Advogada usa frase nazista contra governador do RS e polícia abre inquérito...


Vídeo para Doris Neumann,  FRASE NAZISTA
Advogada Doris Denise Neumann usou a expressão em alemão "o trabalho liberta". No período ...
11 de mar. de 2021


Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Chapecó (SC)

11/03/2021 11h06


 Uma declaração da advogada Doris Denise Neumann contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, acabou virando caso de polícia. Em um vídeo gravado na rua, ela usou a expressão em alemão "Arbeit macht frei" que significa "o trabalho liberta".

Durante o período nazista, a frase foi afixada nos portões de campos de concentração, inclusive em Auschwitz, considerado o maior deles.

O procedimento policial foi aberto com base no artigo 20 da lei 7716, segundo a delegada Andrea Mattos, responsável pela investigação. O trecho da legislação estabelece que configura crime "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional", que pode resultar em prisão de um a três anos, além de multa.

O vídeo tem 24 segundos e circula nas redes sociais. Nele a advogada diz a seguinte frase:

"Os alemães vão entender a frase que eu vou falar: Arbeit macht frei. Não foi isso que a gente aprendeu? Que o trabalho nos faz ser livre. Pois aqui nós estamos reivindicando o trabalho. Se o governador que foi posto por nós no poder para a decisão não decidir que nós possamos trabalhar, a gente tira ele", disse Doris.

Ontem, a advogada participava de protesto contrário ao fechamento de atividades consideradas não essenciais, o que foi determinado por decreto estadual como forma de conter o contágio do coronavírus. Desde 26 de fevereiro, todo o estado passou a ser classificado como em situação gravíssima para covid-19. Houve aglomeração na manifestação que durou cerca de três horas.

Doris pode ainda ser enquadrada dentro da lei da segurança nacional, por "fazer em público a propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social", observa a delegada, referindo-se à legislação. Neste caso, o crime pode resultar em prisão de um a quatro anos.

A polícia já recebeu "diversas denúncias" devido a fala da advogada. Entre elas do vereador Leonel Radde, que também é policial. Em boletim de ocorrência, o político destacou que "claramente a suspeita realiza apologia ao nazismo, fazendo comentário elogioso a uma prática xenófoba, em um contexto em que defende a quebra democrática através de atos violentos".

A advogada deve ser intimada ainda hoje pela polícia para prestar depoimento, observou a delegada. Testemunhas também devem ser ouvidas na investigação. O UOL tenta contato com a advogada, mas ainda não obteve uma posição.

No ano passado, Doris disputou pelo Patriotas a prefeitura de Nova Petrópolis, a 86 km de distância de Porto Alegre. A advogada recebeu 1.347 votos e ficou em último lugar na disputa, que contava com outros três candidatos.


40 Comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Alberto Ferraz dArce

Entendi direito??? Se ela quer esse tipo de trabalho, ligado a essa frase na placa em Auschwitz, é só ela ir pra um campo de trabalho escravo, e quando não puder mais trabalhar ela seria executada com gás. Se ela acha isso libertador...

RODRIGO DE FILIPPO

Além de não falar corretamente, ela conseguiu ofender alemães, judeus, homossexuais, ciganos e todos os povos que entendem muito bem o significado dessa expressão. A advogada é uma negacionista da COVID e uma revisionista da Historia. Gostaria de saber que atitude tomará a OAB. Ela tem um compromisso coma Ordem.

rubens goncalves

ta dificil viver no brasil. em todos os sentidos.

MARCELO BENEDITO PAVISOTO

bolsonarista?

andre luis miliotti

Fazendo apologia ao regime nazista que vitimou milhares de nossos irmãos judeus, que lástima, que seja processada, julgada e condenada no rigor da lei.

OTAVIO LUIS BARBOZA

Brasil : não há mais tampas nos esgotos.

JESUS GUERINO TOFOLI

Pronuncia sofrível, motivação doentia

José Daniel Silveira

Que autoritarismo é esse a que estamos sendo submetidos? a pretexto dessa hipócrita preocupação, antes nunca existente, de preocupação com a nossa saúde. Me digam criminosos de plantão, se o trabalho nãop liberta o que liberta? o roubo a corrupção, a exploração do próximo, as maracutaias judiciais a politica podre exercida neste país ? Na bandeira do nosso Estado está escrito o lema TRABALHA E CONFIA ,este TRABALHA configura nazismo por acaso. Quanta ignorãncia, quanto autoritarismo barato, desumano e inconsequente. Real- mente estamos vivendo um Brasil de aproveitadores da miséria e ignorãncia da grande maioria.

Paulo Bento Bandarra

UOL censurando informação histórica.

THAIS FERNANDA FERREIRA LOPES

“Ain sou descendente de alemão, sou superior.” Moça, nem alemão tu fala, que eu sim sei alemão pq amo línguas e vi que você pronunciou a frase errado. Se poupe, nos poupe, por favor.

lucio henrique xavier lopes

Óbvio que uma advogada, que inclusive fala alemão e aparenta ter bastante cultura e articulação, sabe bem o contexto em que essa infame frase foi usada. Em sua fala, com as devidas vênias à "colega" (sinto muito ter uma pessoa dessas no meio jurídico), não havia apenas um protesto contra as medidas sanitárias corretamente adotadas, aliás, pelo Governo do Estado ante a notória e não menos criminosa omissão Federal para tomar medidas protetivas para a nossa população. Por trás da infame frase estão as almas de seis milhões de judeus, consumidas pelo horror do nazismo, assim como esse ode ao negacionismo já custou também a vida de milhares de brasileiros nesta pandemia. Não se pode confundir apologia a um regime que ceifou a vida de milhares de brasileiros na II SGM com liberdade de expressão. Repugnante.

RAMALHO

Chegamos no fundo do poço. Morremos de Covid ou morremos de fome. Não tem saída. Enquanto o Judiciário está preocupado em soltar bandido, a imprensa a enaltecê-los e os políticos roubando o que ainda resta.

MARIO ANTONIO BARBOSA DOS SANTOS

Com a palavra a OAB.

Spm Agfmariacandida

e o registro de profissional ainda foi liberado para uma pessoa assim. Ta tudo dominado

KLAUS R PEREIRA

Esta praga criminosa se espalha por todo o estado do RS, nas manifestações de 2013 sentiu q era sua hora e desde o primeiro momento se fez presente. Chegaram ao poder, estão aí c licença p tudo. Até armas na manifestação como informam as rádios.

CLAUDIO ROGERIO PONTEDURA

Logo logo se candidata a um cargo. eleiçoes 2022 ta ai na linha do falastrão.

ricardo faria

"artigo 20 da lei 7716, O trecho da legislação estabelece que configura crime "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional" só o Messias pode ...

cicero vieira de camargo

Coelho Neto já dizia. "O trabalho enobrece".

ROBERTO BRANDAO MACHADO

Este é um assunto muito delicado. Perguntem ao ex secretário da cultura do governo Bolsonaro, senhor Roberto Alvin !

Miguel Ermetio Dias Junior

Questão reservada, não acho que mereçamos tropeçar nestas pedrinhas. Melhor centrar no que realmente interessa.

Dario Alberto Endler

Estamos enveredando num caminho perigoso. Daqui a pouco um simples suspiro vai ser motivo para invocar a Lei de Segurança Nacional. Qualquer arma que você usar contra seu inimigo hoje poderá ser usada contra você no futuro.

JOSE CARLOS DE MIRANDA

Interessante! Já há até prefeito ou parlamentar querendo obrigar pessoas que tem ou tiveram COVID a usar pulseira delatória na rua e vocês não falaram nada! Não foram os nazistas que fizeram isso?

Paulo Fernando da Cunha

Ela citou os alemães o que significa que conhece bem o contexto histórico da frase. AGORA VAI DIZER QUE NÃO SABIA, IGUAL O "MINTO".

FERNANDO MONKS JANTZEN

Como está fácil no Brasil enquadrar as pessoas em crimes, já a liberdade de expressão...

daniel de castro ribeiro

Aonde esta a manifestação da OAB sobre a ilustre advogada?

glaucio teixeira carvalho

Infelizmente essa frase, que tem essência verdadeira, foi amaldiçoada no passado por um regime deplorável. Devemos evitar esse tipo de comportamento.

BRUNNO CESAR DE PAULA SANTOS

Estão loucos. Que isso tem de racismo ou coisa parecida, ela só quer trabalho para o povo, lacradores.

Bernardo Castilho

Difícil engolir qualquer teoria de erro de contextualização. Inteligente o suficiente para saber a frase, mas inocente sobre sua aplicação histórica? Se o conceito puro fosse a intenção imagino que o português seria usado de modo natural.




Nenhum comentário:

Postar um comentário