24 setembro 2014
Atualizado 25 setembro 2014
Projeto de Seph Lawless explora antigos centros comerciais pulsantes fadados à 'decadência irreversível'.
Legenda da foto, O fotógrafo Seph Lawless viajou pelos Estados Unidos clicando shoppings abandonados. Ele reuniu as fotos no livro "Black Friday", publicado no início do ano. (Todas as imagens são cortesia de Seph Lawless: www.sephlawless.com, instagram.com/sephlawless)
Legenda da foto, Lawless se dedica a fotografar edifícios abandonados há anos e compartilha seu trabalho pelas redes sociais.
Legenda da foto, A ideia do projeto surgiu depois de Lawless visitou dois shoppings em Ohio que costumava frequentar quando criança. Chegando lá, encontrou os edifícios em ruínas.
Legenda da foto, Quando Lawless entrou com sua câmera no Rolling Acres Mall, localizado em Akron, e no Randall Park Mall, situado em North Randall, ambos estavam prestes a serem demolidos.
Legenda da foto, Para o fotógrafo, esses dois centros comerciais são um exemplo das consequências da recente crise econômica nos Estados Unidos e de como a popularidade das compras pela internet abalou os negócios das lojas físicas.
Legenda da foto, Lawless entrou nesses shoppings sem permissão dos proprietários e se escondendo dos seguranças. Ele conta que ficou horas perambulando pelos edifícios vazios para conseguir captar o processo de decadência irreversível a que eles estavam fadados.
Legenda da foto, Lawless faz parte de um grupo crescente de fotógrafos que se dedicam a captar imagens de lugares abandonados - os chamados "exploradores urbanos".
Legenda da foto, "As pessoas ficavam impressionadas quando viam essas fotos. Pensavam que estavam vendo fotos de lugares abandonados na Guerra Fria na Europa ou algo assim, e não de lugares que existem atualmente", explicou o fotógrafo à BBC.
Legenda da foto, "Muitos shoppings nos Estados Unidos foram construídos nos anos 70 e naquela época eram espaços comunitários onde os vizinhos se encontravam. Não eram apenas lugares onde as pessoas iam fazer compras", afirma.
Legenda da foto, Lawless acredita que os shoppings têm um valor sentimental para muita gente nos Estados Unidos, porque são locais onde elas passaram grande parte de sua infância. Para elas, ver os prédios nesse estado é algo "muito triste", diz Lawless.
Legenda da foto, As fotos do livro "Black Friday" de Seph Lawless tiveram uma grande repercussão nas redes sociais. O fotógrafo acredita que isso aconteceu porque "as pessoas são fascinadas por lugares abandonados porque eles são misteriosos".
Legenda da foto, "As pessoas acham bonitas essas fotos de ruínas. Há algo muito bonito nas ruínas, sejam elas de um shopping ou de uma cidade romana", pontua Lawless. Com seu trabalho, ele tem a intenção de aumentar o ativismo social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário