DEPUTADAS E DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS DO PT DE MINAS TOMAM POSSE

 

 | Notícia | 0 comentário

 

Com 10 parlamentares, o PT de Minas forma a maior bancada da Assembleia Legislativa do Estado. O Partido continua também com a maior bancada de parlamentares na Câmara Federal, com 56 deputadas e deputados, dos quais oito de Minas Gerais.

 

Relembre a história de cada um:

 

DEPUTADAS E DEPUTADOS ESTADUAIS

 

ANDRÉ QUINTÃO

André Quintão nasceu em Belo Horizonte, tem 54 anos, é Assistente Social graduado pela PUC Minas e sociólogo pela UFMG. Sua trajetória política é marcada especialmente pela atuação na construção e na defesa de políticas públicas que garantem e ampliam direitos humanos e sociais. É analista de políticas públicas concursado, na Prefeitura de Belo Horizonte, estando licenciado do cargo. Foi também funcionário concursado da antiga MinasCaixa e Secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas (Sedese), em 2015, quando foi eleito Presidente do Fórum de Secretários de Estado da Assistência Social do País (Fonseas). Retornou à Assembleia Legislativa em maio de 2016.

 

Iniciou a militância política no Movimento Estudantil, integrando a direção do DA de Serviço Social e do DCE da PUC Minas. Filiou-se ao PT em 1985, então com 21 anos. No Governo Patrus, em Belo Horizonte, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social (1994/1996), coordenando a implantação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) na Capital. Vereador por dois mandatos, eleito em 1996 e em 2000, foi Líder do PT e do então Prefeito Célio de Castro.

 

Eleito Deputado Estadual, criou a Comissão de Participação Popular (CPP), que presidiu e abriu à sociedade a discussão e apresentação de emendas às leis orçamentárias, ampliando os recursos destinados às políticas públicas sociais. Foi um dos idealizadores do Projeto Parlamento Jovem, de formação política de estudantes, em parceria com a PUC Minas. É autor de leis como a que instituiu a Política Estadual da Juventude (18.136/2009), as que regulamentam o Sistema Único de Assistência Social (SUAS – 19.444 e 19.578/2011), a que criou o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM) e a que regulamenta a Educação Indígena (22.445/2016), entre muitas outras.

 

Tem atuação em municípios de todas as regiões do Estado, com destaque para Belo Horizonte e Região Central, Norte e Vales dos Rios Doce, Jequitinhonha e Mucuri, Zona da Mata e Sudoeste de Minas

 

BEATRIZ CERQUEIRA

Beatriz Cerqueira, a primeira mulher a presidir a CUT-MG, foi eleita em 2018 para seu primeiro mandato de Deputada Estadual. Nascida em 3 de março de 1978, em Belo Horizonte, é Professora formada no Instituto de Educação de Minas Gerais e atua na Rede Municipal de Betim desde 1996. Antes, trabalhou nas redes municipais de Contagem e Belo Horizonte, tem larga experiência com alunos de 1ª à 4ª séries e também com jovens e adultos em programas de alfabetização.

É formada em Direito e sua militância política começou em grupos de jovens, dentre eles, a Pastoral da Juventude. Depois teve experiência no movimento estudantil e, em seguida, enveredou-se no movimento sindical.

Ao formar em Magistério, se filiou ao Sind-UTE/MG: ou seja, o tempo que tem de filiação é o mesmo de formada e de militância. A militância de base começou em Betim, onde existe uma estruturada organização do Sind-UTE/MG, com atuação firme e constante nas redes estadual e municipal.

 

BETÃO

Vereador em seu terceiro mandato em Juiz de Fora, Betão é Professor licenciado das redes municipal, estadual e particular. Começou sua militância no Movimento Estudantil, há mais de 30 anos. Eleito Deputado Estadual em outubro, Betão fará de seu mandato ponto de apoio para a luta pelos direitos da classe da trabalhadora, da juventude e dos movimentos sociais.

 

Betão começou sua militância no Movimento Estudantil, há mais de 30 anos. Sua trajetória política se deu, em grande parte no Movimento Sindical, mais especificamente no Sindicato dos Professores de Juiz de Fora.

 

Atualmente, ele participa do grupo Diálogo e Ação Petista (DAP), que busca agir como o PT agia quando foi fundado na década de 80, atuando junto às bases do Partido, em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

 

Betão também cumpriu dois mandatos na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), entidade que reúne professores e auxiliares de administração de escolas privadas. Dirigiu ainda a Central Única dos Trabalhadores na Zona da Mata e em Minas Gerais. Desde 1986, é filiado ao Partido dos Trabalhadores.

 

Está licenciado, sem remuneração para exercer plenamente a função de Vereador. Foi eleito para o primeiro mandato em 2008 com 2.556 votos; o segundo, em 2012, com 3.905 votos e cumpre o terceiro, de 2017 a 2020, legitimado por 6003 votos.

 

CRISTIANO SILVEIRA

Cristiano Silveira tem 40 anos, é graduado em Filosofia e pós-graduado em Planejamento e Gestão Estratégica. Em 2015, assumiu seu primeiro mandato como Deputado Estadual, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Foi eleito com um total de 46.730 votos. Nas eleições de 2018, foi reeleito com quase 80 mil votos.

 

Com mais de 20 anos de militância política, Cristiano Silveira nasceu em São João Del-Rei, onde iniciou sua carreira como líder estudantil da União Municipal dos Estudantes (Umes), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da União Estadual dos estudantes (UEE).

 

Em 2000, aos 22 anos, foi eleito Vereador de São João Del-Rei, sendo o mais jovem político eleito na história da cidade. Em 2004, ocupou o cargo de Vice-Prefeito do município. Atuou como Coordenador da Comissão Regional de Segurança Alimentar do Campo das Vertentes durante dois mandatos.

 

Entre 2009 e 2011, foi Consultor da Unesco no monitoramento das ações de prevenção e enfrentamento à criminalidade em Minas Gerais, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça.

 

Cristiano também atuou como assessor do então Deputado Federal Reginaldo Lopes, viabilizando a realização de vários projetos para vários municípios.

 

Vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Deputado é o atual Presidente da Comissão de Direitos Humanos e também é membro efetivo da Comissão de Administração Pública. É ainda suplente das comissões: de Redação; Ética e Decoro; Educação, Ciência e Tecnologia; e de Defesa dos Direitos da Mulher. Ao longo da legislatura, Cristiano foi membro efetivo das comissões de Constituição e Justiça e Extraordinária do Idoso.

 

  1. JEAN FREIRE

Nascido em Pavão, Vale do Mucuri, e criado em Itaobim, Vale do Jequitinhonha, Dr. Jean Freire é o penúltimo de nove filhos dos trabalhadores rurais “Dona dos Anjos” e “Seu Gino”. Aos 47 anos, é casado com Alexandra Brasil Costa Freire e é pai de Beatriz e Pedro.

Aos 14 anos, foi porteiro do Hospital Vale do Jequitinhonha, em Itaobim, função que também exerceu no Hospital Santa Rosália, em Teófilo Otoni. Em 1998, formou-se em Medicina pela Faculdade Souza Marques, do Rio de Janeiro. Já médico, voltou para Itaobim em 2002, e destacou-se por ser um profissional dedicado e humano.

Em 2004, foi eleito Vereador por Itaobim, sendo o mais votado na história da cidade. Nesta época, criou o Projeto Casa do Estudante Universitário, em Teófilo Otoni, que auxilia jovens carentes da região a se manterem no município, custeando os gastos com moradia. Em 2008 e 2012, teve seu trabalho devidamente reconhecido e foi reeleito Vereador pelo município. Com 52.315 votos, elegeu-se Deputado Estadual pelo PT de Minas em 2014, após percorrer mais de 300 mil quilômetros em terras mineiras com a “Caravana Pé na Estrada”.

Na Assembleia Legislativa, Dr. Jean assumiu a vice-liderança do Bloco Minas Melhor, composto pelos partidos da base do Governo Estadual e a relatoria da Comissão Extraordinária das Águas, além de presidir a Comissão de Participação Popular, uma das mais importantes da ALMG.

Em 2018, Dr. Jean foi reeleito Deputado Estadual com 83.024 votos, tendo sido votado em quase 500 municípios de Minas Gerais.

 

LENINHA

Marilene Alves de Souza nasceu em Montes Claros, Norte de Minas Gerais. É bióloga e Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Foi professora das redes estadual e municipal e diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais e da Central Única dos Trabalhadores – CUT, além de Diretora da Cáritas Brasileira e da Articulação Semiárido Brasileiro e Mineiro.

Sua trajetória política tem origem no movimento estudantil e, com a maturidade, nos movimentos sociais, em especial as pastorais da Igreja Católica, movimento sindical e organizações e articulações voltadas para a promoção do acesso à água, à dignidade humana e alimento.

Em 2016, Leninha, como é conhecida, foi candidata à Prefeitura de Montes Claros, quando alcançou uma expressiva votação. Em 2018, foi eleita Deputada Estadual na Assembleia Legislativa de Minas, sendo a majoritária na cidade de Montes Claros e com votação em outros 566 municípios mineiros.

Leninha terá sua atuação pautada na defesa dos povos e comunidades tradicionais, da agroecologia e do acesso à água, das mulheres e jovens, das cidades e na convivência com o semiárido mineiro.

 

MARÍLIA CAMPOS

Na eleição de 2018, Marília Campos foi reeleita Deputada Estadual com 71.329 votos – a segunda mais votada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, é uma das parlamentares mais respeitadas e atuantes, com uma plataforma política centrada na defesa da melhoria e humanização da vida nas cidades; no combate aos privilégios dos deputados; na defesa dos direitos do povo, especialmente saúde, educação, previdência e direitos trabalhistas; na defesa dos direitos das mulheres e contra toda forma de discriminação.

 

No exercício de seu mandato, Marília foi presidente da Comissão de Participação Popular, é integrante efetiva da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; ocupa a Vice-Presidência da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras; e é presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

 

Na última legislatura, Marília Campos apresentou 31 projetos de lei, alguns já aprovados e sancionados, sobre variadas questões do interesse da população. São projetos que acabam com privilégios dos deputados estaduais; voltados para a defesa dos direitos das mulheres; pela adoção de políticas de igualdade para negros e negras; para a promoção dos direitos da população LGBT; para a garantia dos direitos dos servidores públicos; projetos em defesa do meio ambiente e da participação popular. Entre eles, o mais importante é o que extinguiu a aposentadoria especial dos deputados e deputadas estaduais mineiros, sancionado na forma da Lei Complementar 140/2016.

 

A Deputada confere particular importância em sua agenda à defesa da transparência e moralidade da política e ao combate a privilégios. Marília Campos jamais empregou parentes nos cargos para os quais foi eleita. A deputada presta, mensalmente, contas das verbas que recebe e divulga de seu contracheque. Ela jamais utilizou auxílio-moradia, de R$ 4.377,73 mensal, pois mora em casa própria em Contagem. “E mesmo que não tivesse, não teria sentido recebê-lo devido à remuneração que já recebemos”, afirma a deputada. Quanto às diárias de viagem, a que todos os deputados têm direito, de R$ 6.752,60 por mês, a deputada só as requisita quando pernoita na cidade visitada. No Mandato atual, de fevereiro/2015 a outubro/2018 (46 meses), Marília deixou de receber o total de R$ 481.085,25 (foram R$ 192.677,12 de auxílio-moradia e R$ 288.408,13 de diárias de viagem).

 

Marília Campos nasceu em Ouro Branco (MG) no dia 14 de setembro de 1961. Psicóloga, casada, iniciou a militância social ainda no movimento estudantil. Foi uma das fundadoras do PT e da CUT na região de Uberlândia, cidade para onde se mudou na década de 1980. Em 1983, mudou-se para Belo Horizonte, onde passou a participar do movimento sindical da capital mineira chegando à presidência do Sindicato dos Bancários, cargo que exerceu por dois mandatos.

