quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Organizações Populares se mobilizam contra

  O fechamento de Restaurante Popular em Teófilo Otoni



O ano de 2013 mal começou e a população da cidade de Teófilo Otoni, no estado de Minas Gerais, foi surpreendia por uma lamentável notícia: ”o Restaurante Popular fechou!”. 

O Restaurante Popular Irma Zoé, instalado na região central, na parte superior do mercado municipal, é o único Equipamento Público de Alimentação e Nutrição instalado no Vale do Mucuri. Inaugurado no mês de setembro do ano passado o restaurante fornecia 1000 refeições diárias aos trabalhadores do comércio, serviços, do próprio mercado municipal, transeuntes, estudantes secundaristas e universitários. 

A construção de Restaurantes Populares é resultado da parceria dos poderes públicos municipais com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, como parte da estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN). Segundo o site do MDS, funcionam atualmente no país “89 Restaurantes Populares (...) em 73 municípios brasileiros, servindo um total de cerca de 123 mil refeições por dia”. Entretanto, as atividades do Restaurante Popular Irmã Zoé foram interrompidas desde o dia 07 de janeiro, prejudicando a todos esses trabalhadores/ trabalhadoras e estudantes que ali se alimentavam. 

O atual prefeito, Getúlio Neiva (PMDB), como chefe do executivo no município, se pronunciou em vários veículos da imprensa local e regional, mas até o exato momento nenhum parecer oficial foi publicado sobre os motivos da “suspensão das atividades do Restaurante Popular”, como declara o prefeito em entrevista a rede de televisão Inter TV – associada à Rede Globo de Televisão na região. 

Em discordância com a medida tomada pelo poder executivo municipal, organizações populares saíram às ruas da cidade no dia 12 de janeiro convidando a toda população a fazer parte dessa luta pela reabertura imediata do Restaurante Popular. Segundo os envolvidos “o Restaurante Popular é uma conquista do povo e não pode parar de funcionar!”. As organizações afirmam que é dever do Estado garantir ao povo políticas públicas que melhorem sua condição de vida, e o por isso saem às ruas da cidade chamando a fazer parte dessa grande mobilização todos e todas que se sentem indignados, prejudicados com a medida, todas as organizações populares (sindicais, estudantis, religiosas, associações de moradores de bairro, movimentos sociais) que estão comprometidas com os interesses dos trabalhadores da cidade. 







Para entender melhor o Sistema Nacional de Segurança Alimentar, que implanta os Restaurantes Populares nos municípios acesse: http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/equipamentos/restaurantespopulares

Levante Popular da Juventude - MG

Esse restaurante já era... Pois foi inaugurado pela Prefeita e com certeza só volta quando houver um novo prefeito... Para reativar um sonho e direito da população....

Nenhum comentário:

Postar um comentário