O documentário conta a história de resiliência e determinação do povo indígena
O povo Krenak ganhou visibilidade nacional após a tragédia de Mariana (MG), ocorrida em novembro de 2015. Uma barragem da Mineradora Samarco se rompeu trazendo uma enxurrada de lama que percorreu mais de 200 km de distância. Toda vegetação e fauna do Rio Doce foram devastadas. O rio era a principal fonte de subsistência do Krenak.
Mas a luta pela sobrevivência desse povo vem de muitos anos antes. Quando os portugueses chegaram no território que hoje corresponde a cidade de Resplendor (MG), travaram diversas disputas com os Krenak pela ocupação da área para extração de minérios e recursos naturais. Foi nesta época, há mais ou menos 2 séculos, que se deu o início do processo de extermínio dos índios Krenak.
Não existem dados oficiais sobre a quantidade inicial. Mas, de acordo com Andrea Pilar Marranquiel, diretora do documentário “Krenak: sobreviventes do vale”, eles ocupavam um território que ia da Bahia até o Rio de Janeiro, passando pelo Espirito Santo a Minas Gerais: “Esse povo foi exterminado. O objetivo do documentário é mostrar a história real do Brasil contadas por suas vítimas, os verdadeiros heróis do processo.”, comenta Andreia.
Assista agora “Krenak: sobreviventes do vale” no Futura Play!
“O objetivo do documentário é mostrar a história real do Brasil contadas por suas vítimas.”
O documentário com a história de resiliência e determinação do povo indígena que hoje, tem pouco mais de 600 sobreviventes. O filme foi produzido a partir do material captado para a série “Krenak, Vivos na Natureza Morta” , co-produção entre Matilha Conteúdo & Imagem, Criola Filmes e In Midia Digital, exibida pelo Canal Futura em 2017.
Andrea também afirma que o objeto do documentário é resgatar a história e a importância da cultura indígena para a formação do povo brasileiro: “A invisibilidade mata. Está na hora da gente enxergar quem é o brasileiro e contar a nossa origem. Meu recado é ‘Olhem pra vocês mesmos e descubram o povo original que um dia vocês foram’.”
“Está na hora da gente enxergar quem é o brasileiro e contar a nossa origem.”
Como abordar o tema na sala de aula?
A série Krenak e o documentário Krenak, sobreviventes do Vale mostram a história e o luto diário vivido pelos únicos índios sobreviventes da tragédia de Mariana, em Minas Gerais, após este desastre ambiental que matou o Rio Doce.
O Canal Futura preparou um guia de uso pedagógico para você abordar o tema na sala de aula com seus alunos. O documento – produzido pela atriz, arte-educadora e contadora de histórias Ludmyla Marques – é gratuito e possui uma série de atividades para alunos de diferentes idades. Baixe aqui o Guia de Uso Pedagógico Krenak.
Krenak, sobreviventes do Vale
Estreia: 29 de março (sexta), às 22h30
Assista agora “Krenak: sobreviventes do vale” no Futura Play!
Notícias relacionadas:
- Relembre os episódios da série Krenak, vivos na Natureza Morta
- O documentário é um dos destaques da programação de março. Confira os outros!
- Confira o documentário Rio Doce: histórias de uma tragédia
Publicação original: 20 de março de 2019 às 17:54
Última atualização: 29 de março de 2019 às 12h05
- Categorias:
- Arte e cultura, Meio ambiente, Noticias e Sustentabilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário