BCAA injetável: faz sentido?

 

Tratamento parenteral consiste, tipicamente, na administração de nutrientes no corpo através de outras vias que não seja a intestinal, comumente pela via intravenosa, ou seja, a partir de injeções (um exemplo clássico são os soros fisiológicos pendurados em bolsas ao lado da cama do paciente). Isso é feito em certas situações médicas de emergência, como, por exemplo, no caso de impossibilidade de ingestão nutricional pelo trato intestinal. O procedimento, claro, deve ser feito sob avaliação e supervisão médica. O problema é que essa estratégia nutricional está sendo usada de forma trivial, com objetivos exclusivamente estético na musculação, através da injeção intramuscular de BCAAs.


Típico uso terapêutico da nutrição parenteral
           Não sei de onde surgiu essa ideia de se injetar aminoácidos de cadeia ramificada de forma direta no corpo entre os praticantes de musculação, mas não existem estudos científicos que suportam isso. Na verdade, isso é tão inexplicável que, simplesmente, não existe trabalho algum suportando ou criticando. Por que você vai injetar BCAA direto na corrente sanguínea se eles são absorvidos com extrema eficiência e rapidez pelo seu sistema digestivo? Isso deve ser por causa daquelas crenças fanáticas de academia que defendem que quanto mais rápido o acúmulo de aminoácidos antes e após o treino, melhor a recuperação muscular. Além dessas janelas específicas de ingestão proteica possuírem uma base científica questionável (1), não seria mais fácil ingerir o bendito do BCAA bem antes do treino e durante o mesmo? Seu sangue ficaria com elevado número de aminoácidos de cadeia ramificada nos momentos almejados sem precisar da injeção. E olha que eu estou levando em conta que esse seria o motivo das injeções. Fiz uma busca na internet mas só consigo achar fóruns e sites falando desse procedimento sem ninguém explicar o porquê disso ou referenciar com evidências científicas.


           Os BCAAs, entre outros nutrientes, são encontrados em soluções injetáveis nos centros de venda de produtos hospitalares. E não é preciso dizer que apenas profissionais da saúde devem recomendar e administrar tais injeções, em casos de real necessidade médica. Reações adversas, especialmente através de dosagens desreguladas, podem ser muito perigosas. Além disso, medidas cuidadosas de esterilização devem ser adotadas, já que se trata de injeções de soluções nutritivas, as quais tendem a ser alvo fácil de microrganismos diversos. Provavelmente alguém está lucrando injetando esses aminoácidos no pessoal sob uma falsa promessa de melhores ganhos musculares.

NOTA: Se você digitar no Google 'Injectable BCAA' ou 'BCAA Injetável', achará vários fóruns de discussão sobre o assunto, além de sites irresponsáveis indicando o produto que nem licenciado é como suplemento alimentar.

*Caso alguém saiba de mais fontes divulgando esse procedimento, dê um toque nos comentários, por gentileza...

Artigo ComplementarQual é o real poder do BCAA?

Artigo Relacionado: É preciso alongar antes dos treinos de musculação?

(1) Artigo Recomendado: Existe uma Janela Anabólica em torno dos treinos? 


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS (Sobre os tratamentos parenterais)
  1. https://dailymed.nlm.nih.gov/dailymed/archives/fdaDrugInfo.cfm?archiveid=9434
  2. http://www.hgv.pi.gov.br/download/201204/HGV25_acf79f701f.pdf
  3. https://www.guideline.gov/browse/by-organization.aspx?orgid=100
  4. http://defymedical.com/services/12-services/21-nutrients-and-nutritional-supplements

Nenhum comentário:

Postar um comentário