 

Conquistou seu primeiro mandato parlamentar em 2000, ao ser eleita a Vereadora mais votada do PT em Contagem com 3.463 votos. Em 2002, elegeu-se Deputada Estadual com mais de 45,6 mil votos, 28 mil deles recebidos em Contagem. Em 2005, Marília renunciou na Assembleia para tomar posse no cargo de Prefeita. Ela obteve 120,6 mil votos válidos no primeiro turno e 183,5 mil votos válidos no segundo, tornando-se a primeira mulher a governar Contagem. Em 2008, foi reconduzida para um segundo mandato, com 43,87% dos votos válidos (132,1 mil) no primeiro turno e 56,88% (174 mil) no segundo, voltando a fazer história como a primeira ocupante do Palácio do Registro a conseguir a reeleição.

 

Em 2014, voltou a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa e foi eleita Deputada Estadual com 78,9 mil votos. Mais de 61 mil são oriundos da cidade que administrou. Marília tornou-se a Deputada Estadual mais votada da história da cidade.

 

MARQUINHO LEMOS

Marquinho Lemos foi eleito Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores para sua primeira Legislatura. É natural do município de Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, cidade em que foi Prefeito por três vezes. O bom trabalho desenvolvido durante suas administrações foi reconhecido por diversas instituições estaduais e federais.

Marquinho também presidiu a Associação Mineira dos Municípios do Alto Jequitinhonha (Amaje) e o Consórcio de Saúde (CISAJE); integrou os Comitês de Bacias Hidrográficas e coordenou o Programa Luz para Todos.

Seu mandato como Deputado Estadual terá como prioridades o fortalecimento dos pequenos municípios, a presença nas cidades, o trabalho de base, a luta pelas causas sociais, isso tudo aliado à participação popular, dando voz e vez ao povo.

 

ULYSSES GOMES

Ulysses Gomes tem 41 anos e iniciou sua trajetória política como Vereador de Itajubá, onde nasceu. Acaba de ser eleito para o seu terceiro mandato como Deputado Estadual. Ulysses tem seu trabalho voltado para as demandas da população de mais de 130 cidades do Sul, Sudoeste e Centro-Oeste de Minas.

 

Casado com Angélica, pai de dois filhos, João e Mariana, Ulysses é graduado em Gestão e Administração Pública. Foi Vereador em Itajubá de 2002 a 2004 e Chefe do Gabinete do Deputado Federal Odair Cunha, em Brasília, a partir de 2005. Em 2010 foi eleito Deputado Estadual, reeleito em 2014 e novamente em 2018.

 

VIRGÍLIO GUIMARÃES

Parlamentar experiente, Ex-Vereador de Belo Horizonte e Ex-Deputado Federal por Minas Gerais por quatro mandatos, o economista Virgílio Guimarães foi eleito Deputado Estadual em outubro passado. Na capital, sua bandeira é a mobilidade urbana e o direito à cidade.

Nascido em Belo Horizonte, Virgílio é Economista, foi Membro da Comissão Executiva Nacional do PT; do Diretório Nacional do PT; Primeiro-Vice-Líder do PT; Presidente do Diretório Municipal do PT de Belo Horizonte; Líder do Governo entre 1993 e 1994; Líder do PT em 1995; Vice-Líder do PT e Vice-Líder do Governo no Congresso, em 2004.

 

 DEPUTADA E DEPUTADOS FEDERAIS

 

LEONARDO MONTEIRO

Leonardo Monteiro é formado em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale), de Governador Valadares. É também técnico em Química, com Especialização em Meio Ambiente. Sua origem política é no movimento sindical, tendo sido eleito em 1982 Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Papel e Celulose (Sinticel).

 

Em 1992, Leonardo foi eleito Vereador em Governador Valadares. Foi reeleito por duas vezes, em 1996 e 2000. Em 2003, assumiu seu primeiro mandato de Deputado Federal, e passou a representar o povo mineiro em Brasília. Foi reeleito em 2006, 2010, 2014 e 2018.

 

Tem pautado sua atuação na geração de trabalho e renda, no fortalecimento da agricultura familiar e camponesa e na preservação do Meio Ambiente. Votou contra a Reforma Trabalhista, a Terceirização, a PEC do Teto dos Gastos, o uso dos Agrotóxicos, a tentativa de aprovação da Reforma da Previdência, da privatização da Petrobras e Eletrobrás e a entrega do pré-sal para empresas estrangeiras.

 

MARGARIDA SALOMÃO

A Deputada Federal Margarida Salomão é Pesquisadora e Professora universitária. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Linguística pela Universidade de Berkeley (EUA). Foi Reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por dois mandatos consecutivos, entre 1998 e 2006. Eleita Deputada Federal em 2014, foi reeleita em 2018, com 89.378 votos. Luta pelo desenvolvimento econômico de Minas Gerais, em especial da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.

 

É Presidenta da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais e da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Foi autora da Emenda Constitucional da Inovação, que assegura a pesquisa e a inovação tecnológicas como assuntos prioritários de Estado. A Deputada luta para reverter a política de cortes nos orçamentos das Universidades, Institutos Federais de Ensino e pela implementação do Plano Nacional de Educação.

 

Margarida votou contra o impeachment da Presidenta Dilma, pela abertura das investigações contra Michel Temer, contra a terceirização irrestrita e a Reforma Trabalhista, e reafirma seu compromisso de votar contra a Reforma da Previdência, que tem grande impacto nos pequenos municípios. Atua contra as privatizações da Eletrobrás, dos Correios, da Caixa Econômica e de todo o patrimônio brasileiro. Votou contra a privatização da Petrobras e a entrega do pré-sal às empresas estrangeiras.

 

Defende um plebiscito revogatório para anular a Reforma Trabalhista e a Lei da Terceirização e a Emenda Constitucional da morte (a do Teto dos Gastos) e a anulação da entrega da Petrobras e de todo o patrimônio brasileiro às potências estrangeiras. Ela também defende a liberdade de Lula.

 

ODAIR CUNHA

Odair Cunha tem 42 anos, é formado em Direito e iniciou sua militância política em 1999. Foi eleito Deputado Federal pelo PT de Minas pela primeira vez em 2002 e, desde então, dedica-se a trabalhar pelo desenvolvimento dos municípios mineiros, assim como por mais inclusão social e oportunidade para todos. Nas últimas eleições, foi reeleito para o seu quinto mandato de na Câmara Federal.

 

Sua trajetória política é marcada por uma expressiva ascensão, fruto do reconhecimento pelo trabalho por Minas Gerais no Parlamento, período em que ocupou importantes funções. Atuou como Terceiro-Secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados; foi Vice-Líder do Governo na Câmara e no Congresso Nacional e relator da Medida Provisória que criou o Programa Bolsa Família, entre outras atribuições.

 

Em 2013, Odair Cunha foi eleito Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores. No ano seguinte, teve a importante missão de ser um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Fernando Pimentel ao Governo de Minas Gerais.

 

Em 2015, a convite do Governador, Odair licenciou-se da Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria de Estado de Governo (Segov), uma das mais importantes secretarias da administração estadual. Foi titular da pasta até o início de abril de 2018, e reassumiu o cargo em novembro passado.

 

Como Secretário, Odair Cunha foi responsável por articular e coordenar a ação política do Governo com prefeitos, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional, além de participar efetivamente, junto ao Governador, da tomada de importantes decisões que envolvem o funcionalismo público e órgãos do Estado.

 

Ao lado de Pimentel, atuou em diversas conquistas e avanços para o Estado, como a criação dos Fóruns Regionais de Governo; a criação do SAMU Macro Sul; a implantação do primeiro curso de Medicina da UEMG; aumento do efetivo das polícias civil e militar; entre outras.

 

PADRE JOÃO

Padre João exerceu dois mandatos como Deputado Estadual e foi reeleito para o terceiro mandato na Câmara Federal. Atualmente, preside a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional e a Frente Parlamentar Mista pela Educação do Campo. É membro titular da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Seguridade Social e Família.

Sempre atuou em defesa da agricultura familiar, da segurança alimentar e da produção orgânica e agroecológica. Foi propositor e relator da Subcomissão sobre o Uso dos Agrotóxicos e suas Consequências à Saúde.

É autor de vários projetos de Lei sobre políticas de agricultura urbana, banco de sementes crioulas, micro destilaria de álcool, de controle sobre o uso dos agrotóxicos. O Projeto de Lei 1068/2015 foi sancionado, Lei Federal 13730/2018, que configura infração sanitária a não notificação pelos agentes de saúde dos casos relacionados aos agrotóxicos.

Enquanto Deputado Estadual, Padre João apresentou dezenas de projetos e muitos se tornaram Leis, como a Lei 19.485/2011 que institui a política de apoio ao cultivo e extração de macaúba, Lei 15.973/2006 que institui a política de agricultura urbana, entre outras.

Padre João vai continuar a luta na defesa da agricultura familiar, da segurança alimentar e nutricional, pela produção agroecológica e orgânica, contra o uso dos agrotóxicos, em defesa dos direitos humanos, das minorias, dos índios, negros, quilombolas, povos tradicionais, pela educação do campo, pelo direito à moradia, à água e à terra. Com os mesmos princípios, em sintonia com os movimentos sociais e populares e em defesa da democracia. Sempre.

 

PATRUS ANANIAS

Patrus foi reeleito Deputado Federal para a próxima Legislatura (2019-2022), quando exercerá seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, na luta pela justiça social, pela democracia e pela soberania do país.

Advogado trabalhista, Ex-Professor nas faculdades de Direito e Serviço Social da PUC-MG, Ex-Prefeito de Belo Horizonte, Ex-Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Governo Lula, e do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Governo de Dilma Rousseff, Patrus Ananias nasceu em Bocaiúva.

No MDS, Patrus foi responsável por um dos principais programas do primeiro mandato do ex-presidente Lula: o Fome Zero. O programa inaugurou uma série de políticas sociais dos governos petistas, que possibilitaram a retirada do Brasil do Mapa da Fome, em 2014. No MDA, Patrus priorizou o desenvolvimento da agricultura familiar, estimulando o cooperativismo e a produção de alimentos saudáveis.

Depois do golpe de 2016 contra a Presidenta Dilma, Patrus reassumiu sua cadeira na Câmara dos Deputados, onde continuou defendendo as políticas sociais, os direitos dos pobres e os interesses do povo brasileiro.

 

Prefeito de Belo Horizonte

Eleito Prefeito de Belo Horizonte em 1992, Patrus revolucionou a administração pública, quando implantou o orçamento participativo e os programas voltados para o combate à fome e a desnutrição, como os restaurantes populares. Ampliou os espaços públicos, as áreas ambientais de lazer e convivência. Desenvolveu vigorosas ações em defesa das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Antes de ser prefeito, Patrus foi eleito vereador em Belo Horizonte, em 1988, e foi relator da Lei Orgânica do Município.

 

PAULO GUEDES

Eleito Deputado Federal em 2018, com 176.841 votos, Paulo Guedes já tem uma longa trajetória política em defesa, principalmente, do Norte e do Nordeste de Minas Gerais.

Natural do município de São João das Missões, foi eleito Vereador, aos 19 anos de idade, na cidade vizinha, Manga, onde cumpriu três mandatos seguidos.

E foi como Presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams) que o trabalho de Paulo Guedes ganhou destaque regional.

De 2003 a 2006: Coordenador Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-MG), realizou ações importantes de convivência com seca, levando abastecimento de água para cerca de 35 mil famílias na região.

2006: eleito para o primeiro mandato como Deputado Estadual.

2010: reeleito com o dobro de votos (92.710).

2014: reeleito para o terceiro mandato como o Deputado mais votado da história do Legislativo Mineiro (164.831 votos).

2015: Foi Secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor.

A partir de 2016: Presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização e membro efetivo da Comissão de Segurança Pública. Entre os projetos de lei de sua autoria estão o ICMS para Todos, que propõe a redistribuição justa dos recursos do ICMS dos municípios; a regulamentação do transporte intermunicipal de passageiros; e a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 52, que garante o piso salarial profissional aos professores da UEMG e da UNIMONTES.

 

REGINALDO LOPES

Reeleito em 2018 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados, o Deputado Federal Reginaldo Lopes nasceu na cidade mineira de Bom Sucesso, o quarto filho de uma família de produtores rurais.

 

Economista, pós-graduado em Gestão de Pequenas Empresas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), iniciou sua carreira política no movimento estudantil.

 

Considerado um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional, foi idealizador e Presidente da primeira Comissão de Políticas Públicas de Juventude, que resultou na criação do Estatuto, do Plano Nacional e da PEC, que incluiu o jovem como sujeito de direitos na Constituição. Foi também relator do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, do Pro-Jovem e do Fies sem Fiador. Por sua atuação em defesa da Juventude Brasileira, foi reconhecido pela ONU como “Deputado Amigo da UNESCO”.

 

Tornou-se referência na área de Educação, articulando a instalação de creches, Universidades e Institutos Federais, e atuando na liberação de ônibus escolares para centenas de municípios mineiros.

 

Reginaldo Lopes é autor da Lei da Transparência, que regulamenta o acesso às informações públicas, um dos mais importantes projetos aprovados pelo Congresso Nacional.

 

Atualmente, defende um novo pacto federativo, mais justo para a maioria da população; a taxação de grandes fortunas e um novo modelo tributário: direto e progressivo. Apresentou legislação para extinguir o congelamento dos investimentos públicos (PEC 370/2017) e a Lei Kandir (PEC 361/2017), que busca a compensação de recursos da União com os estados e municípios, reforçando a luta de sempre pelo desenvolvimento regional.

 

ROGÉRIO CORREIA

Eleito Deputado Federal por Minas Gerais em outubro, Rogério Correia é mineiro de Belo Horizonte e filho de Marília da Glória Correia Baptista, Professora Primária e do Ensino Médio na Rede Estadual, e de Geraldo de Moura Baptista, Comerciário e líder sindical.

 

Seus pais o influenciaram a lutar pelos direitos dos trabalhadores e o ajudaram a traçar seus caminhos políticos, ao lado dos movimentos populares.

 

Teve uma infância tranquila no município de São João do Manhuaçu, na Zona da Mata, terra natal de sua mãe e que serviu de referência, mais tarde, para sua atuação junto às comunidades rurais. Aos 19 anos, começou a militar nos movimentos populares e sindicais contra as injustiças sociais.

 

Professor de Matemática e Física, lecionou na Rede Estadual de Ensino por 10 anos e vivenciou os conflitos enfrentados na área da Educação e os desafios submetidos aos professores.

 

É casado com Carla Prates, uma mulher de luta e que o acompanha em sua jornada, assim como seus filhos, Júlia, Vitor e Tiago e também seus irmãos Marcelo, Geraldo e Mônica, que estão sempre unidos e engajados em causas populares, por meio do Partido dos Trabalhadores.

 

Está no quarto mandato como Deputado Estadual pelo PT em Minas Gerais, atuante pela Educação, pela Agricultura Familiar e pelos Movimentos Sociais.

 

Resumo das principais datas:

 

2018 – Eleito Deputado Federal por Minas Gerais;

2015 – Reeleito para o 4º mandato como Deputado Estadual e 1º

Secretário da 1º Secretaria da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG);

2011-2015 – Deputado estadual e Líder do Bloco Minas Sem Censura;

1999-2007 – Deputado Estadual, Vice-líder do Governador e Líder da

Bancada do PT;

1988-1990 – Vereador em Belo Horizonte/MG;

1984 – Diretor executivo e um dos fundadores da CUT-MG, Fundador da

UTE (atual Sind-UTE/MG) e Figurou como um dos fundadores do PT/MG.

DEPUTADAS E DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS DO PT DE MINAS TOMAM POSSE | PT Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário