CIDADE DE ATALÉIA MINAS GERAIS...

Visita ao Habitat de orquídeas Ataleia MG Próximo a Pedra Riscada, habitat maravilhoso de Pseudolaelia é outras orquídeas As Serras de Canaã - Ouro Verde/Ataléia-MG

 

ATALÉIA




História

Ataléia Minas Gerais - MG
Histórico
As primeiras notícias que se tem do povoamento do atual município, datam de 1928 quando chegava à região Vicente Pedroso dos Santos, vindo de Teófilo Otoni, fazendo as primeiras derrubadas e construindo sua habitação. Dois anos depois, chegaram outras famílias, entre elas José Juscelino, Altino Pedrosom, Antônio Lemos de Souza, João Machado, Marcelino Soares, Antônio Rodrigues e Salim Gazel. Posteriormente, Vicente Pedroso dos Santos doou uma área de três alqueires de terra para a instalação do comércio e a construção da Igreja.
O garimpo foi a principal causa da ocupação do atual município, para lá atraindo grande número de pessoas. Ainda hoje, vêem-se espalhadas por todo município muitas lavras como do Avião, do Córrego Seco, terreiro de Pedra, Conja, Caianas e outras. Em 1928, era celebrada a primeira missa no povoado, tendo como padroeiro o Senhor Bom Jesus da Lapa.
A origem do topônimo deve-se ao fato de o município ter sido ponto de observação e vigilância quando o então Governador do Estado de Minas Gerais Dr. Benedito Valadares Ribeiro, criou uma expedição com a finalidade de estudar a emancipação dos povoados fronteiros com o Estado de Espírito Santo. Foi o povoado denominado “Ataléia”que significa ponto de observação, sendo mais tarde modificado para Ataléia para diferenciá-lo de duas outras cidades, já com o topônimo Ataléia.
Gentílico: ataleiense

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Ataléia, pelo decreto lei nº 1058, de 31-12-1943, desmembrado do município de Itambacuri, com parte dos distrito de Fidelândia ex-São Fidélis e do distrito de Pescador ex-São Pedro. Sede No atual distrito de Ataléia ex-localidade. Constituído de 2 distritos: Ataléia e Fidelândia, ambos desmembrados de Itambacuri.
Pela lei nº 1039, de 12-12-1953, é criado o distrito de Ouro Verde de Minas com terras desmembrado do distrito sede de Itambacuri.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Ataléia, Fidelândia e Ouro Verde de Minas.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Ataléia, o distrito de Ouro Verde de Minas. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Ataléia e Fidelândia.
Pela lei estadual nº 6769, de 13-05-1976, é criado o distrito de Novo Horizonte e anexado ao município de Ataléia.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Ataléia, Fidelândia e Novo Horizonte.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

TERRA DAS ESCALADAS!

Bem vindo(a) a Ataléia, a terra das escaladas! Aqui, lindas montanhas formam paisagens perfeitas para um dos esportes radicais mais apreciados do mundo!
E não é só nas paisagens que Ataléia encanta, a herança cultural da comunidade também pode ser apreciada no artesanato, na gastronomia típica e nos eventos animados que são realizados durante o ano e que atraem inúmeros visitantes da região!
Venha viver a sua aventura e admirar as belezas de Ataléia!

















































Pedra do Bode

Janeiro de 2011
Bodes e cabras na parede rochosa - Ataléia-MG
Seguindo em direção à divisa do estado do Espírito Santo, a aproximadamente 8 quilômetros de Ataléia, localiza-se a pedra do Bode. O grande inselberg de formato piramidal é uma referência muito forte em nossa região, pois dá nome a uma comunidade rural composta de inúmeras fazendas e pequenas moradias. A montanha recebeu esse nome devido aos bandos de bodes e cabras que vivem, desde tempos remotos, em toda a extensão da pedra, da base ao cume. Ao contrário de muitas pedras da região, o acesso ao seu topo é muito difícil. Pouquíssimas pessoas conquistaram seu cume. Um fato marcante sobre essa rocha foi uma curiosa aposta firmada entre Zé Buru e dois fazendeiros no final dos anos 60. Um deles tinha a sede de sua fazenda localizada na base da pedra e o outro tinha a sede no Córrego de Areia. Um dos fazendeiros era João Buteco, que viria a ser prefeito de Ataléia anos depois, e o outro era Salah El-Dine Gazel. Ambos duvidavam que algum homem pudesse atingir o topo da pedra desprovido de equipamentos especiais de escalada. Zé Buru, o desafiante, hoje mora na cidade de Teófilo Otoni. Assim, Zé Buru, aos poucos,  foi galgando solitariamente a íngreme rocha até atingir bravamente a pequena mata localizada no seu ponto mais alto. Como combinado, ele disparou alguns tiros de rojão do alto da montanha para comprovar o feito e conquistou duas mulas arreadas como prêmio pela corajosa ação. Assim, através desse desafio, os três homens vincularam seus nomes à história dessa montanha. Hoje em dia, outros corajosos escaladores, como Tekinha e Jeferson, descobriram também o segredo dessa escalada e já conduzem alguns excursionistas ao alto da pedra. Veja mais fotos da pedra Bode.
Os animais caminham com facilidade nas rochas
Imagem da região
Ataléia-MG - Janeiro 2011

Pedra do bode Ataleia (Drone view)


Imagens aéreas Imagens aéreas feitas por um drone. Montanha na região do nordeste de Minas Gerais, próxima à divisa com Espírito Santo.

Município de Ataléia: Imagens da cidade e Região



No segundo episódio da série “Minas da Gente”, vamos conhecer uma cidade repleta de histórias. Ataléia é um município do Vale do Mucuri, que possui cerca de 13 mil habitantes e ganhou fama por suas pedras preciosas. Duas amigas, Nólinha e Zefinha, também vão contar vários casos sobre o local. Confira! Ataléia - MG - 2019 Filme da cidade de Ataléia localizada no interior do Estado de Minas Gerais, produzido para o Projeto Na Tela do Cinema e exibido em praça pública através da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o Patrocínio do Sicoob, Bancoob e apoio da Rede Minas e Confluência

Nenhum comentário:

Postar um comentário