na Rua Dr. Manoel Esteves pela Polícia Militar, após se envolver em acidente com o carro que dirigia.
O motorista bateu em duas motos, e o dono de uma delas, acionou a PM para tomar providências.
Para o delegado Botelho ficou claro que Paulo Portugal não respeitou a Lei Seca.
Outro caso analisado pelo delegado Jeferson Botelho, de pessoa presa por dirigir sob efeito de bebida alcoólica, foi o pedrista Gilmar Marques.
Ele foi submetido ao teste com o etilômetro, tendo sido constatado nível de álcool no sangue muito além do permitido em Lei.
Para o delegado Botelho esse será mais um inquérito há ser analisado pelo de forma mais minuciosa pelo delegado de Transito do município, Aurimar Rodrigues.
Centro II - Através de denuncia anônima a Polícia Militar prendeu um rapaz que tentava invadir o prédio onde funciona a capela velório de uma funerária em Teófilo Otoni.
A edificação está na Rua Waldemar Rausch, área central do município.
O sargento Márcio Santos explica que Antonio Pereira Júnior de 28 anos foi preso quando tentava entrar num apartamento da construção.
Ela destacou que o infrator estava muito alcoolizado e também já foi levado a Delegacia outras 13 vezes por crimes de furtos na cidade.
Vila Betel - O trabalhador braçal Edildon Pereira Neto foi preso pela Polícia Militar por perturbação do sossego na casa da ex-amásia dele na zona norte da cidade.
A vítima reclamou do estado de embriagues de Edílson e da algazarra promovida por ele na hora do atrito verbal entre o casal.
Os militares levaram o infrator para delegacia e o deixaram sob a responsabilidade da Polícia Civil.
Antes de apresentar o preso ao delegado de plantão Jeferson Botelho Pereira, o agente de polícia Milton César pesquisou a vida do infrator.
Foram encontrados dois mandados de prisão contra ele, sendo um na cidade de Medina no Vale do Jequitinhonha e outro no município de Encruzilhada no Estado da Bahia. Ambos foram expedidos por crime de uso de armas de fogo contra pessoas nas referidas cidades.
Edílson lamentou a confusão que resultou na prisão dele, e ainda em recolhimento a Cadeia Municipal, em disposição da Justiça.
Ouro Verde de Minas - A Operação Natalina iniciada pela Polícia Militar no último dia 3 de Dezembro está sendo realizada em todos os municípios mineiro até o próximo dia 31.
O lavrador Luciano Alves dos Santos foi preso ao portar ilegalmente uma arma de fogo, dentro de um bar, na comunidade rural de Canaã do Brasil.
A equipe comandada pelo sargento Vieira, cercou o infrator que foi preso, teve a arma apreendida e ambos encaminhados a delegacia em Teófilo Otoni, comentou o militar.
Fonte Rádio T. Otoni


Engenheiro aposentado morre carbonizado na Estrada do Boi

04 de Ago de 2009 - 11h30min

Foto: 15º Companhia da PM

O engenheiro eletricista aposentado da antiga Telemig, Leonardo Porto Soriano Souza, de 58 anos, foi encontrado morto por volta das 22h desta segunda-feira(3) no interior do seu veículo Gol na MGT-418, popularmente conhecida como Estrada do Boi.

Acionados,os policiais militares encontraram o carro em chamas, às margens da rodovia, próximo ao Restaurante Luar da Serra, na contramão de direção virado no sentido Teófilo Otoni/Carlos Chagas.

Somente após apagar o fogo, o Corpo de Bombeiros, que foi imediatamente chamado, conseguiu visualizar o corpo na poltrona do condutor do veículo, totalmente carbonizado, sem condições de identificação.

Uma consulta no Sistema da Polícia Militar, através da placa do veículo, conseguiu identificar o proprietário, residente no Bairro Grão Pará, em Teófilo Otoni.

Compareceu ao local o Perito Werley Ribeiro, que após fazer os trabalhos técnicos para elucidação da causa do acidente, liberou o corpo que foi conduzido para o Instituto Médico Legal(IML)

Estiveram no local também, as testemunhas Leônidas Ottoni Porto e Geraldo Daniel Soriano Freire, que reconheceram a vítima como seu primo Leonardo Porto, proprietário do Gol.

A policia ainda não sabe as causas da tragédia.

A ocorrência foi registrada na 14ª Delegacia de Policia Civil, pela Guarnição composta pelo Sargento Roberto Rufino, Cabo Célio, Cabo Ramalho e Soldado Novais.


Com informações da
15º Companhia da Polícia Militar  
Rádio Teófilo Otoni - ZYL 292 ::: 910 AM
 

Tiroteio no Altino Barbosa.....

02 DE AGOSTO DE 2009
Rapaz e baleado no bairro Altino Barbosa

 Olha e o seguinte o fato aconteceu ai perto dessa muvuca ai onde tem esse bar..que fica perto da quadra...de futebol de salâo..
oi nessa regiâo.......

 Quer saber onde fica esse bairro e só clicar ai em baixo...

Rua Altino Barbosa - Teófilo Otoni - Bairro: Altino Barbosa - Cep ..

 Ninguém sabe se foi acerto de contas ou confusão. Só se sabe que um Homem é alvejado por três tiros de Arma de fogo

Um tiro no braço e dois na perna.

E logo depois o mesmo que efetuou os disparos entrou em um Automóvel

 E tomou rumo ignorado.

Mas uma Viatura foi chamada naquele local e os policias logo colheram informações e seguiram no encalço dos bandidos e passando informações para outras viaturas que ficaram de prontidão logo que foi visto um carro que se assemelhava com as discrições da Viatura que estava no local que logo foi visto e certificado por outros policiais que estavam em um determinado lugar na cidade quando foi visto o mesmo carro em alta velocidade que por má sorte dos indivíduos que estavam naquele automóvel acabou tendo problemas mecânicos e logo depois foram detidos e levados para Delegacia de Polícia Civil para se apurar os fatos dessa tentativa de homicídios.


OBS: e olha que essa não é a única vez que isso acontece. Pois semana passada um individuo entrou em uma LAN house que fica no mesmo bairro Altino Barbosa em frente à quadra e tentou alvejar um rapaz que estava dentro na casa de jogos... Só que a Arma não funcionou foi quando o individuo. Para não ser atingido por um possível disparo jogou um rapaz que estava na rua na frente do atirador e fugiu tomando rumo ignorado.

ESSE BAIRRO ESTA SE TORNANDO perigoso ATÉ PARA PASSAR POR ALI OU FREQUENTAR OS Bares

 E COMÉRCIO O NEGOCIA E EVITAR ANDAR POR ALI...

Com certeza esse bairro virar outro João 23 ou Baixada Fluminense


E SÓ ESPERAR

sábado, 1 de agosto de 2009

Violência está em queda em Teófilo Otoni

Violência está em queda em Teófilo Otoni

A Polícia Civil contabiliza somente no primeiro semestre deste, em relação ao mesmo período de 2008, aumento de 30% no índice de crimes contra a vida (homicídios). O índice mostra que 26 dos 43 homicídios registrados estão ligados ao envolvimento com o tráfico de drogas, sobretudo a brigas por territórios de traficantes de outros estados.

De acordo com dados o IML, de janeiro a junho de 2008 aconteceram 31 homicídios em Teófilo Otoni, sendo que 27 ocorreram por uso de arma de fogo. No mesmo período deste ano, 43 pessoas já morreram por causa dos crimes violentos. As estatísticas registram ainda que na maioria dos crimes os suspeitos de homicídio usam a pistola calibre 380.

A Secretaria de Estado de Defesa Social exige redução dos indicadores de violência em pelos menos 10%. Na planilha de itens de crimes violentos Furtos, roubos, Tráfico de Drogas e homicídios tem peso maior de responsabilidades pára trabalhos preventivos ou repressivos pelas polícias.
Em Teófilo Otoni, desde o início do ano a redução está acima do exigido pela SEDS, com registro de 19% de redução da criminalidade violenta. O único item destoante que não foi baixado ainda é o de homicídios.
A implantação do sistema de policiamento comunitário no centro da cidade impôs um rigoroso bloqueio no setor já foi o mais violento de todo o município.
E para piorar a vida dos infratores, até final do ano a instalação de circuito de câmeras na parceria CDL e o Deputado Federal Fábio Ramalho (PV), poderá aumentar ainda mais a segurança na área central do município, afirmam os comandos da PM e PC.

Mulher morre em batida de caminhão com carreta

Mulher morre em batida de caminhão com carreta
Uma mulher morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas entre leves e graves, na batida entre um automóvel e uma carreta na Rio Bahia, na tarde de ontem (10). Após a batida entre os veículos, o motorista do caminhão perdeu o controle direcional e caiu dentro de um brejo.
A PRF apurou que a carreta MB 2035 com placas DPC 2657 SP/SP, era dirigida por Luís Augusto Donizete Bedana de 31 anos. Ele viajava sentido norte/sul, pela BR 116, acompanhado de Natarcia Rodrigues Aires de 20 anos.
Uma testemunha informou á PRF, que o caminhoneiro tentou desviar de um veículo lento sobre a pista, num trecho em curva, no KM 271,9 da rodovia, próximo ao lixão municipal de Teófilo Otoni. Na manobra, a carreta bateu na frente do GM Monza com placas GKT 5588 de Contagem/MG.
O automóvel dirigido por José Alexandro da Silva de 31 anos, tinha como passageiros Josefa Alcântara da Silva de 52 anos e Fernanda Lopes de Paula de 27 anos. Elas tiveram lesões leves. A família viajava de Contagem para Salvador/BA, quando se envolveu no desastre.
Luís Augusto teve ferimentos graves e foi internado no Hospital Santa Rosália em Teófilo Otoni. Natarcia Rodrigues, que o acompanhava, não conseguiu sair da cabine do caminhão. O compartimento onde ela estava foi invadido pela lama, o que provocou a morte da vítima por asfixiada.
A morte dela deixou os militares do Corpo de Bombeiros frustrados com os esforços para tal resultado, pois ela ainda gritava dentro do caminhão quando o resgate começou. De acordo com os socorristas, a posição em que a carreta caiu na área alagada, dificultou soa trabalhos.
A pista ficou interditada em ambos os sentidos por uma hora, até que as equipes de serviços conseguissem resgatar o corpo da mulher e liberar o veículo do buraco onde caiu. Ao início da noite de ontem a PRF liberou o trecho para trânsito normal.
Essa foi a terceira batida frontal que resultou em morte de pessoas na BR 116, nos últimos 30 dias.
Fonte Rádio T. Otoni

Jovem morre em batida de carro e carreta

Uma jovem morreu e dois irmãos ficaram feridos entre leves e graves,
Na batida entre uma carreta e um automóvel na manhã de ontem (13), em Teófilo Otoni. O desastre foi registrado no KM 271,9 da BR 116, nas proximidades do trevo de acesso ao Automóvel Clube, saída sul da cidade.
O VW Parati de cor branca, com placas JMM 2543 de Vitória da Conquista/BA, tinha como motorista Luciana Aguilar Aleixo de 30 anos. Ela tinha como passageiros Leandro Aguilar Santos de 25 anos e Nadab Alves Santos de 20. O grupo viajava de Timóteo/MG rumo a cidade de Vitória da Conquista/BA.
O motorista Amaro Antonio de Souza Filho de 52 anos, viajava sentido norte/sul pela Rio Bahia com um caminhão baú. Na subida do morro do Automóvel Clube, ele transitava pela pista auxiliar quando o acidente ocorreu. “O carro apareceu na curva desgovernado, rodou na pista e bateu em mim de ré. Depois Bateu de frente, rodou de novo e parou do acostamento”, comentou o caminhoneiro.
As vítimas de ferimento foram levadas ao Pronto Socorro Municipal por militares do Corpo de Bombeiros. Luciana teve lesões leves, Leandro teve ferimentos graves e Nadab não resistiu ao tratamento das lesões e morreu no HPS.
A PRF destaca que o local do sinistro tem pista com boa pavimentação, sinalização, visibilidade, mas chovia muito no ambiente.
O corpo de Nadab Alves foi recolhido ao IML, onde foi examinado e liberado para ser removido á cidade de origem

Acidente mata trabalhador em depósito de explosivos

Acidente mata trabalhador em depósito de explosivos

 
Emex - Empresa Mineira de Explosivos Tipo: Indústria Site: www.emexdobrasil.com.br
Teófilo Otoni - Minas Gerais

Uma pessoa morreu em acidente num depósito de explosivos na zona rural de Teófilo Otoni por volta das 10:30 Hs da manhã de hoje (21). Equipes do Corpo de Bombeiros isolaram o local e só permitiram acesso de Peritos e técnicos da empresa.
O depósito de explosivos da Emex fica ás margens da BR 116, Km 285, saída norte de Teófilo Otoni.
Segundo o sargento Gedaías, do Corpo de Bombeiros, Clovis da Conceição Leal 34 anos, manuseava produtos químicos, quando houve reação seguida de explosão. Com a detonação, parte da lage do laboratório ruiu e matou o trabalhador.
O militar destacou que o local tinha condições de segurança favoráveis, sendo que Clóvis Leal trabalhava há dois meses na EMEX. Ele era casado e morava com esposa na Colônia Mestre Campos, ainda na zona rural da cidade.
As causas do acidente serão investigadas pela Perícia e o ambiente será também avaliado por autoridades do Exército.

 

Emex-empresa Mineira de Explosivos Ltda, Teófilo Otoni de Minas Gerais


EMEX DO BRASIL-Centro-Teófilo Otoni-MG

 

Reunidos na Praça com roupas pretas

Reunidos na Praça com roupas pretas, os manifestantes gritavam frases contra a política salarial da classe. Participam do evento, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros e atendentes de clínicas médicas, técnicos em patologia e do setor administrativo das empresas de saúde.
Enfermagem de Teófilo Otoni protesta na Praça

Segundo sindicalistas, 200 pessoas protestaram ao lado de um caixão que simbolizava o triste fim do salário da categoria. Os transeuntes receberam folheto explicativo sobre o protesto e informações sobre o nível salarial pago na cidade, o mais baixo entre qualquer cidade do Vale do Mucuri, atualmente em R$ 480,00 para Técnicos e Auxiliares.
Após diversas reuniões com a classe patronal, o sindicato convocou o protesto para pressionar os donos de Hospitais a liberar aumento. Ao final da manhã ocorreu reunião entre as partes com anuncio de 21% de reajuste salarial a ser pago em Setembro e Janeiro.
Mas a proposta foi rejeitada em parte pelos trabalhadores, que desejam receber pagamento integral os 21% previstos pelos empresários.
“Vamos promover reunião com a categoria na tarde dessa quinta-feira, e caso não seja aceita a proposta ofertada, vamos prosseguir em luta com paralisação de advertência nos dias 12 e 13 de agosto próximo. Se até lá nada for resolvido, temos greve geral marcada a partir de 1 de setembro”, afirmou o presidente do sindicato Gilberto Nascimento Reis.
Fontes sindicais apontam que dois mil trabalhadores estejam a serviço das empresas na cidade. Somente o filantrópico Hospital Santa Rosália, abriga 400 deles.
O diretor da instituição João Carlos Corrêa, é o mediador entre os donos de Hospitais e o SITESSTOR. “Estamos com os salários em dia e fizemos uma proposta ao sindicato, agora vamos esperar a resposta”, afirmou o diretor.
Os sindicalistas anunciam que amanhã pela manhã as manifestações serão retomadas com apoio da Força Sindical que acompanha o movimento pelo diretor Rogério Fernandes. O protesto de hoje foi acompanhado pela imprensa até em nível estadual.

Delegado do Serviço Militar do Exército visita Prefeita

Delegado do Serviço Militar do Exército visita Prefeita
O Delegado do Serviço Militar Regional, Tenente Narcizo, fez uma visita de cortesia à Prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen em seu gabinete na última quarta-feira (22).
A Prefeita Maria José estava acompanhada pelo Vice-Prefeito, Dr. Antônio Walter do Amaral, o Secretário de Governo, Rudson Kerley e a chefe de Gabinete, Odete Faria de Sá.
O Tenente Narcizo explicou que trabalha na Delegacia do Serviço Militar, responsável pela regularização dos jovens do sexo masculino no Serviço Militar. Além de ser o responsável pela Delegacia de Teófilo Otoni, coordena várias outras juntas e abrange todos os municípios vizinhos.
“O objetivo da Delegacia do Serviço Militar é regularizar os jovens com relação ao alistamento; tanto quando eles devem servir ao Tiro de Guerra tanto quando são dispensados do serviço Militar”.
Profissionais do setor de enfermagem de Teófilo Otoni promoveram paralisação de um dia com manifestações na Praça Tiradentes na manhã de hoje (22). Os trabalhadores estão em campanha salarial que pode ir a dissídio coletivo, caso não haja acordo com os patrões.
A manifestação foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde de Teófilo Otoni e Região – SITESSTOR, que atende ainda a outras cinco cidades do Vale do Mucuri.

UETO está sob intervenção

UETO está sob intervenção

Uma comissão governante assumiu interinamente a direção da União Estudantil de Teófilo Otoni – UETO, até que novas eleições sejam realizadas para comandar a instituição.
O presidente da comissão é Felipe Lemos, que tem ao seu lado mais seis jovens estudantes em nível secundário e superior. A proposta é fazer uma avaliação minuciosa da estrutura da UETO, sanar possíveis problemas e coloca-la em condições de passar por uma reformulação.
A instituição agrega milhares de jovens no município, mas nos últimos anos tinha problemas internos com questionamentos dentro de fora de suas fileiras sobre a conduta de alguns diretores.
“Vamos estabilizar a UETO e preparar o processo eleitoral que deverá ocorrer até final do ano”, comentou o presidente da comissão governante, Felipe Lemos.

ATUALIDADE...O CASO JA ESTA RESOLVIDO E A JUSTIÇA MANDOU O ATUAL PRESIDENTE DA UETO VOLTAR A OCUPAR O SEU LUGAR NAQUELA INSTITUIÇÂO....

Carro parte ao meio em batida com caminhão

Uma pessoa morreu na batida entre um caminhão e um automóvel na tarde de hoje (29) em Teófilo Otoni.
O gerente de uma loja no centro da cidade, Severino André Cardoso Costa de 44 anos morreu na hora. A violência da batida foi tamanha que o VW Golf dirigido por ele partiu ao meio. Pedaços do veículo ficaram espalhados nas proximidades do trevo de acesso ao Aeroporto de Teófilo Otoni.
Informações passadas á PRF, indicam que Severino viajava sentido a Itambacuri pela BR 116, quando teria feito ultrapassagem em local indevido e batido no caminhão. O motorista que transitava em sentido contrário, conseguiu controlar o veículo e parar 300 metros adiante do desastre. Esse foi o mais violento acidente registrado pela PRF, no perímetro urbano de Teófilo Otoni no mês.
Ontem, o ciclista Jean Gomes da Silva de 25 anos morreu atropelado por um caminhão cegonha no Km 277 da Br 116, também no perímetro urbano de Teófilo Otoni. Testemunhas contaram á PRF que a vítima caiu ao solo sendo esmagada pelo caminhão. O motorista Fabrício Dias Oliveira só tomou conhecimento do fato quando chegou ao pátio de uma concessionária, próxima ao trevo da Vila Pedrosa, zona norte da cidade.
Jean Gomes era residente no bairro São Cristóvão e foi mais uma vítima de acidente fatal no trecho urbano da BR 116 em Teófilo Otoni, considerado um dos 109 mais violentos em toda a malha de rodovias federais no país, que somam 65 mil KM.

Fonte Rádio T. Otoni

UFVJM tem nova data para vestibular

UFVJM tem nova data para vestibular


ESCLARECIMENTOS SOBRE A MARCAÇÃO DE NOVA DATA PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DO VESTIBULAR E TRANSFERÊNCIA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO UFVJM 2009/2
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri informa que 26 de julho de 2009 é a nova data do Vestibular 2009/2 e da Transferência e Obtenção de Novo Título. A UFVJM informa que os candidatos devem imprimir o novo Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) a partir do dia 21/07/09, no site www.ufvjm.edu.br e presta os seguintes esclarecimentos sobre a marcação de nova data para realização das provas:
O Reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, professor Pedro Angelo Almeida Abreu, o Coordenador Geral da Comissão Permanente de Processos Seletivos - Copese/UFVJM, professor Marcelino Santos de Morais, e o Pró-Reitor de Graduação da UFVJM, professor Valter Carvalho Junior, em conjunto e no uso de suas atribuições legais, vêm prestar os seguintes esclarecimentos a quem interessar sobre a marcação de nova data para realização das provas do Vestibular e Transferência e Obtenção de Novo Título UFVJM 2009/2:
Como já foi noticiado anteriormente, as provas do Vestibular UFVJM 2009-2 foram suspensas em função de uma Ordem Judicial proferida pelo Juiz PEDRO FRANCISCO DA SILVA, no Recurso de Agravo de Instrumento (Processo 200901000278205) junto ao TRF da 1ª Região.
No dia 20/07/2009, o Juiz GRIGÓRIO CARLOS DOS SANTOS, proferiu Sentença no Mandado de Segurança, Processo 200938120005506, na Vara Federal de Sete Lagoas-MG, JULGANDO IMPROCEDENTE o pedido e DENEGANDO A SEGURANÇA, requerida pela empresa AOCP - Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA, contra a UFVJM.
Nessa sentença, o Juiz entendeu não haver nenhum vício no certame que inabilitou a referida empresa e prosseguiu com a contratação da FUNDAEPE – Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão.
Assim sendo, resolve a UFVJM dar prosseguimento ao contrato objeto do Pregão 016/2009, com o prosseguimento do Processo do Vestibular e Transferência e Obtenção de Novo Título UFVJM 2009-2, marcando a realização das provas para o próximo dia 26/07/2009 às 8:00 horas.
Orientamos aos candidatos que, a partir desta data, passem a consultar o site www.ufvjm.edu.br para retirada do “Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI”, já disponível.

Homicídio quebra Paz em Teófilo Otoni

Dois homens foram presos acusados de terem assassinado na tarde desta quarta-feira(22), Anelimar Pereira dos Santos, de 19 anos.
O crime executado na Rua Floriano Peixoto, no Bairro Manoel Pimenta, foi o 45º homicídio registrado este ano em Teófilo Otoni e quebrou a paz que perdurou por um mês na cidade.
Os atiradores teriam se aproximado a pé da vítima, Anelimar Pereira dos Santos, 19 anos, feito cinco disparos de arma de fogo pelas costas e fugido em seguida.
Após minuciosas buscas a Policia Militar efetuou a prisão do fotógrafo, Leonardo Nunes Ferreira, 22 anos, e Fabrício Pimenta Gomes, 29 anos, trabalhador braçal reconhecidos por testemunhas como sendo os autores do homicídio.
Os dois foram autuados e conduzidos a 14ª Delegacia de Polícia Civil.

Teófilo Otoni tem dois casos da Nova Gripe

Teófilo Otoni tem dois casos da Nova Gripe
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na manhã desta sexta-feira (24) que está monitorando casos suspeitos da Gripe A, conhecida como Gripe Suína, em Teófilo Otoni. De acordo com o Secretário de Saúde, Valter Gonçalves, o primeiro caso é de um jovem que esteve em Belo Horizonte na partida entre Cruzeiro e Estudiantes, realizada no dia 15 de julho.
Ele voltou da capital apresentando febre alta e outros sintomas da doença e foi atendido pelas equipes do Programa Saúde da Família. Esse mesmo paciente já está praticamente curado, mas pode ter transmitido o vírus para a esposa e filho, que estão apresentando sintomas da doença e estão em isolamento domiciliar.
Outro caso é de um motorista de ônibus interestadual que também veio de área contaminada, também apresentando sintomas da Gripe A. Ele também está em isolamento domiciliar, recebendo acompanhamento dos profissionais da Secretaria de Saúde. Como não há sinais de agravamento da doença em nenhum dos casos, não houve necessidade de internação destes pacientes.
O Secretário de Saúde informou ainda que equipes desta Secretaria passaram por uma capacitação no último dia 21 e estão preparados para atender casos suspeitos, inclusive os que por ventura possam evoluir para conseqüências mais graves.
A Secretaria orienta que a população deve permanecer atenta para o grave problema e adotar medidas de prevenção como a higienização freqüente, principalmente das mãos, e evitar contato com pessoas que apresentem sintomas da doença.

Enfermagem e Hospitais entram

Enfermagem e Hospitais entram em acordo salarial
Profissionais do setor de enfermagem em Teófilo Otoni chegaram ao acordo sobre o reajuste salarial para a data base no próximo dia 1 de Setembro. As negociações tiveram fim após os trabalhadores realizarem um inédito protesto na Praça Tiradentes, no centro de Teófilo Otoni.
Com faixas, cartazes, vestidos com roupas pretas e com muito barulho, os manifestantes chamaram atenção da população sobre a situação salarial da categoria. Estima-se que duas mil pessoas trabalhem como auxiliares, técnicos e enfermeiros, além de atendentes em clínicas médicas e setor administrativo de hospitais do município.
As informações são do banco de dados do Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimento de Saúde de Teófilo Otoni e Região – SITESSTOR, que atende ainda outras cinco cidades circunvizinhas a Teófilo Otoni.
“Apesar de ser o centro das atenções no setor de tratamento hospitalar do nordeste mineiro, as empresas de Teófilo Otoni pagam os priores salários em relação até a cidade de menor porte”, afirma o presidente do SITESSTOR Gilberto Nascimento Reis.
O Hospital Santa Rosália por ser o maior, mais bem equipado e filantrópico, reuni o maior efetivo de trabalhadores com cerca de 400. O superintendente da empresa João Carlos Corrêa, foi também o mediador entre as demais do ramo, nas negociações com o sindicato.
Após dois dias de protesto, inclusive com uso de um caixão de verdade para simbolizar o finado “Salário” da categoria, foi apresentada proposta de reajuste que eleva o salário dos atuais R$ 480 para R$ 580,00 aos trabalhadores.
O valor final somente será atingido em Janeiro próximo, quando os patrões irão pagar os R$ 50,00 reais restantes, em segunda parcela do acordo fechado para por fim as manifestações na Praça Tiradentes.
O movimento parou 60% das atividades operacionais nos hospitais da cidade, prorrogou cirurgias, liberação de exames e atendimentos em clínicas, segundo líderes sindicais.
“Queremos agradecer aos companheiros que foram á Praça lutar até mesmo pelos que não foram, mas vão receber o mesmo reajuste salarial. Vale lembrar que no próximo ano a luta será a mesma, mas esperamos muito mais colegas ao nosso lado”, relembrou o presidente Gilberto Reis.
Sobre o acordo fechado, ele destaca que houve avanço, o piso supera um pouco o Salário Mínimo Nacional, mas ainda está muito longe do R$ 700,00 pagos em hospitais de cidades até de mesmo porte de Teófilo Otoni.

Ronda Policial Rodoviária e Ambiental

Ronda Policial Rodoviária e Ambiental
R E L E A S E

MOTOCICLISTA SOFRE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA MG 217, EM TEÓFILO OTONI/MG
Por volta das 20:20 horas do dia 26 de julho de 2009, uma Guarnição da Polícia Militar de Trânsito Rodoviário foi acionada para atender um acidente de trânsito, ocorrido no Km 25 da MG 217, comparecendo ao local a vítima, LEANDRO CELESTINO MOREIRA, 25 anos de idade, Pintor, residente em Teófilo Otoni/MG, informou que quando transitava com a motocicleta Honda CG 150, Titan KS, Placa HEK 1806 de Teófilo Otoni, sentido Teófilo Otoni para Pote, ao efetuar uma curva à esquerda, perdeu o controle direcional da motocicleta, saiu da pista de rolamento e chocou-se em uma placa de sinalização à margem da rodovia. Segunda a vítima, ela estaria sentindo muitas dores na coluna e foi encaminhada para o Pronto Atendimento de Teófilo Otoni na Ambulância da cidade de Pote, onde ficou sob os cuidados médicos. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Teófilo Otoni.

MOTORISTA PERDE O CONTROLE DO VEÍCULO, SAI DA PISTA E CAPOTA NA MG 105, EM JEQUITINHONHA/MG
Por volta das 09:30horas do dia 23 de julho de 2009, uma Guarnição da Polícia Militar de Trânsito Rodoviário de Jequitinhonha, foi acionada para atender um acidente de trânsito no Km 66 da MG 105. Comparecendo ao local, a vítima, Uilio Quaresma de Souza, 69 anos de idade, aposentado, residente na Zona Rural de Jequitinhonha, informou que quando conduzia o veículo Fiat/Uno, placa GYW-2488, pela MG 105, sentido Joaíma/Jequitinhonha, perdeu o controle direcional do veículo, saiu da pista de rolamento e em seguida veio a tombar. O condutor e o passageiro, o Sr. Geraldo Martins da Silva, 36 anos de idade, lavrador, residente na Zona rural de Jequitinhonha, sofreram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital São Miguel de Jequitinhonha, ficando sob os cuidados médicos. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Jequitinhonha.

MOTORISTA PERDE CONTROLE DE VEÍCULO NA MGT 418 E CAUSA ACIDENTE ENVOLVENDO MAIS DOIS CAMINHÕES.

Por volta das 09:03 horas do dia 28 de julho, uma Guarnição da Polícia Militar de Trânsito Rodoviário de Teófilo Otoni, foi acionada para atender um acidente de trânsito no Km 134 da MGT 418, com vítima de ferimentos graves. Comparecendo ao local, os militares foram informados pelos motoristas do Caminhão Mercedes Benz, Placa JLP 7440 – Itaobim, Sr. Marcio Pereira de Souza, 35 anos de idade, Motorista, residente em Itaobim/MG e do Caminhão Mercedes Benz, Placa GYS 1562 – Jequitinhonha, Sr. Maurício Lago de Oliveira, 29 anos de idade, Motorista, residente na cidade de Jequitinhonha/MG, que transitavam pela MGT 418, sentido Teófilo Otoni para Carlos Chagas, quando na altura do Km 134, o veículo Ford Fiesta, que transitavam no sentido contrário, saiu da sua faixa de direção, invadindo a faixa contrária, que seguia os caminhões, vindo a abalroar no primeiro caminhão, e perdendo o controle direcional do veículo, rodou na pista e cerca de cinco metros após o primeiro impacto, veio a abalroar no segundo caminhão. Apenas os ocupantes do Ford Fiesta sofreram ferimentos, sendo o motorista, Renato Alves Teodoro, 45 anos de idade, Residente em Belo Horizonte e o Sr. Hercules Toledo Correa, 45 anos de idade, Professor, residente na cidade de Belo Horizonte, com ferimentos leves e a Sra. Fernanda de Pádua Soares, 37 anos de idade, Professora, residente na cidade de Belo Horizonte sofreu ferimentos graves pelo corpo, inclusive suspeita de fratura numa perna e foram encaminhados para o Pronto Socorro de Teófilo Otoni, por uma equipe do Corpo de Bombeiros onde ficaram sob os cuidados médicos. O Condutor do Ford Fiesta informou não saber o motivo pelo qual aconteceu o acidente. Os veículos sofreram danos generalizados, mas foram liberados para os proprietários. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Teófilo Otoni.
 
PRODUTORA RURAL DE LADAINHA É AUTUADA POR DESMATE ILEGAL EM SUA PROPRIEDADE.


Durante patrulhamento pelo Município de Ladainha, uma Guarnição da Polícia Militar de Meio Ambiente de Teófilo Otoni efetuou uma fiscalização no Sítio Atibaia, Córrego São Joaquim, de propriedade da Sra. DOBLÉSIA PEREIRA DOS SANTOS, 27 anos de idade, Produtora Rural, residente no Sítio Atibaia. Durante a fiscalização os Policiais Militares encontrou uma área de 02 dois hectares (equivalente a dois campos de futebol), de formação florestal, desmatada, um forno cheio de carvão e 20 estéreo de lenha nativa armazenada. A proprietária do Sítio informou não possuir nenhuma autorização do IEF para a prática, no que foi multada em R$ 1.010,60 e a atividade de desmatamento exercida ilegalmente foi embargada.


15º Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário
MEIO AMBIENTE PRESERVADO E TRÃNSITO SEGURO


 Operação Nações Unidas
31 de December de 2009 
– 31/12/2009 às 09h57min

Réveillon antecipado: Polícia comemora e quadrilha dança
clip_image001O crime organizado sofre mais um duro golpe com a realização da Operação Nações Unidas pelas Polícias Civil e Militar durante todo o dia de ontem em Teófilo Otoni. Na terceira operação no ano para desarticular quadrilhas ligadas a crimes violentos na zona norte da cidade, 25 alvos foram estabelecidos como meta das equipes.
Ainda na madrugada 80 policiais e 15 viaturas se reuniram num ponto estratégico para ajustar os detalhes da ação amparada por 13 Mandados de Busca e Apreensão e sete de prisão.
Os alvos das equipes mistas eram os bandidos conhecidos pela alcunha de Nenê, Gão e principalmente Alan Cara Fina, suspeito de chefiar o tráfico e crime de homicídio na zona norte do município.
Escondido numa fortaleza no alto da Vila Felicidade, Alan Lemes Carvalho, vulgo Alan Cara Fina teve o nome escrito nas paredes do antigo posto de saúde do bairro. Nos dizeres “Cara Fina vai te pegar”, está embutida uma mensagem ameaçadora, segundo a Polícia, a quem tentasse desafiar as ordens dele e os comparsas.
Assim, foi montado um cerco aos bairros Vila Betel, Felicidade e Alto do DER, para que nada ou ninguém escapasse das buscas. Ao fim da primeira etapa da batida policial, 16 pessoas foram levadas para delegacia e com elas, R$ 9 mil reais em dinheiro e cheques, farta munição em calibres variados, cinco armas de fogo e aparelhos celulares.
O capitão Carlos, que comandou as equipes da PM envolvidas na primeira fase da operação, também é responsável pelo policiamento na zona norte de Teófilo Otoni. Ele elogiou mais uma vez a dedicação dos policiais independente da corporação a que pertencem, na hora de executar a missão.
“O sucesso dessa operação se deve ao empenho das equipes, de cada policial na hora de cumprir a missão, agora vamos investir em prevenção na área norte para evitar nova ocupação do território por outros infratores”.
Após um mês de planejamentos, para o delegado de Tóxico e Homicídios em Teófilo Otoni Jéferson Botelho, o resultado da operação “Nações Unidas” não poderia ser melhor. O batismo da operação se deve ao fato dos marginais terem esconderijo em ruas com nomes de países nas Vilas, Betel e Felicidade.
Segundo o delegado Botelho, um dos mais cruéis assassinatos registrado esses anos na cidade foi de um adolescente foi torturado antes de ser morto e enterrado em cova rasa numa fazenda da Vila Betel.
As investigações apontam que 13 marginais participaram do homicídio, incluindo Alan Cara Fina, que teria quebrado as pernas da vítima com uma alavanca antes da morte com arma de fogo. Somente ontem, mais quatro envolvidos no delito foram presos pela operação Nações Unidas, que agora se juntam a outros três, que já estão sob custódia da Justiça.
“Vamos avançar nas investigações para prender os demais seis suspeitos de participar da morte do adolescente. Assim vamos impor ao crime organizado a força do estado, e provar que o bem supera o mal quando a sociedade acredita do trabalho da Polícia”, destacou Botelho.
A prisão de um bandido frio, sem DEUS no Coração e ameaçado de morte por rivais, foi destacada pelo delegado que já pedia a rendição dele como forma de salvar a própria vida. Mas isso não aconteceu. Persistência, determinação, insistência, acreditar que o objetivo precisa ser alcançado, pois dele depende a Paz para uma população inteira.
Esse foi o combustível que empurrou policiais civis e militares a não desistir da perseguição a um criminoso com vasta ficha de delitos na zona norte de Teófilo Otoni. Alan Lima Carvalho, 20 anos, pintor, marginal de corpo franzino, mas de uma disposição para o crime pouco percebida em bandidos em Teófilo Otoni.
Ele furou o bloqueio das polícias na Vila Felicidade na manhã de ontem e frustrou em parte o trabalho planejado. No rosto dos policiais civis e militares ficou a pergunta…o que dizer agora a sociedade? O que responder as mães cujos filhos foram assassinados por Alan Cara fina?  Como dizer a policiais ameaçados pela quadrilha dele, que Cara Fina escapou mais uma vez das mãos da Lei e da Ordem?
Assim, na tarde de ontem, mais uma vez equipes a tropa de choque da PM e da Civil, partiu do centro da cidade rumo ao bairro São Cristóvão. Ao cercar uma casa próximo a Escola São Cristóvão, a população saiu ás portas das casas para acompanhar a ação revestida de cuidados.
Em poucos minutos Alan Cara fina estava preso e saia de casa algemado, cabisbaixo e sem ação diante do cerco policial imposto a ele. Após prisão o delegado Jéferson Botelho avaliou o risco que o marginal representa a sociedade. “Ele é frio, calculista, sem escrúpulos e cruel com as vítimas das quais tirou a vida…..a começar por três pessoas mortas no campo do Surumaia e as mais recentes..Jerusalém Medeiros e um adolescente na Vila Felicidade”, destacou.
Como reposta a população que clamava por Justiça, o comboio que escoltava Alan Cara Fina saiu do São Cristóvão, subiu a Vila Felicidade. O criminoso passou na viatura da polícia com a cabeça escondida, pelas ruas onde por tantas vezes desfilou como líder de quadrilha.
Em seguida e de mesma foram, Alan não encarou a sociedade que aplaudia o trabalho da polícia pelos bairros e no centro da cidade, por onde passou antes de seguir para Delegacia Regional de Polícia Civil.
Ao ficar cara a cara com policiais que passaram meses afinco na caçada da quadrilha da Vila Betel, Alan Cara Fina foi simplório ao assumir os crimes a ele aludidos pela Polícia. Na mesa do chefe de Polícia Civil haviam cinco mandados de prisão contra Cara Fina, sendo que ele é suspeito em pelos menos 12 inquéritos de homicídios, alguns com requintes dos mais perversos meios de crueldade contra as vítimas.
Ao ser indagado pela imprensa, cara fina disse “ vou assumir os crimes que pratiquei, não os que a polícia diz que sou autor….sou trabalhador e pratiquei alguns furtos e roubos sim, mas só matei em legítima defesa”, destacou o infrator.
O chefe de Polícia Civil Isaías Pontes elogiou o empenho das equipes em não desistir da missão até que o objetivo fosse alcançado.
“Temos a certeza que a sociedade terá um final de ano em Paz, e nós com a garantia do dever cumprido. Mas se enganam os bandidos que pensam que vamos relaxar a vigilância. Vamos agora estabelecer novas metas e apertar ainda mais o cerco a crime em Teófilo Otoni em 2010. Por isso é necessário que a sociedade acredite mais na Polícia”, garantiu Pontes de Melo.
clip_image002Outro fator importante para as vitórias da Defesa Social em Teófilo Otoni esse ano foi a integração das Polícias Civil e Militar em ações conjuntas e sem “estrelismos” na hora de cumprir as missões destinadas a cada equipe.
  
Polícia de Teófilo Otoni tenta transferir para penitenciária sentenciado por estupro de crianças ameaçado em cadeia
O delegado regional de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, Isaías Fontes de Melo, pediu a transferência para uma penitenciária do estado do técnico em eletrônica André Luiz Rodrigues Santos, de 40 anos, que está ameaçado de morte na cadeia da cidade. Ele foi condenado a 136 anos de prisão por abuso e estupro de crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos.O maníaco foi preso em setembro em Malacacheta, no Vale do Jequitinhonha, onde, de acordo com a polícia, aliciou e abusou sexualmente de meninas, a maioria de famílias pobres. Logo depois da prisão, feita pelo delegado Washington de Souza Filho, ele teve de ser transferido para Teófilo Otoni, porque era ameaçado por companheiros da cadeia, onde estava preso, inclusive o pai de uma de suas vítimas.
Em 30 de novembro, André Luiz Rodrigues foi condenado por sentença do juiz de Malacacheta, Thiago Colnago Cabral, indiciado por 12 estupros, cinco tentativas de estupro e três atentados violentos ao pudor, além de corrupção de menores e exploração sexual de crianças e adolescentes.
De acordo com as investigações policiais, André Luiz, com a cumplicidade de uma adolescente de 15 anos, também aliciada por ele, conseguia atrair meninas de famílias carentes de Malacacheta para uma oficina de conserto de aparelhos domésticos, na casa dele, onde também foi encontrado material pornográfico. Ele seduzia as crianças com sucos em saquinhos, conhecidos como chupe-chupe, e doação de R$ 1 a R$ 2. Depois de abusar das vítimas, prometia às crianças aparelhos de celular, mais dinheiro e objetos de valor, para que não contassem nada a ninguém. Uma das garotas foi abusada pelo menos três vezes. “O acusado colheu as vítimas das mais baixas classes sociais, comprando seu silêncio com ameaças e presentes, objetivando saciar a sua livícia”, relata o juiz Thiago Cabral. Ele lembra ainda que o autor “se aproveitou da miséria e do abandono de vítimas”.
NA BAHIA Segundo o delegado Isaías Fontes de Melo, André Luiz Rodrigues é foragido da cadeia de Nova Viçosa (BA), onde, em 2002, foi condenado a 13 anos de prisão por estupro da própria filha. Ele ainda responde a um outro processo em Nova Viçosa, também por crime sexual. O delegado disse que o técnico em eletrônica chegou a alegar que tem problemas mentais e que precisa de tratamento. “Mas constatamos que ele não tem nenhum problema psíquico, a não ser o fato de ser um sujeito muito perigoso”, afirmou Fontes de Melo.
FONTE: PORTAL UAI


 Operação Apocalípse da Polícia Civil - A queda de Felício
24 November 2007 No Comment




Equipe da PCMG no Paraná
Chegou hoje a Teófilo Otoni o procurado traficante Felício Mariano da Cruz Júnior - Felicinho. Relatórios da Polícia Civil de Minas Gerais apontam sua participação em mais de 50 homicídios. Acuado pela quantidade de provas existentes contra si, Felício admitiu suas atividades de tráfico de drogas e responsabilizou um grupo de traficantes rivais com atuação no Litoral de São Paulo, Belo Horizonte e Teófilo Otoni pela morte de sua esposa e dois filhos em outubro de 2006.
Entrevistado pelo Delegado Regional Isaias Pontes de Mello e pelo delegado Jeferson Botelho Pereira, Felício disse que estava foragido em Foz do Iguaçu juntamente com Sâmara Hawaslla Aguilar, sua namorada de 19 anos.
A operação de escolta de Felícinho de Foz do Iguaçu para Teófilo Otoni foi chefiada pelo delegado Jeferson Botelho juntamente com os agentes Magno Ferreira e Zeli Luiz, com apoio de informações do agente Carlos Alberto. Ele foi transportado de Foz do Iguaçu até Belo Horizonte, passando pelo Rio de Janeiro num voô comercial da TAM sem sequer ser percebido pelos passageiros, dado o sucesso das cautelas seguidas para o transporte que contou ainda com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal, em especial das delegacias dos aeroportos de Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Duas equipes fortemente armadas com fuzis cal. 762 do COPE - Coordenação de Operações Especiais da Secretaria de Assuntos Prisionais Mineira reforçaram a segurança do transporte por terra de Belo Horizonte até Teófilo Otoni.
Felício monitorava as comunicações da Polícia Militar de Minas Gerais através rádios amadores e repassava as informações para seus comandados nos bairros de Teófilo Otoni. Após a eclosão da Operação Genesis em 2005, Felício fugiu para o litoral Paulista onde suas atividades de tráfico foram alcançadas pela investigação da Polícia Civil Mineira através de uma nova Operação, a Exodus. Com a chacina da família do traficante, Felício fixou bases em Foz do Iguaçu - Paraná onde novamente foi alcançado pelas investigações do Serviço de Inteligência da Regional de Polícia Civil de Teófilo Otoni, cujas informações ajudaram a Polícia Paranaense.
O apoio do Policial Rodoviário Federal Marcos Pierre, ex-agente da Polícia Civil de Minas Gerais foi crucial na prisão de Felício e Samara. De posse das informações recebidas da 14ª DRPC - Teófilo Otoni Pierre reviveu seus melhores momentos como investigador e juntou-se aos agentes da PCPR do GDE - Grupo de Diligências Especiais da 6ª DPC de Foz do Iguaçu localizando a casa onde estava. Felicio e sua namorada Samara foram presos enquanto sacavam três mil e quinhentos reais numa agência da Caixa Econômica Federal de Foz.
Segundo o Delegado Jeferson Botelho as apurações não terminaram. Em sua cruzada contra o tráfico de drogas, Botelho, que chefia a Divisão de Tóxicos e Entorpecentes de Teófilo Otoni comemorou a junção de atividades com o Serviço de Inteligência da 14ª DRPC. Afirmou ainda que a criminalidade difusa é o principal efeito cuja causa é o tráfico de drogas emergente, sendo que, o outro efeito somatizado é o recrudecimento da violência que só pode ser combatido com ações de humanização do inquérito policial e a estruturação de investigações tecnológicas e inteligência. 

terça-feira, 5 de junho de 2007

Morre Comandante do 19 BPM - Teófilo Otoni - MG


O Major Rawson Windismark Pereira Costa, de 43 anos, que em abril último fora empossado comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, de Teófilo Otoni (MG), morreu no início da manhã de ontem, depois de cair de uma escada, em sua casa. Ele teve traumatismo craniano. O corpo do comandante foi velado no 19º Batalhão da PM e trazido para Valadares, sua cidade natal, onde continua sendo velado no 6º BPM. O sepultamento está previsto para acontecer hoje, entre as 9h e as 10h, no Cemitério Memorial Park. O major, que era casado e deixa três filhos, já comandou unidades em Valadares (como policial militar e como bombeiro), Itabira e Manhuaçu. 
 Acidente entre ônibus escolar e carreta mata quatro pessoas em Minas
Karina Novy - TV Alterosa

Fantoni Pêsso - Rádio Teófilo Otoni
O ônibus trasnportava alunos que fizeram a prova do Enem


Uma batida entre um ônibus escolar com 51 alunos e uma carreta deixou quatro pessoas mortas e quatro feridas na noite desse domingo (31), no km 220 da BR-116, em Catuji, próximo à Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo placa GKO - 7333 da Prefeitura de Ponto dos Volantes transportava estudantes que tinham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Teófilo Otoni. O ônibus foi atingido na traseira pela carreta Volkswagen CYB – 0003, de Mogi das Cruzes (SP), cujo motorista, Natanael Bernardo Rocha, de 42 anos, saiu ileso

Morreram Jéferson Gonçalves Xavier Patrocínio, de 18 anos, Lídia Ascensão, de 15, Ireny Gomes da Silva, de 30, e Adilson André dos Santos, de 20.
Lídia é filha do presidente da Câmara Vereados de Ponto dos Volantes

Sofreram ferimentos generalizados Jamine Silva Borges, de 17, Graciélia Roque Rodrigues, de 17, e Kleberley Lima Silva, de 18.

As duas jovens estão internadas em estado grave no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Municipal de Teófilo Otoni.





Quarta, 04 fevereiro, 2009

Apreensão de drogas no bairro Jardim São Paulo

Teófilo Otoni/MG, 30 de janeiro de 2009.

Policiais Militares da ROTAM 11019, do 19º BPM, prenderam na noite de ontem, por volta das 21h30, nos Bairros Pindorama e Jardim São Paulo, zona sul da cidade, o desocupado Marcos Antônio Mendes Cavalcante, 18 anos. Em duas residências os policiais apreenderam 8,882kg de maconha, aparelhos eletrônicos, armas de fogo, celulares, rádios transmissores e duas balanças de precisão.

A equipe composta pelo Aspirante Dávio, Sargento Adaílton Gusmão, Cabos Neves e Leonardo, e Soldado Tolentino, abordou um veículo táxi transitando pela Rua das Tulipas, no Bairro Pindorama, onde o ocupante Marcos Antônio se identificou com nome falso, mas a guarnição ROTAM descobriu sua verdadeira identidade e, mediante indagações, chegou-se a residência de nº. 184, na Rua das Camomilas, e lá foram encontrados oito rádios transmissores, uma TV, um DVD, quatro aparelhos celulares e duas armas (um revólver Rossi calibre .38, carregado com seis cartuchos e uma pistola Taurus, PT 765, com 21cartuchos) e uma balança de precisão.

Diante de mais informações, a equipe ROTAM deslocou para o Bairro Jardim São Paulo, onde na residência de nº. 400, na Rua Ubatuba estaria escondida à droga. No local, os PMs encontraram outra balança de precisão e 8,882kg de maconha. Parte da substância estava dentro de uma mala e o restante escondida nos cômodos da casa.

O outor foi conduzido à 14ª DRPC, sob BO nº. 1749, sendo autuado em flagrante







Polícia Civil deflagra operação na Vila Betel

19 de October de 2008 


Policiais Civis de Teófilo Otoni-MG, estiveram nesta quinta-feira, 16/10, na Vila Betel, zona norte de Teófilo Otoni, fazendo incursões policiais, a fim de apurar um grave homicídio registrado no dia 04 de outubro, onde uma senhora de 49 anos de idade foi brutalmente assassinada, sendo um adolescente acusado de ter praticado o ato infracional.
A competente Dra. Márcia Turetta havia ouvido o adolescente na Especializada da Infância Juventude, e durante os trabalhos de investigação, uma equipe de policiais civis esteve na casa do adolescente a procura da arma de fogo utilizada no crime.
Os Delegados de Polícia, Dr. Jeferson Botelho e Dra. Iara de Fátima, estiveram com uma Equipe de Policiais na Vila Betel, e na casa do adolescente investigado, os policiais civis apreenderam uma bolsa contendo 23 tabletes de maconha e um cartucho calibre 38.
Na casa, os policiais encontraram outro menor de 14 anos, que também foi apreendido e autuado em flagrante por ato infracional, semelhante a conduta de tráfico ilícito de drogas, prevista no artigo 33 da Lei 11.343/06.
Os dois menores, que são irmãos foram conduzidos à presença do Ministério Público, e já por volta das 21h00min, a Justiça da Infância e Juventude determinou a internação provisória dos dois irmãos a pedido da Polícia Civil






sexta-feira, 25 de setembro de 2009


Polícia prende 13 pessoas em Teófilo Otoni por tráfico de drogas e homicídios

Do Portal Uai

A Polícia Civil e Militar prendeu 13 suspeitos de tráfico de drogas





em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, na madrugada desta quinta-feira . Foram necessários 110 policiais civis e militares para o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão.As investigações começaram em janeiro deste ano, com a apreensão de cerca de 12 mil pedras de crack, aproximadamente 800 gramas, três balanças de precisão, dois rádios transmissores, um revólver calibre 38 e grande quantidade de munições.De acordo com a Polícia Civil, o tráfico da região estava sendo comandado po Eufrásio Gomes Cardoso, que cumpre pena na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.A polícia acredita que o detento tenha envolvimento com assassinatos de concorrentes e usuários endividados com a quadrilha. O traficante será transferido para a penitenciária Francisco Sá, no Norte de Minas, onde permanecerá recolhido em regime diferenciado. 



Agentes tortura presos depois de rebelião em Minas Gerais.- ORIGINAL-





Enviado por em 29/04/2009
O Jornal da Alterosa conseguiu imagens exclusivas de dentro de uma cadeia. Elas foram gravadas por um agente penitenciário durante a rendição de presos que haviam se rebelado. As imagens fortes mostram agentes penitenciários agredindo e torturando presos em Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro.


Agentes tortura presos depois de rebelião em Minas Gerais.- ORIGINAL-

Carro parte ao meio em batida

Carro parte ao meio em batida com caminhão

Uma pessoa morreu na batida entre um caminhão e um automóvel na tarde de hoje (29) em Teófilo Otoni.
O gerente de uma loja no centro da cidade, Severino André Cardoso Costa de 44 anos morreu na hora. A violência da batida foi tamanha que o VW Golf dirigido por ele partiu ao meio. Pedaços do veículo ficaram espalhados nas proximidades do trevo de acesso ao Aeroporto de Teófilo Otoni.
Informações passadas á PRF, indicam que Severino viajava sentido a Itambacuri pela BR 116, quando teria feito ultrapassagem em local indevido e batido no caminhão. O motorista que transitava em sentido contrário, conseguiu controlar o veículo e parar 300 metros adiante do desastre. Esse foi o mais violento acidente registrado pela PRF, no perímetro urbano de Teófilo Otoni no mês.
Outro acidente....
Ontem, o ciclista Jean Gomes da Silva de 25 anos morreu atropelado por um caminhão cegonha no Km 277 da Br 116, também no perímetro urbano de Teófilo Otoni. Testemunhas contaram á PRF que a vítima caiu ao solo sendo esmagada pelo caminhão. O motorista Fabrício Dias Oliveira só tomou conhecimento do fato quando chegou ao pátio de uma concessionária, próxima ao trevo da Vila Pedrosa, zona norte da cidade.
Jean Gomes era residente no bairro São Cristóvão e foi mais uma vítima de acidente fatal no trecho urbano da BR 116 em Teófilo Otoni, considerado um dos 109 mais violentos em toda a malha de rodovias federais no país, que somam 65 mil KM.
Fonte Rádio T. Otoni

Lula regulamenta profissão de motoboy

Lula regulamenta profissão de motoboy
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (29/7), projeto de lei que regulamenta as profissões de motoboy e mototaxista no país. A informação foi confirmada pelo ministro das Cidades Márcio Fortes, que se reuniu com Lula nesta manhã.
De acordo com Fortes, o projeto aprovado no Congresso teve apenas um veto. Lula não autorizou a regulamentação da profissão de motovigia. Segundo dados da Fenamoto (Federação dos mototaxistas e motofretistas do Brasil), a nova lei vai regular a atividade de dois milhões e meio de profissionais no país.
A nova lei obriga os trabalhadores sobre duas rodas a serem mais precavidos. Será obrigatório o uso de coletes com refletores. No caso dos motoboys, será necessária a instalação de equipamentos de segurança ("mata-cachorros" e antenas corta-pipas). Eles serão fiscalizados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Caberá aos Estados e municípios autorizarem e regularem as profissões. Isso poderá ser feito a partir de órgãos, como o Detran e o Contran, ou de leis municipais e estaduais. Os municípios e Estados que permitirem o trabalho dos motociclistas terão de seguir as normas da lei nacional e poderão regular outras questões.
Entre elas, quantos turnos eles estarão autorizados a trabalhar ou se haverá um limite de registros de motoqueiros na cidade. Para evitar que cidades proíbam a atuação dos motoboys e mototaxistas, a Fenamoto tem estimulado os trabalhadores locais a pressionar os vereadores das suas cidades para a criação de leis municipais sobre a profissão.A lei modifica o Código de Transito Brasileiro de 1997. O texto original do Código não prevê nenhuma das profissões de motociclistas.
Na fila da regulamentação
Há no Congresso Nacional 240 propostas de regulamentação profissional. (Clique aqui para ler a reportagem na ConJur) Algumas chamam atenção pelo caráter inusitado, como a de Sommelier — profissional responsável pela composição da carta de vinhos dos restaurantes. A deputada Luciana Costa (PR-SP) apresentou o PL 4.787/2009 para mudar o nome da classe de empregadas domésticas para “funcionário do lar”.
Para tentar reverter essa enxurrada de projetos de lei, o deputado Fernando Coruja (PPS-SC), apresentou em 2007 o PL 2.686/07 para dificultar a insistência dos colegas deputados. “Nos projetos de regulamentação dessas atividades e profissões, em muitos casos, constam atribuições que já fazem parte de leis regulamentadoras de outras atividades”, justifica.
“Existem inúmeras profissões que, apesar de não regulamentadas, são exercidas de forma eficaz. À exceção de algumas poucas atividades, a maioria pode ser exercida livremente independentemente de qualquer regulamentação, conforme autorização expressa na Constituição Federal”, prossegue o deputado.
O projeto é, na verdade, a reedição de uma súmula criada, em 2001, pela Comissão de Trabalho da Câmara. Quatro anos depois, os deputados revogaram o verbete. Os deputados reclamavam da pressão que sofriam, uma vez que eram considerados “inimigos” de uma categoria, sempre que um PL era derrubado pela comissão. A proposta de Coruja aguarda votação há um ano na Comissão de Trabalho.
No mesmo sentido, o deputado Régis de Oliveira (PSC-SP) também é contra mais leis para as profissões. “Tenho rejeitado na Câmara todo tipo de disciplina de profissões. Outro dia foi a de manicure. Ela já realiza seu trabalho por instinto. E agora querem que ela vá fazer um curso para ter um papelzinho. Agora, quem não tiver um papel, comete um crime por exercício ilegal de profissão. Veja como estamos burocratizando tudo. É loucura”, disse o deputado

I CONSEG de Teófilo Otoni

I CONSEG de Teófilo Otoni: conheça princípios e diretrizes aprovadas.
A I Conferência Municipal de Segurança Pública de Teófilo Otoni, CONSEG teve sete princípios e vinte e uma diretrizes aprovadas.
Por não termos 200 mil eleitores, a conferência foi realizada na modalidade livre, cujo resultado foi enviado para conhecimento da coordenação da CONSEG em nível estadual e também para integrar o conteúdo do evento em nível nacional que se realiza de 27 a 30 de Agosto em Brasília.
O evento foi executado em Teófilo Otoni no dia 14 de julho passado nas dependências do SEST/SENAT, numa parceria dos órgãos de Defesa Social, administração pública e sociedade.
Para chegar ao resultado final, os sete Grupos Temáticos produziram três princípios e nove diretrizes, que foram submetidos à votação pela assembléia composta por 175 pessoas.
Ao final da votação das melhores propostas, foram tiradas as idéias para compor o relatório final da CONSEG de Teófilo Otoni.
Confira os princípios aprovados
1o.) 47 votos - Priorizar recursos e investimentos na educação, lazer e esporte. Eixo V
2o.) 38 votos – Articulação dos Conseps, institucionalmente, para capacitação permanente dos profissionais de Segurança Pública. Eixo II
3o.) 31 votos – Que sejam implantados projetos que garantam oportunidades de trabalho aqueles que um dia fizeram parte do sistema prisional. Eixo VI
4o.) 30 votos – Valorizar o profissional da Defesa Social. Eixo III
5o.) 27 votos – Revisão e atualização do Código Penal e Processual Penal. Eixo IV
6o.) 20 votos – Criação de um Programa permanente para os profissionais de Segurança Pública, referente á capacitação gerencial, de acesso irrestrito e descentralizado. Eixo II
7o.) 18 votos – O preso terá direito a amparo social, após o cumprimento da pena. Eixo VI
Conheça e avalie agora as diretrizes aprovadas:

1o.) 46 votos - Criar piso salarial nacional unificado para o agente de Defesa Social, considerando as diferentes carreiras.Eixo III
2o.) 41 votos - Expandir o Serviço de Urgência (SAMU). Eixo VII
3o.) 33 votos – Contratar, capacitar os funcionários dos sistemas prisionais, efetivos e contratados. Eixo VI
4o.) 32 votos - Estruturar carreira de Agente Penitenciário. Eixo II
5o.) 29 votos - Valorizar equiparação salarial e qualificação para todos os órgãos de Segurança Pública. Eixo I
6o.) 26 votos - Criar escola em tempo integral e com núcleo multidisciplinar (psicólogos, assistente social). Eixo V
7o.) 20 votos - Criar mais unidades do Corpo de Bombeiros. Eixo VII
8o.) 18 votos – Implantar unidades hospitalares especializadas em politraumatismo. Eixo VII
9o.) 17 votos – Restringir benefícios processuais. Eixo IV
10o.) 15 votos – Garantir assistência Jurídica e proteção de vida do Agente de Defesa Social e familiar, inclusive criando sistemas prisionais próprios para agentes e ex-agentes. Eixo III
11o.) 14 votos – incluir prevenção de acidentes na grade curricular. Eixo VII
12o.) 14 Votos - Otimizar a educação do agente de defesa social, buscando a excelência através dos Centros Regionais de Treinamento Integrado, para os diferentes agentes. Eixo III
13o.) 13 votos - Ampliar o Programa de Educação de Resistência as Drogas e a Violência -PROERD, para crianças, adolescência e pais. Eixo V
14o.) 12 votos - Investir na qualidade integral de vida do agente, incluindo, prevenção, saúde e lazer. Eixo III
15o.) 11 votos – Desenvolver programas de segurança pública para proteção integral da família. Eixo V
16o.) 11 votos – Capacitar profissionais. Eixo II
17o.) 10 votos – Destinar verba federal ao município para o uso exclusivo da Segurança Publica vinculada a uma secretaria municipal específica, tendo a contra partida do município na parcela destes gastos. Eixo I
18o.) 9 votos – Garantir o ensino permanente regular ao agente de Defesa Social, inclusive com incentivos pecuniários. Eixo III
19o.) 8 votos – Criar planos diretores para estruturar o crescimento do município e reduzir a vulnerabilidade. Eixo VII
20o.) 8 votos – Incentivar a criação de guardas municipais. Eixo V
21o.) 7 votos - Adotar como critério para cargo de chefia ao mérito, levando-se em conta a participação dos pares. Eixo III