Postado em 17 de fevereiro de 202
A obra de recuperação da BR 163, Cuiabá-Santarém, que o presidente Jair Bolsonaro inaugurou na sexta-feira (14) foi apenas de um trecho de 7% da rodovia. Os governos Lula e Dilma executaram a maior parte dos serviços de recuperação da BR 163.
“O governo Bolsonaro apenas completou os 51 quilômetros, faz um barulho e divulga fake news. Precisamos do governo, todos os produtores de Mato Grosso precisam do governo, mas precisam de ações novas e não de fazer barulho com projetos já realizados, projetos já concluídos, projeto que começou, se intensificou e foi praticamente concluído nos governos de Lula e Dilma”, esclareceu a deputada professora Rosa Neide (PT-MT).
Para a deputada, a BR 163 – que se inicia no Rio Grande do Sul e se estende até o Pará -, foi um grande pulmão para avançar no escoamento de produção do estado do Mato Grosso e todo o País. Mas o Mato Grosso como o maior produtor de grãos e maior exportador do País, tem grandes benefícios com a BR 163. Rosa Neide ressalta as adversidades que os governos petistas enfrentaram para a recuperação da BR.
“O governo Lula com todo o esforço, superando toda adversidade das áreas indígenas, da questão do nosso território, tanto do Pará como de Mato Grosso, fez com que os projetos fossem aprovados e os avanços construídos. Os dois governos, Lula e Dilma, fizeram mais de 1.500 km da BR 163. E hoje a gente tem um escoamento da produção com garantia, com qualidade, com os produtores chegando aos portos”, lembrou a deputada.
PAC em 2007
Em 2007, a recuperação e pavimentação do trecho Cuiabá-Santarém da BR-163 e a duplicação da BR-163-364/MT Rondonópolis – Cuiabá – Posto Gil foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
A restauração, adequação e pavimentação do trecho entre Guarantã do Norte (MT), próximo à divisa entre Mato Grosso e Pará, e Santarém (PA), incluindo o acesso a Miritituba (BR-230/PA), com 1.024 km de extensão e investimento previsto de R$ 1,25 bilhão, inicial. Entre 2007 e 2014 foram investidos R$ 1,5 bilhões, e concluído 75% das obras. Em 2018, restavam 51 km a serem concluídos.
Governo Bolsonaro
Para a deputada Rosa Neide esse é o momento do governo de Bolsonaro dizer para o que veio e cobra mais atenção ao Mato Grosso. “É o momento de o governo Bolsonaro dizer para que veio, dizer quais são os projetos. Esse governo precisa contribuir muito com o estado do Mato Grosso que é o estado que mais exporta, que equilibra a balança comercial e que, infelizmente, não tem a atenção do governo”.
Rosa Neide também cobrou o pagamento do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX). “O governo deu a palavra que pagaria o FEX, o governo Lula e Dilma pagaram integralmente, e agora não temos o FEX. É isso que queremos ouvir do governo Bolsonaro, não fake news a respeito da BR 163”.
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Foto – DNIT
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