CIDADE DE NOVA MÓDICA-MG

 MUNICÍPIO DE NOVA MÓDICA

Leaflet | Map data © OpenStreetMap contributors
Nova Módica é uma cidade de Estado do Minas Gerais. Os habitantes se chamam neomodicanos.
O município se estende por 376 km² e contava com 3 600 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 9,6 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de São José do DivinoPescador e Jampruca,Nova Módica se situa a 47 km a Sul-Leste de Itambacuri a maior cidade nos arredores.
Situado a 307 metros de altitude, de Nova Módica tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 18° 25' 60'' Sul, Longitude: 41° 29' 45'' Oeste.
O prefeito de Nova Módica se chama Walter Junior Ladeia Borborema.

Para todas as formalidades administrativas,você pode ir à prefeitura de Nova Módica Rua Damião Martins, 150. Mas você também pode contatar a prefeitura por telefone pelo seguinte número : (33) 3581-1042
Atualizar dados.

Aviso sobre o município2.8 / 5 para o Nova Módica através Cidade Brasil em 28 Maio 2020

O MUNICÍPIO DE NOVA MÓDICA

Aqui disponibilizamos o endereço do município de Nova Módica assim como meios de contactá-lo através do seu número de telefone, número do fax e email. Para mais informações, você pode consultar o site oficial do município.




História

Partindo de Itambacuri a procura de um local ideal para fundar uma Colônia Italiana, o padre Capuchinho Frei Gaspar de Módica, passou por São Pedro(hoje Pescador), e abrindo caminho pela mata, alcançou um Córrego que denominou São Jorge, e ali acreditou ter encontrado o local procurado.
Frei Gaspar de Módica havia conseguido do Estado, a posse de 4.000 alqueires de terras, que seriam distribuídas aos colonos, para o cultivo de café. Assim, em 1927, chegando ao local demarcou o terreno para a fundação de um povoado. O local receberia o nome de Nova Siracusa, ou Barracão, mas como não foi possível a vinda dos Italianos, ficou mesmo conhecido por São Jorge, devido estar à margem do córrego de mesmo nome
Os primeiros habitantes de São Jorge foram as famílias de Filomeno Cardoso de Araújo, Domingos Antônio Gonçalves e alguns membros da família Leal, que ali se estabeleceram, desbravando a região, até que, um pouco mais tarde, Frei Gaspar de Módica determinou a abertura da estrada São Pedro ? São Jorge, possibilitando a vinda de novas famílias, surgindo, assim o povoado. Mais tarde, em 1953, com elevação a distrito, o povo resolveu reconhecer o trabalho de Frei Gaspar de Módica, denominando o distrito de Nova Módica, em homenagem a seu fundador.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:

Dr. Salvino Otoni, então prefeito de Itambacuri, propôs a elevação do povoado a distrito com o nome de Nova Módica, tendo sido elevado pela Lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, com território desmembrado do distrito de Pescador(ex. São Pedro). Pela Lei nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, o distrito de Nova Módica foi elevado a município, com território desmembrado do município de Itambacuri.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA:

O município de Nova Módica está sob jurisdição da Comarca de Itambacuri, de 2ª entrância, desde sua emancipação.

TURISMO E EVENTOS:

Embora não ofereça grande atração turística, Nova Módica vem realizando, sem maiores pretensões, a tradicional Vaquejada, recebendo inscrições de vaqueiros de várias regiões, principalmente dos municípios vizinhos. A Vaquejada de Nova Módica ainda não tem data fixa, variando a cada temporada, de acordo com o entusiasmo dos vaqueiros. Consiste em uma competição de duplas, cada vaqueiro coma sua montaria. Normalmente são utilizados novilhos ágeis. Ao abrir-se a porteira, o novilho corre em disparada, entre dois vaqueiros montados, sendo que o da direita lhe incita a correr e o que está à esquerda deve segurar o novilho pela cauda, derrubando-o dentro das faixas demarcatórias, que servem para contagem de pontos. Vence a dupla que somar maior número de pontos.
A população de Nova Módica também festeja o Carnaval, as festas juninas, o 7 de setembro e o Natal, além da Festa do Padroeiro São Jorge, ocasião em que são montadas barraquinhas e se realizam leilões de prendas oferecidas pelos fiéis ao Santo Padroeiro.

Fonte

IBGE
Logotipo do IBGE



Vídeos

8:29
NOVA MÓDICA MG
KALIL329
YouTube - 7 de fev. de 2014
3:31
PARTE 02 VIDEO CAVALGADA DE SÃO JORGE (NOVA ...
Portal itabirinha
YouTube - 27 de abr. de 2015
16:04
Nova Módica MG
Pelas Minas Gerais
YouTube - 26 de abr. de 2018




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Nova Módica é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 4100 habitantes.

ToponímiaO nome Nova Módica foi dado em homenagem ao frei Gaspar de Módica, um grande religioso que fez um trabalho de evangelização na região. Quando de sua fundação seu nome era São Jorge, da mesma forma que as cidades vizinhas de São Pedro do Pescador e de São José do Divino. Caracteriza-se por ser uma terra de um povo hospitaleiro e amistoso, tendo sua economia baseada no comércio e na pecuária leiteira e de corte.

Dados Gerais

Padroeiro: São Jorge

Feriados Municipais:

23 de Abril - Dia do Padroeiro da Cidade.0 de Dezembro - Dia da Emancipação do Município.

Código Postal:

35113


ToponímiaO nome Nova Módica foi dado em homenagem ao frei Gaspar de Módica, um grande religioso que fez um trabalho de evangelização na região. Quando de sua fundação seu nome era São Jorge, da mesma forma que as cidades vizinhas de São Pedro do Pescador e de São José do Divino. Caracteriza-se por ser uma terra de um povo hospitaleiro e amistoso, tendo sua economia baseada no comércio e na pecuária leiteira e de corte.

Dados Gerais

Padroeiro: São Jorge

Feriados Municipais:

23 de Abril - Dia do Padroeiro da Cidade.0 de Dezembro - Dia da Emancipação do Município.

Código Postal:

35113


Logotipo PNG



PASSEIO EM NOVA MÓDICA-MG


Confraternização de natal em Nova Módica, aproveitando para se refrescar no rio.


Nova Módica/MG

 

Nova Módica  5º Grupamento/ 2º Pelotão/155ª Cia PM/ 19º BPM

 

Endereço: Rua Domingos Antônio Gonçalves, 200, Centro, Nova Módica /MG.

 

Telefone: (33) 3581-1190

 

Nome do Comandante: 3º Sgt PM Marco Aurélio da Silva Couto

 

Distância de Belo Horizonte: 431 KM

 

           Distância de Teófilo Otoni: 104 Km










PMMG - Nova Módica/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário