terça-feira, 8 de julho de 2025

Forças de Segurança do Ceará finalizam Operação Caminhos Seguros 2025 com 111 capturas


Ao todo, foram cumpridos 87 mandados de prisão, 18 prisões em flagrante, um registro de ato infracional e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)


O trabalho integrado das Forças de Segurança do Ceará, durante a Operação Caminhos Seguros, resultou na captura de 111 suspeitos de envolvimento em crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Caminhos Seguros foi realizada dos dias 30 de abril a 30 de maio e o combate à violência contra crianças e adolescentes foi intensificado com ações preventivas, educativas e ostensivas.  As informações foram divulgadas, na manhã desta quarta-feira (4), durante coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

A Operação Caminhos Seguro é conduzida de forma simultânea em todo território nacional, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em âmbito local, a Operação Caminhos Seguros é de responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), e conta com as  parcerias da Secretaria de Proteção Social (SPS) e da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará (Sedih-CE). Realizada em todas as regiões do estado, a operação ocorreu no mês de maio em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“Durante esse mês, que fez alusão ao Maio Laranja, a Operação Caminhos Seguros realizou ações educativas, além de contar com equipes das Forças de Segurança que atuaram de modo ostensivo, investigativo e preventivo para combater crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes. É essencial destacar que essa é uma ação contínua.  Seguiremos atuando no sentido de investigar, identificar e prender os criminosos que realizam ações dessa natureza”, destacou o coordenador da Copol, Harley Filho.

Estiveram presentes na coletiva, o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), Harley Filho; o diretor de Planejamento e Gestão Operacional (DPGO) da PMCE, coronel Kilderlan Nascimento; a diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da PCCE, Janaína Braga; e a coordenadora de Análises Laboratoriais Forenses da Pefoce, Samyra Brasil.

Balanço 

Ao todo, foram cumpridos 87 mandados de prisão, 18 prisões em flagrante, um registro de ato infracional e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Referente a faixa etária dos suspeitos, cerca de 17% dos capturados possuem entre 54 e 59 anos; 14%, possuem entre 42 e 47 anos; e 13%, estão em idades entre 30 e 35 anos.

A ofensiva abrangeu 140 municípios do Estado, dentre eles: Aquiraz, Beberibe, Crato, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Sobral, Ocara, Pacajus, São Benedito, Quixeramobim e outros. As equipes policiais atuaram em diligências, fiscalizações em locais suspeitos, em veículos, abordagens, atendimentos a vítimas e resgate de crianças e adolescentes, entre outras medidas.

Cumprimentos de mandados de prisão 

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte, com apoio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP), cumpriram um mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável. A captura foi efetuada no dia 24 de maio, na cidade de Limeira (SP).  Conforme as investigações, o suspeito teria cometido o crime nas cidades de Limeira (SP) e em Juazeiro do Norte (CE).

Flagrantes 

A PMCE realizou a prisão em flagrante de um homem, de 54 anos, suspeito de estupro de vulnerável. A captura ocorreu dia 17 de maio, no município de Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. O suspeito já contava com antecedentes criminais por violação de domicílio e ameaça.

Outra ação das equipes de policiais militares ocorreu em Morada Nova (AIS 20). No dia 21 de maio, um homem, de 36 anos, foi preso em flagrante suspeito de outros crimes contra a dignidade sexual.

Ações educativas

Foram realizadas ações educativas que englobaram panfletagem, palestras e ações em mídias digitais. Estima-se que cerca de 21 mil pessoas foram atingidas pelas ações de conscientização. Os profissionais realizaram fiscalizações, verificações de denúncias, palestras em instituições de ensino e campanhas de conscientização sobre prevenção e combate.

Integração

A operação Caminhos Seguros, coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, contou com a participação também da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), e de forças amigas e parceiros.

Tipos de crimes 

São considerados crimes contra crianças e adolescentes qualquer tipo de agressão física ou psicológica, sexual, institucional, negligência e abandono, ou aliciamento para participação em atividades ilícitas.

Perícia Forense

O Núcleo de DNA Forense da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) atua com equipes de peritos e auxiliares de perícia na região Norte do estado, realizando coletas nas unidades prisionais de Sobral e Tianguá. Foram coletados mais de 503 perfis genéticos referentes a essa operação.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As informações podem ser repassadas, ainda, por meio dos números, e do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. O sigilo e o anonimato são garantidos.

https://www.policiacivil.ce.gov.br/2025/06/04/forcas-de-seguranca-do-ceara-finalizam-operacao-caminhos-seguros-2025-com-111-capturas/

CGU e PF apuram desvio de recursos e crime de peculato por Organização da Sociedade Civil no Ceará

 

Operação Preterição investiga fraude em licitação para execução de recursos repassados via emenda parlamentar

Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal participam, nesta terça-feira (17), da Operação Preterição, que investiga crimes em licitação relacionados à prestação de serviços de capacitação de educadoras sociais para prevenção do suicídio e da automutilação, em comunidades de baixa renda, no município de Fortaleza, no Ceará.

Investigação

Os trabalhos tiveram início a partir de denúncia que indicava esquema em processo licitatório realizado por Organização da Sociedade Civil para execução de Termo de Fomento firmado com a União, por meio do Ministério das Mulheres.

Diligências de órgãos parceiros na investigação confirmaram as denúncias e identificaram também indícios de montagem da documentação referente à prestação de contas do recurso público, visando dar aparência de legalidade na aplicação do valor, com indicativo claro de atuação criminosa no desvio em benefício dos suspeitos, além de indícios da prática do crime de peculato.

Operação

A Operação Preterição cumpriu 4 mandados de busca e apreensão nos municípios de Caucaia e Fortaleza, no Ceará, e contou com a participação de 12 policiais federais e 1 auditor e 1 técnico da CGU.

Denúncias

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias.

Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico do Fala.BR.

A denúncia pode ser anônima e, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”. O cadastro deve seguir, ainda, as seguintes orientações: No campo “Sobre qual assunto você quer falar”, basta marcar a opção “Operações CGU”; e no campo “Fale aqui”, colocar o nome da operação e a Unidade da Federação na qual ela foi deflagrada.

Impacto Social

O suicídio é reconhecido como um problema de saúde pública em todo o mundo, com profundas implicações sociais, emocionais e econômicas. É particularmente preocupante entre os jovens, sendo a segunda principal causa de morte naqueles com idades entre 15 e 29 anos. No Ceará, os dados indicam uma tendência de aumento nas taxas de suicídio nos últimos anos. Entre 2009 e 2023, o estado registrou 9.290 óbitos por suicídio, com uma taxa média anual de 7 por 100 mil habitantes, destacando a necessidade de intervenções focadas na prevenção do suicídio e na promoção da saúde mental. Assim, o desvio de recursos invalida a execução de programas voltados para o combate ao suicídio, como o atingido pela investigação.

Assessoria Especial de Comunicação Social da Controladoria-Geral da União

Comunicação Pública