AS SEIS HORAS DE CAMPANHA DE AÉCIO NEVES NA PACATA TEÓFILO OTONI

Teófilo Otoni (MG) - Na manhã ensolarada do sábado 25, o senador Aécio Neves tinha diante de si uma mesa de café da manhã com queijo, café, pães recheados com frango e um bolo de chocolate. Como se não fosse suficiente, recebia elogios de amigos e aliados reunidos a seu redor, na sala do apartamento de Getúlio Neiva, ex-prefeito de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. "Foi-se o tempo. Agora estou vivendo só de memória. Igual museu: só do passado", disse, em tom de brincadeira, um Aécio cabisbaixo. Sobre a mesa, com a comida, havia santinhos do senador Antonio Anastasia (PSDB) e do deputado Rodrigo Pacheco (DEM), candidatos de Aécio ao governo de Minas e ao Senado, respectivamente. Não havia santinhos de Aécio, o convidado de honra.
Cercado por velhos aliados numa fazenda em Minas Gerais, Aécio Neves iniciou sua campanha a deputado federal pelo PSDB Foto: Luís Lima / ÉPOCA
Cercado por velhos aliados numa fazenda em Minas Gerais, Aécio Neves iniciou sua campanha a deputado federal pelo PSDB Foto: Luís Lima / ÉPOCA
De camisa social Palla D’oro do Cruzeiro, seu time do coração, mangas arregaçadas e calça jeans, Aécio decidiu visitar o ex-prefeito antes de ir à fazenda do anfitrião Téo Barbosa. Sentado na ponta esquerda da mesa, Neiva se recuperava do acidente vascular cerebral (AVC) que sofrera um dia após seu nome ser registrado para concorrer à reeleição, em julho de 2016. "Aí eles me perguntam: 'Você vai ficar com Aécio? E eu respondo: até sair sangue'", disse Neiva — e emendou uma gargalhada. Aécio agradeceu o gesto: "Queria dar um grande abraço aqui, retomando essa caminhada neste momento difícil, mas com muita fé de que o tempo é o senhor da razão".
Em tom saudosista, Aécio falou por cerca de 15 minutos. Definiu como uma "volta ao passado" o reencontro com "companheiros que fez ao longo de 30 anos na política" e defendeu como prioridade a eleição de Anastasia ao governo de Minas. "Dar um corte nesta loucura que é o governo do PT aqui. E para isso tive de fazer gestos. Nessa coisa de sair (da disputa pelo Senado) para que o Rodrigo (Pacheco, do DEM) viesse, antecipamos o segundo turno para o primeiro", justificou. O momento íntimo, com apenas uma dúzia de pessoas, foi para cumprimentar o candidato, tirar fotos e ouvir algumas poucas palavras.
Há 20 anos Aécio não percorria Minas pedindo votos para uma posição tão humilde como a de deputado federal. Da última vez que fez isso, ele era mais jovem, seu partido era o maior do país e Fernando Henrique Cardoso disputava a reeleição. Depois daquela campanha de 1998, Aécio elegeu-se duas vezes governador de Minas, uma vez senador e, em 2014, pediu votos naquela região para tornar-se presidente da República; perdeu, mas o cargo era grande. Era desse passado que Aécio falava aos amigos diante da mesa repleta de delícias, que permaneceram intocadas.
Aécio Neves, um dos três senadores da República por Minas, faz campanha para ser um dos 53 deputados federais pelo estado em 2019. Sua condição política mudou. Ele é réu por corrupção e investigado em outros oito inquéritos derivados da Operação Lava Jato. A derrocada começou em 2016, com a delação de 77 ex-executivos da empreiteira Odebrecht. As histórias que eles contaram geraram cinco inquéritos, nos quais ele é investigado. O pior, no entanto, veio no ano seguinte. Em busca de seu acordo de delação premiada, o empresário Joesley Batista, da JBS, gravou Aécio em um hotel em São Paulo. Na ocasião, o senador lhe pedia R$ 2 milhões para pagar advogados que o defendiam na Lava Jato. No áudio, ouve-se Aécio dizer palavrões aos borbotões e combinar uma forma de o primo pegar o dinheiro em espécie.As histórias contadas por Batista jogaram Aécio à lona. A Procuradoria-Geral da República pediu sua prisão. O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, não aceitou, mas afastou-o do mandato; proibiu-o de ir ao Senado e de ter contato com outros investigados. Aécio conseguiu voltar ao Senado, mas seu poder esvaiu-se. Ele, que antes andava sempre rodeado por um séquito, hoje caminha com pouca gente e aparece menos no plenário.
Desde o início do ano, Aécio pensava a qual cargo concorreria na eleição. Em 2 de agosto veio o reconhecimento de sua fragilidade: anunciou que disputaria uma vaga de deputado, bem mais fácil que a de senador — para a qual o risco de derrota era muito grande, pois disputaria uma das duas vagas com a ex-presidente Dilma Rousseff. O recomeço é difícil. Aécio ainda se confunde. Ao divulgar seu número, em vez de dizer 4500 — aliás, o mais cobiçado entre os deputados —, por vezes diz o "4545" que usou em 1998. Mas Aécio não perdeu os hábitos de presidenciável. Escolheu começar a campanha por Teófilo Otoni, cidade natal do pai. Foi de Belo Horizonte para lá em avião turbo-hélice alugado. Chegou ao destino às 9h15. Foi recepcionado no aeroporto com discreto entusiasmo por 15 lideranças regionais, incluindo prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de municípios dos vales do Mucuri e do Jequitinhonha, regiões que ostentam os piores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do estado. Apertos de mão, abraços e selfies só realçavam o clima de constrangimento e de pressa.

No apartamento do ex-prefeito de Teófilo Otoni Geraldo Neiva, Aécio Neves foi recebido com bolo, café, queijo e refrigerante, além de pedidos de selfie e elogios Foto: Luís Lima / Época
No apartamento do ex-prefeito de Teófilo Otoni Geraldo Neiva, Aécio Neves foi recebido com bolo, café, queijo e refrigerante, além de pedidos de selfie e elogios Foto: Luís Lima / Época

Exceto o conforto do avião, a vida de Aécio na estrada já foi diferente. Em 2014, ele fez diversas carreatas em carro aberto na região. Havia chuva de papel picado, buzinaço de motos, jingle em alto e bom som, bandeiras "azul-tucano" e o obrigatório corpo a corpo com populares. Aécio tinha status de "galã da TV Globo", disseram seus apoiadores. Em outubro daquele ano, havia passado por Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, acompanhado do então candidato ao Senado Antonio Anastasia, que, hoje, faz questão de não ver sua imagem associada a Aécio, e do então candidato ao governo Pimenta da Veiga, atualmente réu por lavagem de dinheiro, suspeito de receber R$ 300 mil de agências de publicidade.
Hoje, Aécio faz uma campanha bem menos vistosa. Na primeira semana, não teve agenda pública. Não apareceu ao lado de Anastasia, seu candidato ao governo, ou de Geraldo Alckmin, o candidato tucano à Presidência. Também não compareceu à convenção estadual do partido, em 28 de julho, em Belo Horizonte. Em vez disso, tem se reunido com simpatizantes, a portas fechadas. No sábado, mesmo alguns de seus apoiadores, do baixíssimo clero político, optaram por ir direto à fazenda que deu lugar a seu primeiro evento de campanha.
Em Teófilo Otoni, ninguém trata com Aécio de seus problemas judiciais. Todos afirmam acreditar em sua inocência, sem deixar de admitir o imenso desgaste sofrido. "A política vive de momentos. E o momento atual é do Anastasia, que está oxigenado, foi quem cassou a Dilma, como relator do processo de impeachment. Não fosse o problema com a mídia, Aécio seria presidente hoje", sustentou Dr. Ilter, ex-presidente do PSDB em Teófilo Otoni e vice-prefeito na última gestão de Neiva. "Recuamos um pouco, demos um passo para trás, voltando com Anastasia, mas está escrito: o Aécio ainda será presidente do Brasil, só estamos dando um tempo."
Fazia um sol intenso naquela manhã de 31 graus. Do apartamento de Neiva, Aécio seguiu de carro, com dois assessores, para a fazenda de Téo Barbosa, ex-prefeito de Setubinha, que fica a 5 quilômetros do centro de Teófilo Otoni. Na BR-116, ao chegar ao Dallas Motel, principal ponto de referência do encontro, é preciso percorrer mais 2 quilômetros de estrada de chão. Não houve trânsito intenso. Nada de carreata. Em sua última campanha, Aécio percorria cidades do nordeste de Minas Gerais em pé num jipe, com pelo menos Anastasia e Pimenta da Veiga a seu lado — e um sem-número de candidatos a deputado que disputavam um lugar no carro a seu lado, para ter aquela foto que denota poder e ajuda na campanha. No sábado, o ex-presidenciável Aécio era um desses candidatos a deputado, em campanha solo. Ao contrário do que seria necessário em 2014, não havia controle de quem entrava na fazenda. Nem precisava. A assessoria de Aécio havia informado que o evento era "para convidados", e não um "ato público".
Na paisagem montanhosa, vacas leiteiras pastavam no caminho até a sede da propriedade de 18 hectares, uma casa de três quartos, com um alpendre com churrasqueira, onde Aécio foi recebido. Ao sair do carro, Aécio caminhou rumo às cerca de 300 pessoas que o esperavam (incluindo 30 prefeitos e ex-prefeitos e 40 vereadores, segundo os organizadores). "Senhoras e senhores, anunciamos neste momento a chegada do senador, nosso futuro deputado federal, Aécio Neves", anunciou o locutor, puxando aplausos esparsos ouvidos com uma salva de fogos de artifício de 30 segundos ao fundo.
Quando chegou, perto das 11 horas, Aécio estava ao lado de Eduardo Tomich, ex-prefeito de Pedra Azul, que deu um "meia- volta, volver" e seguiu para o lado oposto. Logo depois do tucano, vinha um contido Edson Soares, ex-deputado federal e ex-prefeito de Teófilo Otoni, cumprimentando as pessoas atrás do senador. Logo na entrada havia uma faixa com os dizeres: "Sua presença faz a diferença".
Como decidiu tarde lançar-se à disputa por uma vaga na Câmara, Aécio encontrou muitos prefeitos já compromissados com concorrentes, como o deputado federal Fábio Ramalho (MDB), vice-presidente da Câmara e ex-prefeito de Malacacheta, também no Vale do Mucuri. As lideranças locais disseram que Aécio pede de 200 a 300 votos a cada um, para tentar fazer 5 mil votos em Teófilo Otoni. Em sua melhor eleição como deputado federal, afirmaram os aliados, esse número chegou a 12 mil. "Temos a obrigação de você ser nosso segundo deputado, de colocar voto em você, independente do candidato que estejamos apoiando", disse o prefeito de Poté, Nego Sampaio (PRB), que está prioritariamente com Ramalho.
O locutor chamou Aécio para subir em um pequeno palco, praticamente uma mesa, de não mais de 1 metro de altura, em frente a um telão. Havia 23 inscritos para falar, mas, por restrição de tempo, apenas nove tiveram voz. Por fim, Aécio foi convocado a falar. "Vamos chegar mais perto do palco, pessoal", pediu o locutor, em meio a um público disperso. Após alguns se aproximarem, tentando fugir do sol intenso, Aécio começou: "Meu sentimento é de reencontro com minha história, com a razão primeira que há mais de 30 anos me fez optar pela política". Citou o pai e projetos empreendidos na região. Reforçou a palavra gratidão e rebateu críticas de que estaria fazendo o evento em uma "fazenda isolada". Frisou a importância de servir à política, e não de "servir-se" dela, atacou o PT e se mostrou pronto para a disputa. "É de cabeça erguida que estou aqui hoje, para, mais uma vez, colocar minha vida, experiência e trajetória a serviço dos que mais precisam." Como manda a legislação eleitoral, não havia comida ou bebida no evento. "Não tem uma carninha, mulher bonita... Eu vou é embora", disse um apoiador, e deixou o local assim que acabou a fala de Aécio — que durou 13 minutos. Boa parte dos presentes fez o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário