Teófilo Otoni, a Capital das Pedras Preciosas...



Publicado em 10/09/2012 
 Reportagem sobre a 22ª Feira Internacional de Pedras Preciosas de Teófilo Otoni, realizada entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro de 2012, no Centro de Convenções EXPOMINAS IV. REDE INTERTV DOS VALES (AFILIADA DA REDE GLOBO) 



 

Maior cidade do nordeste mineiro, Teófilo Otoni é conhecida mundialmente como a “Capital das Pedras Preciosas”. Apesar de não serem extraídas gemas de seu subsolo, é pra cá que são enviadas e comercializadas todas as pedras encontradas na região. Ao longo do ano e principalmente durante a FIPP-Feira internacional de Pedras Preciosas, realizada sempre no mês de agosto, Teófilo Otoni recebe a visita de milhares de turistas que vem buscar na fonte as riquezas desta terra, que é mesmo uma preciosidade.

E se você já começou a se interessar por estas peculiaridades, então prepare-se,  a história deste lugar é um capítulo a parte. O município nasceu do sonho e da obstinação de seu fundador, o estadista Teóphilo Benedicto Ottoni, que em meados do Século XIX,  buscava um caminho para ligar Minas  Gerais ao mar da Bahia. Hoje, mais de 150 anos depois, ainda podem ser vistas na cidade a marca desta colonização heróica e progressista. A Praça Germânica, localizada bem no centro de Teófilo Otoni e com um belíssimo prédio do século passado onde hoje funciona a CEMIG, homenageia os primeiros habitantes locais que vieram da Alemanha, e trouxeram as técnicas de lapidações até hoje diferenciadas de outras regiões do Brasil. Também no centro estão outras atrações como a Igrejas Matriz; o prédio da Câmara Municipal- antigo fórum do município e a Praça Tiradentes com a sua locomotiva Poxichá, usada para puxar os vagões da extinta Ferrovia Bahia-Minas e os simpáticos bichos-preguiça, que habitam as copas das árvores e vez por outra descem para fazer a alegria dos visitantes. Mas nesta Praça cheia de vida também está o efervescente comércio informal de pedras preciosas, que reúne diariamente inúmeras pessoas interessadas em vender e comprar os minerais extraídos desta área, que é tida como a maior província gemológica do planeta.

Com tantos superlativos fica fácil entender porque Teófilo Otoni  construiu uma cultura tão fascinante. Não dá pra sair daqui sem antes provar a deliciosa carne-de-sol, que é servida na Feira Coberta do Bairro Bela Vista, e vem acompanhada de uma mandioca bem cozidinha e aquela cachaça tipicamente mineira. Outra dica imperdível são as lojas de artesanato mineral localizadas próximas a Praça Tiradentes, que também comercializam jóias e pedras preciosas. Já durante a noite não faltam opções para lazer e entretenimento de turistas e moradores. A cidade oferece uma combinação variada de bares, restaurantes, pizzarias e até mesmo um pub em estilo inglês, que abre suas portas todos os finais de semana. Gostou? Então agora é só fazer as malas e vir conferir de perto todo o brilho e os encantos  Teófilootonense. Para saber mais onde ficar e onde comer em Teófilo Otoni, bem como ver algumas imagens dos atrativos locais basta consultar ao lado “Informações Dessa Cidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário