Após acordo com CJM, Mercado Livre cancela venda de livros e objetos antissemitas

 MUNDO JTA/FORWARD

Após acordo com CJM, Mercado Livre cancela venda de livros e objetos antissemitas


25 de fevereiro de 2021

O Mercado Livre, o maior varejista on-line da América Latina, está removendo de sua loja objetos antissemitas colocados à venda.

A empresa está removendo livros como “Mein Kampf” e “Os Protocolos dos Sábios de Sião”, além de moedas, pôsteres e outros itens nazistas.

Em 11 de fevereiro, o varejista divulgou um acordo que assinou com uma filial regional do Congresso Judaico Mundial (CJM) para trabalhar no combate ao antissemitismo. Como parte de uma estratégia conjunta, as duas organizações trabalharão para identificar outras publicações na plataforma que incitem discursos de ódio racial.

“Pelo nosso papel social nos 18 países da região onde operamos, confiamos que demos mais um passo para a erradicação do ódio racial e do antissemitismo”, disse Jacobo Cohen Imach, vice-presidente de assuntos jurídicos do Mercado Livre.

Fundado em 1999 pelo argentino Marcos Galperin, o Mercado Libre atua na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Salvador, Uruguai e Venezuela . O acordo com o CJM afeta as operações em todos esses mercados, onde é mais popular do que a gigante do comércio eletrônico Amazon.

“Trabalhar pela coexistência e contra o discurso de ódio é responsabilidade de toda a sociedade. Alianças como esta entre organizações da sociedade civil e empresas de tecnologia são de grande valor neste sentido”, disse Ariel Seidler, diretor de programa do Congresso Judaico da América Latina e chefe do Observatório da Web, um programa lançado pelo CJM para remover conteúdo antissemita de sites de língua espanhola.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário