DOIS AEROPORTOS NO CAMINHO DE AÉCIO

 

Adversários se agarram ao vício do patrimonialismo nos casos dos aeroportos para colocar uma pedra no sapato de Aécio

### Imprensa ligada ao petismo cobra agora explicações sobre o caso de Montezuma

GPS Minas/reprodução Google Maps

Aeroporto de Cláudio e a cabeceira da pista de pouso de Montezuma: proximidade com propriedades da família do candidato teria motivado escolha

O assunto da semana na sucessão presidencial é mesmo o aeroporto que o governo de Minas mandou construir na cidade de Cláudio, ao custo de quase R$ 14 milhões, para receber aviões de pequeno e médio porte. A polêmica, como se sabe, se deve ao fato de que o aeródromo fica dentro de uma fazenda de parente -- pelo lado materno -- do senador e candidato a presidente pelo PSDB, Aécio Neves. O aeródromo foi erguido ao final do seu segundo mandato como governador do Estado e já esteve na mira do Ministério Público. O assunto ganhou relevo após virar tema de reportagem do jornal ‘Folha de S.Paulo’, para surpresa de gregos e troianos. Mas Aécio pode ser instado a explicar a construção de outra pista de pouso durante sua passagem pelo governo de Minas.

O site da revista 'Carta Capital', simpática ao PT, publicou nesta sexta-feira novas denúncias sobre possível razões pessoais, e não estritamente técnicas, como têm alegado o candidato e o governo estadual, para a construção do aeródromo da pequena Montezuma, cidade de 7,9 mil habitantes, localizada no Norte de Minas, e vizinha de Espinosa, na divisa com o a Bahia. O assunto foi antecipado aquiA nova denúncia têm potencial para recrudescer a gagueira de Aécio diante de saias justas.

O que Montezuma tem que outras quase oitocentas pequenas cidades talvez nunca venham ter: a coincidência de abrigar a Perfil Agropecuária e Florestal. Segundo novas denúncias do petismo mineiro à 'Carta Capital', a propriedade pertenceu ao ex-deputado Aécio Cunha, o pai do senador Aécio Neves, que morreu em outubro de 2010. A propriedade tem 950 hectares e foi o refúgio bucólico do pai do presidenciável no final da vida. 

A 'Carta Capital' informa, sem apresentar documentos, que a obra da pista de pouso de Montezuma foi realizada pela Construtora Pavisan, da cidade de Montes Claros, ao custo para lá de camarada de R$ 268 mil. O que deve render algum barulho é o dono da Pavisan, Jamil Habib Cury, era secretário de Aécio à época da construção do aeroporto, além de ter mantido vistosa carteira de contratos com o governo mineiro na gestão do tucano.

Assim como o aeroporto de Cláudio, a pista de pouso de Montezuma faz parte do pacote de obras do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), que previa investimentos superiores a R$ 327 milhões, em 151 terminais.

Segundo o Diário Oficial de Minas Gerais, em texto de 2011, os critérios para escolha dos aeroportos aptos a receber investimentos foram os de estar em áreas de influência de algum projeto estruturador ou ter manifestação de alguma empresa por incluir a região em rota de voos regulares. O que não parece ser o caso de Montezuma.

O Proaero que previa, originalmente, investimentos em aeroportos de pequeno e médio porte em municípios de todas as regiões do Estado – inclusive em Montalvânia e São Francisco, no extremo Norte de Minas [que nunca saíram do papel], além da reforma e ampliação do Aeroporto de Januária, que deve ser inaugurada nos próximos dias.

Nesta sexta-feira, a 'Folha de S.Paulo' também voltou ao assunto ao tema das denúncias contra Aécio. Segundo o texto, a escolha da propriedade de parentes para construir o aeroporto de Cláudio no fim do seu mandato como governador não levou em conta critérios de natureza eminentemente técnica e teria sido uma fora para que seu tio-avô Múcio Tolentino pudesse resolver pendência judicial que se arrasta há mais de uma década.

Dono do terreno desapropriado para a construção do aeródromo, o fazendeiro Múcio Tolentino, 88, é réu numa ação movida pelo Ministério Público estadual para obrigá-lo a devolver aos cofres públicos o dinheiro gasto pelo Estado na construção de pista de pouso existente no local antes de o aeroporto ser feito pelo governo de Minas. A pista foi aberta dentro de terreno do então prefeito Múcio, em 1983, a pedido do ex-governador Tancredo Neves, pai de Aécio. Múncio não desapropriou a aérea e o Ministério Público cobra a devolução dos recursos públicos aplicado na pista.

Segundo a 'Folha', para garantir o ressarcimento dos cofres públicos em caso de condenação, a Justiça mandou bloquear a área em 2001, o que impede Múcio de vendê-la. Com a desapropriação do terreno, feita sete anos depois, já no governo Aécio, Múcio ganhou o direito de receber do Estado pelo menos R$ 1 milhão de indenização pela área -- uma pista de pouso existente no local antes de o aeroporto ser feito pelo governo de Minas.

Cheiro de naftalina

O que era ruim, mas perfeitamente administrável, já que o caso do aeroporto de Cláudio é defensável do ponto de vista da legalidade [já que o Estado desapropriou a área e só não sua posse por briga judicial], teve a graça de ficar pior com as explicações do governador, consideradas superficiais e na linha de que a decisão foi eminentemente técnica. O busílis e que os técnicos gastaram R$ 14 milhões na obra, que é vizinha de outro aeroporto, a 45 quilômetros, na cidade de Divinópolis. Sem falar de Pampulha e Confins, a 150 quilômetros dali. Excesso de condescendência técnica com o dinheiro da viúva, para não deixar o então mandatário sem a conveniência de uma pista de pouso ao lado da fazenda que volta e meia visita.


O fato das denúncias virem à luz antes do horário eleitoral talvez ajude Aécio, porque já terá perdido muito do seu impacto quando os políticos forem para a televisão. Mas o escândalo fez a festa dos adversários. A campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff pediu, na terça-feira (22), que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, investigue se houve cometimento de crimes por parte de candidato Aécio.

Em Minas, a bancada do PT na Assembleia Legislativa comanda movimento com o aliado PMDB para abrir uma CPI de conveniência, para garantir que o assunto não saia da pauta via aérea, par avion. Seria o caso, talvez, de se indagar porque a laboriosa oposição a Aécio comeu essa mosca e só saiu do mutismo depois que a ‘Folha’ fez a denúncia.

O caso rende a Aécio algumas lições. Uma delas, a necessidade de entrar o mais urgente possível em curso de treinamento de mídia para reaprende a conviver com o contraditório. A outra é que sempre muito temerário para um político misturar o público e o privado na sua prática administrativa. Sobretudo para quem tinha planos de se apresentar como o novo e capacitado para mudar as práticas da política nacional. Se o caso da pista de pouso de Montezuma cumprir o que promete nos bastidores, Aécio chega ao front da sucessão com certo cheiro de naftalina.

DOIS AEROPORTOS NO CAMINHO DE AÉCIO

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