Conheça a Cidade de Medina

 Conheça a História de Nossa Cidade!

por Assessoria de Comunicação

 Publicado em 01/01/2017 08:00 - Atualizado em 22/01/2018 08:02



Histórico

O primeiro branco a desbravar a região e a fixar-se, afazendando-se no local, foi um nobre espanhol de nome Leandro de Medina, ano de 1824. Católico, deu ao local o nome de Santa Rita, que o calendário consignava no dia de sua chegada, o 22 de maio. Anos após, oriundo da Bahia, aportaram na região o padre Manoel Fernandes e um cidadão de nome Bartolomeu de Vasconselos, chefiando uma comitiva de cerca de 50 índios e outros tantos escravos; com esse material humano, fixaram-se em fazendas pelas redondezas, iniciando trabalhos de criação e de agricultura, construindo moradias etc.

Em 1847, realizou-se, no incipiente povoado, a primeira Missa católica, da qual resultou o incentivo para a construção do primeiro templo, o que se deu em terreno doado por Maria Gonçalves. Daí para frente, o povoado foi crescendo sempre, adquirindo importância econômica graças a sua lavoura e pecuária. Pertenceu, sucessivamente, aos municípios de Araçuaí e ao de Fortaleza (hoje, Pedra Azul), com o nome de Santa Rita de Medina.

Em 1938, foi elevado á categoria de município, composto pelos distritos de Comercinho e Itaobim, cujas sedes foram também investidas nas categorias de vilas, contando, ainda, com mais dois povoados, o de Santo Antônio, no primeiro daqueles distritos, e o de São João Grande, no segundo.

Dos vultos que marcaram a história pregressa do município, cumpre citar os dos padres Vicente dos Santos Bastos, que por espaço de 30 anos impulsionou a vida municipal, e Manoel Soares Rabelo, desaparecido como monsenhor, em 1951.

Registros da Cidade de Medina Antigamente!


Formação Administrativa

Ignora-se a criação do distrito de Santa Maria do Medina.
No quadro anexo ao decreto-lei estadual nº 88, de 30-03-1938, o distrito de Santa Rita do Medina, figura no município de Fortaleza.
Elevado à categoria de município com a denominação de Medina, pelo Decreto Estadual nº 148, de 17-12-1938, desmembrado de Fortaleza (atual Pedra Azul). 
Sede no atual distrito do Medina (ex-Santa Rita do Medina). Constituído de 3 distritos: Medina, Comercinho e Itaobim, todos desmembrados de Fortaleza. Instalado em 01-01-1939.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Medina, Comercinho e Itaobim.
Pelo Decreto-Lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, é criado o distrito de Tuparecê e anexado ao município de Medina.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 4 distritos: Medina, Comercinho, Itaobim e Tuparecê.
Pela Lei Estadual nº 336, de 27-12-1948, desmembra do município Medina o distrito de Comercinho. Elevado a categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é considerado de 3 distritos: Medina, Itaobim e Tuparecê.
Pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município Medina o distrito de Itaobim. Elevado a categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é considerado de 2 distritos: Medina e Tuparecê.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


Alteração toponímica distrital 
Santa Maria do Medina para simplesmente Medina, alterado pelo decreto estadual nº 148, de 17-12-1938.

Registros da Cidade de Medina Antigamente!

Fonte

IBGE

Prefeitura Municipal de Medina - Conheça a História de Nossa Cidade!


Medina-MG - Brasil - Cidade localizada no Estado de Minas Gerais. Conta atualmente com cerca de 20.000 habitantes na cidade, e 5.000 moradores na Zona Rural. Fazem parte do Município o Distrito de Tuparecê e o Povoado de General Dutra, além de várias Comunidades Rurais. Medina destaca-se no cenário mundial através do ramo de mineração - extração do granito e pedras preciosas. É uma cidade hospitaleira e acolhedora, e isso faz com que os seus visitantes voltem sempre, seja para rever amigos, seja para participar das Festas Populares, que ocorrem, especialmente no período de Maio e Junho. Seu aniversário é comemorado no dia 22 de Maio. Seu nome foi dado em homenagem ao seu fundador: o espanhol Leandro de Medina. #medina #minasgerais #brasil Medina, cidade com as mais belas paisagens naturais do semiárido de Minas Medina é uma cidade da região nordeste de Minas Gerais, no médio Jequitinhonha, cujo relevo é predominantemente montanhoso e as suas belíssimas montanhas em volta da cidade são seus principais cartões postais. Medina não é só terra de sol quente, da pecuária e de sertanejo valente é também terra de gente talentosa, receptiva, alegre, onde a cultura diverte e norteia esta gente – terra de contadores de caos populares, violeiros, cantadores, poetas e de uma juventude rica de arte que divulga Medina por meio do teatro e da poesia.

Cidades de Minas Gerais : Medina - MG



Bandeira Brasão de Medina

A cidade de Medina em Minas Gerais, foi fundada em 22 de maio de 1824, estando situada na região Jequitinhonha.

Ocupa uma área de 1.435,903 Km² estando distante da capital Belo Horizonte 672 Km. A altitude na área central da cidade é de 580.96 m.

A cidade integra a microrregião de Pedra Azul, e faz divisa com os municípios de Cachoeira de Pajeú, Santa Cruz de Salinas, Comercinho, Itinga, Itaobim, Jequitinhonha e Pedra Azul.

O código DDD é o 33. A faixa de CEPs do município vai do 39620-000 ao 39624-999.

Fontes: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2018 - Embratel - Correios
Última verificação: 22/06/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário