Pavão Minas Gerais - MG

 

História

Pavão
Minas Gerais - MG

Histórico

Contam que em 1914, o desbravador Ladislau Rodrigues, mais conhecido por Lau Rodrigues, acompanhado de João Henrique Ferreira e Henrique Bussu, penetraram na região à procura de terra para o trabalho e se instalaram onde hoje é a sede do município de Pavão.
Contam também, que daí em diante vieram outras famílias sertanejas com tropas, como primeiros habitantes do povoado e responsáveis pelo desbravamento de suas matas.
Verificando a boa qualidade das terras, com áreas que desmatadas poderiam se tornar grandes pastagens, e observando também que na região poderia ser desenvolvida uma agricultura favorável ao plantio de milho, feijão, arroz e mandioca, os primitivos habitantes foram desenvolvendo as suas plantações, favorecendo com isso a fixação do homem ao povoado, ao obterem êxitos em suas culturas.
Com o desmatamento foram aparecendo grandes áreas para o desenvolvimento da pecuária.
Mereceram também destaque as atividades de garimpo, juntando-se ao clima que favorecia aos seus habitantes.
Com o desenvolvimento do povoado, destacou-se em 1944, a instalação da Agência Postal dos Correios que teve como primeira agente a Sra. Araci da Silva Ruas; o primeiro estafeta, o Sr. Mariano Rodrigues, levava as cartas num burrinho, fazendo o percurso a pé, da cidade de Machacalis a Teófilo Otoni.
Ainda em 1944, foi criada a primeira Escola Municipal, tendo como professora a Sra. Davina Santos, que lecionava em sua própria casa.
Em 1949, o Sr. Nagib Genem, de Teófilo Otoni, voltou as vistas para Pavão, construindo aqui o Prédio Escolar Municipal, o cemitério e escolas isoladas.
Em 1951, foi construída a matriz local, denominada 'Sagrado Coração de Jesus', pelo primeiro vigário, Frei Apolônio, contando com a colaboração do povo.
Em 19 de março de 1954, graças ao trabalho incansável de D. Maria de Lourdes Assis, a primeira Escola Municipal foi transformada em Escolas Reunidas, tornando-se entidade estadual que teve como primeira diretora a Sra. Maria de Lourdes Assis, passando a denominar-se Escolas Reunidas Benjamim da Cunha, hoje, Escola Estadual Benjamim da Cunha, que teve o início de seu funcionamento em 02/08/1954.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pavão era distrito de Teófilo Otoni que abrangia os povoados de Belo Oriente (hoje Novo Oriente de Minas), Frei Gonzaga e Americaninha.
Através da Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962, o distrito de Pavão emancipou-se do Município de Teófilo Otoni que abrangia os povoados de Belo Oriente, Frei Gonzaga e Americaninha, sendo instalado a 1° de março de 1963.

Fonte

Prefeitura Municipal de Pavão.

O município de Pavão está situado no estado do Minas Gerais, que por sua vez representa um dos 26 estados da República Federativa do Brasil.

Praça Lourival Barbosa

 

Entrada da cidade de Pavão

Igreja Sagrado Coração

'Câmara Municipal de Pavão


UM LEQUE DE ATRAÇÕES ESPERA POR VOCÊ!

Imagine-se apreciando lindas formações rochosas ou um belo visual de um lago! Pense como seria
bom você se divertindo em animados eventos culturais, ou mesmo tomando um delicioso banho
de cachoeira! Se conseguiu imaginar-se em todos esses cenários, então Pavão é o seu lugar! Venha
nos fazer uma visita neste lugar de gente simpática e acolhedora!























Nenhum comentário:

Postar um comentário