A História de Pedra Azul


História



Nosso trabalho teve inicio no ano de 1999 onde o seu criador o empresário e esportista Edmundo Trevisan desenvolvia essa filosofia entre moradores da área rural de Itu, Salto e Cabreúva, formando entre os garotos e garotas das fazendas locais equipes de futebol de campo masculino e feminino. Após dois anos de formação as equipes começaram a participar de competições oficiais nas cidades próximas, com destaque para as meninas que obtiveram em 2001 duas conquistas: Uma em Itu onde conquistaram o I torneio de futebol de areia da Associação Atlética Ituana e a outra em Salto, conquistando o torneio de futsal de verão.
A partir daí o feminino deslanchou, fizemos nossa primeira parceria com o Atlético do Éden de Sorocaba comandado pelo Professor Roberto Pereira dos Santos onde iniciamos as atividades conquistando a tradicional Copa Eldorado da cidade, conquista essa que nos manteve três anos em Sorocaba, tendo como destaque o tri-campeonato do Cruzeirinho.
Em 2002 a Seme de Itu, juntamente com o Professor Carlos Alberto dos Santos conquistamos o vice- campeonato do Troféu Piratininga, única conquista do futsal Ituano feminino em todos os tempos.
Em 2003, representamos a convite da LIVOFUS a cidade de Votorantim no troféu Piratininga, conquistando a medalha de bronze.
Foi ai que formalizamos uma parceria com o Professor Marcelo Frigério da Unisant ´Anna, na qual aproveitaríamos atletas em iniciação, as levando para disputar os jogos regionais por outra cidade que não fosse à representada por ele.

Em 2003 representamos a cidade de Pereiras (vizinha a Laranjal) onde uma ex-atleta de futebol feminino Adriana Salveti comandava a secretaria de esportes. Pela primeira vez Pereiras disputava os jogos regionais em um esporte coletivo. Chegamos à semifinal, onde fomos eliminados por Jundiaí na prorrogação.

Em 2004, com o sucesso do ano anterior fomos convidados pelo secretario João Alfredo para representar a cidade de Boituva, onde conquistamos o Bronze no salão e o vice campeonato no campo, conseguindo levar quase duas mil pessoas a final feminina de jogos regionais. Com a chegada do futsal aos jogos regionais, passamos a ter pouca disponibilidade de atletas foi ai que a convite do Professor Marcelo Frigério nos unimos definitivamente a Unisant´Anna onde assumimos todas as atividades sociais e estruturais da equipe. Juntos, Uni Santana e Projeto Pedra Azul obtiveram 19 conquistas.
Em 2004, representando a cidade de Osasco conquistamos a medalha de ouro do primeiro torneio de futsal feminino dos jogos regionais de Cotia, repetindo o feito na disputa do primeiro torneio de futsal feminino dos jogos abertos de Barretos.
Em 2005, na bela Jundiaí, representando a cidade de Salto, conquistamos o Bi-campeonato dos jogos regionais de futsal feminino e a medalha de ouro no futebol de campo.
Nos abertos de Botucatu, conquistamos o Bi-campeonato de futsal feminino dos jogos abertos e a medalha de ouro no futebol de campo feminino.
Em 2006, o objetivo foi alcançado, fomos convidados pelo Secretário de Esportes Mauro Chekim, para representarmos a cidade de São Caetano do Sul, devido à bela performance nos abertos de Botucatu.
Em um ano, tivemos como principais conquistas, os Jogos Regionais de Caieiras pelo futsal, os vice-campeonatos do JABS e dos Jogos Abertos do Interior também pelo futsal e finalizamos com o terceiro lugar no campeonato Paulista.

Em 2007, continuamos na cidade de São Caetano em parceria com a Universidade Mackenzie para a disputa dos regionais e dos abertos, não obtendo conquistas.
Em 2008, o Projeto Pedra Azul em parceria com o DETUR de São Caetano, desenvolveu uma nova equipe de futsal e futebol de campo feminino. O futebol de campo conquistou a medalha de bronze nos jogos regionais de São Caetano e abertos de Piracicaba, além de ter realizado o feito de vencer a Seleção Brasileira de futebol feminina sub-20 na Granja Comary por 1 x 0. O futsal conquistou a medalha de bronze dos jogos abertos de Piracicaba.

Em 2009, o Projeto assumiu o futebol feminino da cidade de Itatiba, com o objetivo de preparar uma boa equipe para os jogos regionais de Itu 2010. Em dezembro de 2009 a equipe conquistou de forma invicta, a taça cidade de Itatiba.
Em 2010, o Projeto Pedra Azul/Itatiba, em parceria com as Periquitas do Palmeiras, consagraram-se campeões dos jogos regionais de Itu no futebol feminino, fato que marcou muito por termos sido campeões em nossa cidade sede. Apos os jogos regionais, demos seqüência ao ano, em parceria com a Sociedade Esportiva Palmeiras onde disputamos o campeonato paulista, conquistamos o vice campeonato da copa mulher e do campeonato paulista sub-17 feminino, cuja final aconteceu no estádio do Pacaembu. Encerramos o ano como campeões da copa Jaguariúna.

Em 2011, com o retorno de Artur Tacioli, acertamos a parceria com São Caetano do Sul, sendo que no primeiro trimestre, disputamos pela primeira vez a Liga Nacional de Futsal feminino em parceria com a Sabesp, conquistamos o bronze dos Jabs, Jogos Abertos Brasileiros em Poços de Caldas e nos jogos regionais de Santo Andre, levamos o bronze no futebol de campo feminino e a prata no futsal feminino 21 anos. Vamos agora em novembro para os jogos abertos do interior.
Por outro lado, o Projeto Pedra Azul participa do SITREFESP, Sindicato dos treinadores de futebol do Estado de São Paulo, dando suporte áudio visual para os dois cursos que acontecem anualmente. Em contra partida o Projeto Pedra Azul divulga o futebol feminino no Sindicato, proferindo palestras e divulgando a modalidade. Realizamos também festivais de futebol feminino, eventos representativos ao dia internacional da mulher e seletivas para captação de atletas por todo o Estado de São Paulo.

Em 2005, foi fundada a A.D. Pedra Azul, nossa entidade oficial, cuja presidência é ocupada pelo professor Carlos Alberto dos Santos, de Itu.
Passados doze anos de sua fundação, o Projeto Pedra Azul que tem como filosofia base formar vencedores através do esporte, começa a saborear o fruto de todo o investimento e de todas as parcerias que durante esse período soube administrar, visando à conquista de um espaço nobre dentro do futebol e futsal masculino e feminino.
Na realidade, não somos uma entidade de filantropia ou de fundo social, somos esportistas que acreditamos poder educar nossos atletas a se tornarem vencedores na vida, aprendendo o gosto da vitória através das conquistas esportivas.

História do Futebol

A Enciclopédia do Futebol na Internet!!!!


História do Futebol


Foto Rara, de 1947: Seleção da Cidade de Pedra Azul do Norte (MG)


FONTE: Revista Sport Ilustrado
17 de setembro de 2018 

Nenhum comentário:

Postar um comentário