BRASILEIROS DEPORTADOS VIEREM ALGEMADOS IGUAL ANIMAIS DOS ESTADOS UNIDOS

 

‘Permanecemos algemados nos pés e nas mãos’, diz uma das brasileiras deportadas dos EUA que chegaram nesta sexta em BH

Cerca de 50 passageiros estavam no avião. Este é o segundo voo com deportados que chega ao aeroporto nesta semana.

Por G1 Minas — Belo Horizonte

 Mais de 50 deportados chegaram nesta sexta em Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo

Mais de 50 deportados chegaram nesta sexta em Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo



A maioria dos 55 brasileiros deportados dos Estados Unidos que chegaram nesta sexta-feira (6) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana, chegou algemada. A informação é de uma das passageiras que esteve no voo.

Este foi o sétimo avião com deportados que chega a Confins desde outubro do ano passado.

Brasileiros deportados vieram algemados dos EUA - Blog da Cidadania





“Nós ficamos algemados 24 horas antes de embarcar e durante toda a viagem. Algemas nos pés e nas mãos”, disse ela que não quis se identificar. Os passageiros falaram que três fam[ilias não foram algemadas por estarem com crianças.



Danilo Dias de Souza, que estava há quatro anos sem emprego, pulou seis muros para entrar nos Estados Unidos. “Meu sonho era conquistar uma coisa melhor”, disse ele que perdeu dez quilos nos 40 dias em que esteve preso. “A comida era escassa. Passei frio. Fiquei quatro dias sem tomar banho”, contou.



Procurado, o Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) informou que “indivíduos presos e sob custódia das forças federais de segurança estão sujeitos a serem algemados”. “Fazer isso está totalmente de acordo com as leis federais e as políticas da agência”, diz o órgão em nota.

G1 procurou o Itamaraty e aguarda retorno.



Sétimo avião com deportados chega ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo


Sétimo avião com deportados chega ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo


Bolsonaro diz que 'jamais' intercederia por deportados




No dia 26 de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro disse que "jamais" pediria ao presidente dos EUA, Donald Trump, para dar tratamento diferenciado a brasileiros deportados por terem entrado ilegalmente no país.


"Como é a lei americana? Qual o tratamento que a lei americana dá para quem está lá ilegalmente? Não é esse? Nós temos de respeitar a lei americana", disse.

Por isso, segundo afirmou, não intercederia junto a Trump em casos como esses.







"Jamais pediria. Você acha que eu vou pedir para ele descumprir a lei dele? Tenha a santa paciência.A lei americana diz isso. É só você não ir para os Estados Unidos de forma ilegal", declarou.



Ao responder sobre eventual uso de algemas em deportados, Bolsonaro havia dito que o governo brasileiro não utilizaria esse expediente. Mas ressalvou que as leis de outro país têm de ser respeitadas. "Obviamente, não faríamos isso com ninguém".




Brasil não aceitava voos fretados com deportados desde 2006





A decisão de não aceitar mais o fretamento de aviões veio em 2006 quando, depois de uma CPI que investigou as deportações de brasileiros, o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior, incluindo aqueles acusados de imigração ilegal.




Um diplomata ouvido pela Reuters explica que a decisão de não aceitar mais as deportações em massa veio da necessidade de analisar caso a caso e dar aos brasileiros que vivem nos Estados Unidos, mesmo ilegalmente, a possibilidade de reverter a decisão de deportação - o que muitas vezes acontece quando o cidadão tem filhos norte-americanos, uma estrutura familiar montada e às vezes até negócios.




O governo do presidente Jair Bolsonaro tem facilitado a deportação de cidadãos que vivem irregularmente nos EUA. A medida facilita a deportação, em concordância com pedidos do governo Trump. Como mostrou a Reuters em agosto, o governo emitiu um parecer autorizando a volta de brasileiros no país apenas com um atestado de nacionalidade.


seta-imagem-animada-0182

Bolsonaro diz que 'jamaisintercederia junto a Trump por brasileiros deportados 'É só você não ...
26 de jan. de 2020 · Vídeo enviado por NAÇÃO BOLSONARIANA



Isso porque a lei brasileira proíbe a emissão de passaportes à revelia do cidadão, o que impedia o governo norte-americano de embarcar os deportados sem que eles se dispusessem a pedir um passaporte. No governo Temer, sob pressão dos EUA, foi feito um acordo para que os consulados emitissem o certificado em alguns casos, mas algumas empresas aéreas se recusavam a aceitar o documento até o parecer do governo brasileiro.


Os voos fretados, no entanto, eliminam também esse problema. Não há necessidade de documento para desembarque no Brasil.




O número de imigrantes brasileiros presos nos Estados Unidos tentando cruzar a fronteira pelo México aumentou mais de 10 vezes no último ano fiscal norte-americano (outubro de 2018 a setembro de 2019), chegando a 17.900, contra 1.500 no ano fiscal anterior. Em 2019, cerca de 850 mil pessoas de diversas nacionalidades foram presas tentando cruzar a fronteira dos EUA.





288
 
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Este conteúdo não recebe mais comentários.

RECENTES

POPULARES

  • Silva
    HÁ 10 MESES

    Nos States a lei vale só para os outros. Ninguém lembra que eles invadem países e impõem suas leis. Cadê as armas químicas que eram o motivo para invasão do Iraque. E o Afeganistão? E a bomba atômica que matou mais de 300 mil japoneses ? Os EUA impõem sanções aos países, que praticamente decretam a morte econômica dessas nações.

    • Pcm
      HÁ 10 MESES

      Oh Silva , você soltou esterco no seu teclado, limpa e usa para adubar sua verdinha.

      • Paulo Oliveira
        HÁ 10 MESES

        PCM, o seu teclado é feito de esterco.

      • Edward Snowden
        HÁ 10 MESES

        Todo mundo sabe como é a lei. Não preciso repetir aqui. Estão errados e querem aparecer na tv pra que? Porque não tiram passaporte, obtenham o visto e vão legalmente!? Ah é.. não tem nome pra isso. Querem mesmo é ir ilegalmente através de fronteiras mexicanas e guiados por coite..

        • Paulo Oliveira
          HÁ 10 MESES

          Julgar é muito bom, não?

        • Rossiline Lunar
          HÁ 10 MESES

          Na dúvida fique em seu país...

          • Jorge Luís
            HÁ 10 MESES

            Pocha galera! Sinto muito mesmo. Mas imagine você acordar e encontrar um monte de gente acampando no teu quintal.

            • São Chico
              HÁ 10 MESES

              Pelos comentarios percebese que osracistas e nazistas do brasil sairam do armariode vez com este governo desqualificado.

              • São Chico
                HÁ 10 MESES

                Brasileiros tratados como lixo e os seguidores do presidente e ele próprio acham bonito.

                • Ricardo Bueno
                  HÁ 10 MESES

                  E só lavar privada aqui mesmo.

                  • Reni P
                    HÁ 10 MESES

                    O governo brasileiro é fraco, enquanto os Estados Unidos despejam os brasileiros e tratam como lixo , nosso presidente libera a necessidade de visto para cidadãos dos Estados Unidos para que eles possam circular e se estabelecer tranquilamente no Brasil.

                    • Reni P
                      HÁ 10 MESES

                      Cachorrinhos do Trump

                      • Reni P
                        HÁ 10 MESES

                        Houve um caso de um navio iraniano que eles tinham medo de abastecer e liberar o navio por medo dos EUA, o presidente não é pancadão ? Porque tem medo do Trump ?

                      • Cris Garcia
                        HÁ 10 MESES

                        Brasileiro vai para os EUA e acha que está no BRasil. Lá crimes de quaisquer espécies, são punidos com prisão e ninguém passa a mão em cabeça de 'dimenor'. País exemplar.

                        • Anginaldo Cunha
                          HÁ 10 MESES

                          Queriam o que esses deportados, voltar de primeira classe com serviço de bordo? Até para segurança deles proprios é importante que estejam todos imobilizados, já pensou se um desses invasores de domicilio se revolta dentro do avião e forma uma briga generalizada? O avião cai e mata a todos. QUERER ENTRAR ILEGALMENTE, BURLANDO AS LEIS E RECEBER TRATAMENTO VIP É MUITA AUDACIA.

                          • Bettinelli
                            HÁ 10 MESES

                            Poderia ter sofrido um simples aborto natural, não precisava pular da escada, não importa, o importante é abortar para não contribuir com a proliferação de lixo humano.

                            • Kato Hiro
                              HÁ 10 MESES

                              Você é um desses feto.

                            • Jacinto-rêgo-barroso Jr
                              HÁ 10 MESES

                              Eu acho é pouco! A pessoa escolhe ir para a vida do crime e depois não quer sofrer as consequências... Bem feito! Tem que se ferr4r mesmo!

                              • Kato Hiro
                                HÁ 10 MESES

                                Bettinelli, não use o Deus para sua ignorância.

                                • Kato Hiro
                                  HÁ 10 MESES

                                  Esquerdista, é isso ..... tem que se ferrar.

                                • David Thiago
                                  HÁ 10 MESES

                                  Que dó! Morri de pesar agora.

                                  • Odimar Feitosa
                                    HÁ 10 MESES

                                    Faz arminha e bate palminha pros EUA/Trump q passa...

                                    • Marcos Semcomuna
                                      HÁ 10 MESES

                                      entre escondidinho ilegal num país sério e tenta a sorte

                                    • Mazza Terra
                                      HÁ 10 MESES

                                      A pessoa sabe q não pode entrar nos EUA desse jeito , sabe q se for pega vai passar por isso, e mesmo assim faz tudo errado, tá qrendo o que???

                                      • Petronilla Plasencia
                                        HÁ 10 MESES

                                        Que seja tratado com humanidade, já que aqui o atual governo liberou geral para americanos.

                                        • Carla Lima
                                          HÁ 10 MESES

                                          americanos nao entram ilegalmente no Brasil

                                        • Tito Martins
                                          HÁ 10 MESES

                                          Muitos entraram lá pelos quebradas ( desertos, rios, a pé e outros meios clandestinos e perigosos) . Estão voltando de avião e ainda reclamam !

                                          • Gilberto Filho
                                            HÁ 10 MESES

                                            Lei é lei, se infingir-la é criminoso

                                            • Petronilla Plasencia
                                              HÁ 10 MESES

                                              Não sou eleitora do Lula, mas a família do Presidente é metida em muita maracutaia. Acordem

                                              • Bettinelli
                                                HÁ 10 MESES

                                                Tem que avisar aos milicianos no poder que lei é lei...

                                              • Mario Estevan
                                                HÁ 10 MESES

                                                Bem vindos caros compatriotas! A casa de vocês é aqui, não lá! Deixem o lugar dos outros a quem lhes pertence! Se acreditam que a cultura ou condições de nosso país é algo que não lhes agrade, sejam vocês então parte forte da mudança!

                                                • Luiz Souza
                                                  HÁ 10 MESES

                                                  Vai lá apoiar as "Kardashians" da política kkkk

                                                  • Marcelo Souza
                                                    HÁ 10 MESES

                                                    Penso o mesmo Mario.. O brasileiro tem é que fazer do Brasil um país melhor. Um país é feito pelo seu povo..

                                                  • Marcos Araujo
                                                    HÁ 10 MESES

                                                    Por causas desses ilegais que somos marginalizados quando viajamos a outros países...Tem que deportar mesmo.

                                                    • João Dias
                                                      HÁ 10 MESES

                                                      Se for chegar uma pessoa na minha casa, ela só será bem vinda, se entrar pelo portão da frente a meu convite. Se essa mesma pessoa, entrar na minha casa pulando o muro do meu quintal, pode ter certeza que irei chamar a polícia, pois com certeza se trata de um ladrão ou alguém mal intencionado. Com relação ao Presidente Bolsonaro que não ia interceder, é claro que ele jamais faria isso, haja vista que ele e o Trump, são animais de sangue frio, tipo jararaca;pessoa disprovida de qualquer sentimento bom pelo próximo.

                                                      • Samir Khalil
                                                        HÁ 10 MESES

                                                        E nós americanos ainda temos que fretar aeronaves para esses lixos latrinos, façam voltar a nado ou fuzilem-nos !

                                                        • Silva
                                                          HÁ 10 MESES

                                                          70% dos eleitores brasileiros nos States votaram no palhaço BOZO. Eles agora estão provando do próprio veneno. O BOZO foi quem autorizou esses vôos que são praticamente semanais. Isso é que dá eleger um presidente que tem amor ao saco do TRIUNPH.

                                                          • tadeu martorano
                                                            HÁ 10 MESES

                                                            A dil m anta era melhor.

                                                            • Maria Riot
                                                              HÁ 10 MESES

                                                              Silva quem esta nos EUA , 70% que voce menciona sao legais, os ilegais nao vao votar

                                                            • João Filho
                                                              HÁ 10 MESES

                                                              Vocês elegeram o Psico Bozo que é amigão do presidente ToDoidão americano. Não tem nada que reclamar.

                                                              • Maria Riot
                                                                HÁ 10 MESES

                                                                Jao FILHO voce acha que o LULA ia interceder por brasileiros ilegais? O problema do Brasil e que o brasileiro alem de ser ignorante , tambem nao tem cerebro para pensar.

                                                              • Renan Correia
                                                                HÁ 10 MESES

                                                                Faz arminha que a fome passa.

                                                                • Anicésio Fortunato
                                                                  HÁ 10 MESES

                                                                  Renan Correia, que fome, cara pálida? o Luladrão acabou com a fome no Brasil, você não sabia? C tá desinformado demais, uai! kkkkkk

                                                                • Pierre Pontes
                                                                  HÁ 10 MESES

                                                                  Bolsonaro e apenas um sujeito sem carisma, cultura e preparo. Ele não inventou o ódio ou a indiferença. Eu sempre sustente que Boa parte do povo brasileiro é racista e violento. Ele apenas fez com que isto viesse à tina.

                                                                  • Alessandro Britto
                                                                    HÁ 10 MESES

                                                                    Estão acostumadas no que nosso país, as pessoas que agem contra as leis possuem mais beneficios que os que agem de modo correto. Que sirva de lição para quem foi e para quem pretende ir. leis são feitas para serem respeitadas dentro ou fora do nosso País.



                                                                    Nenhum comentário:

                                                                    Postar um comentário