terça-feira, 10 de maio de 2011

Ocorrências e fatos policiais....

Bombeiros resgatam corpo das meninas mortas por afogamento

03 de Mai de 2011 - 11h42min



O Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni localizou na madrugada desta terça-feira os corpos das duas meninas mortas junto com o pai no Rio Araçuaí no último domingo, no povoado Funil, zona rural de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha.
Os cadáveres de Maria Janaína Teixeira Borges, 14 anos, e Vanessa Teixeira Borges, 12 anos, foram localizados por volta das 3h da manhã. O do pai delas, José Antônio Silva Borges, 40 anos,foi resgatado no mesmo dia da tragédia.
Segundo Roseli Neres Teixeira, mãe das meninas, os três nadavam no rio quando,em um determinado momento, as menores teriam montado em um pedaço de bambu, que desceu pela correnteza.
Quando José Antônio viu as filhas em perigo, tentou salvá-las. Ele, porém, acabou se afogando também.
Aos gritos de socorro da mãe várias pessoas se deslocaram até a margem do rio, mas nada puderam fazer.
O corpo de José foi resgatado duas horas depois com a ajuda de mergulhadores amadores do povoado.



Pai e duas filhas morrem afogadas no Rio Araçuaí

02 de Mai de 2011 - 11h33min

Um homem e suas duas filhas morreram afogados neste domingo (1) no Rio Araçuaí, no povoado de Funil, em Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha.
A tragédia aconteceu por volta da 14:30h quando José Antônio Silvas Borges, 40 anos, Maria Janaína Teixeira Borges, 14 anos e Vanessa Teixeira Borges de 12 anos nadavam no rio.
Segundo Roseli Neres Teixeira, mãe das meninas, em um determinado momento as menores teriam  montado em um pedaço de bambu, que desceu pela correnteza.
Quando José Antônio viu as filhas em perigo, tentou salvá-las. Ele, porém, acabou se afogando também.
Aos gritos de socorro da mãe várias pessoas se deslocaram até a margem do rio, mas nada puderam fazer.
O corpo de José foi resgatado duas horas depois com a ajuda de mergulhadores amadores do povoado.
O Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni foi acionado para tentar localizar as meninas, mas até a tarde desta segunda-feira elas não haviam sido encontradas.


Operação da Polícia Civil prende 18 no Vale do Jequitinhonha

01 de Mai de 2011 - 11h31min
Dezoito pessoas foram presas nesta sexta-feira (29) durante uma operação contra o tráfico de drogas, comandada pela Polícia Civil em Itaobim, Medina e Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha de Minas Gerais; Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo e Natal, no Rio Grande do Norte.

De acordo com o delegado Regional de Pedra Azul, Egmar Geraldo da Silva, seis prisões foram em flagrantes e as outras 12 em cumprimento de mandado por tráfico de drogas. Das prisões, duas aconteceram em Pedra Azul, uma em Medina e 15 em Itaobim. Ainda segundo o delegado, dois suspeitos não foram encontrados em Espírito Santo do Pinhal e Natal. Eles teriam cometido roubos e tentativa de homicídios em Minas Gerais.

Ao todo foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão. Os policiais apreenderam três quilos de maconha, dois quilos de crack, cem gramas de cocaína, um veículo, uma moto e aproximadamente R$ 2 mil em dinheiro.

A operação organizada pela Delegacia Regional de Pedra Azul, contou com a participação de 120 policiais e foram usadas 40 viaturas, dois cães farejadores e um helicópterto.


Da nossa região participaram da operação Delegados de Jequitinhonha e Almenara, com equipes de investigadores das cidades de Almenara, Jacinto e Jequitinhonha. Os presos foram encaminhados para a delegacia de Itaobim onde serão interrogados.

Fonte:Diáro do Jequi/Polícia Civil



CASO MARCELA: EXAME DE EXUMAçãO COMPROVA IDENTIDADE DE OSSADA

2011-04-07
TEÓFILO OTONI - A Polícia Civil divulgou ontem (06), durante uma coletiva à imprensa, o resultado da exumação dos restos mortais do empresário Antônio Evaldo Rodrigues Freire, 35. Segundo o laudo pericial, o cadáver encontrado no matagal próximo ao posto Teófilo Otoni em 25 de janeiro é mesmo do empresário. As circunstâncias de sua morte ainda estão sob investigação, mas até o momento, segundo a Polícia Civil, o que se pode divulgar sobre o assunto é que a identidade dos restos mortais é de Antônio Evaldo.
O empresário foi encontrado em avançado estado de decomposição. Ele estava desaparecido desde o dia 04 de janeiro, segundo um boletim de ocorrência registrado pela esposa, a também empresária Marcela Pimenta, 29, que se encontra encarcerada no presídio da cidade por envolvimento em uma quadrilha de assaltos.

Exumação
A exumação foi realizada através de um pedido da Polícia Civil junto à Justiça para analisar o cadáver do empresário e determinar a sua identidade.  De acordo com o delegado Alberto Tadeu Cardoso de Oliveira, o resultado do exame foi feito através de amostras da arcada dentária.  Ele destaca que o procedimento era importante para o inquérito.  “Era importante para a conclusão do inquérito policial a identificação real dos restos mortais. Fizemos a exumação do corpo junto ao cemitério Vale das Flores e concluiu-se o laudo com a ajuda dos dentistas Almir e Vitório. Estes entenderam que os restos mortais são mesmo de Antônio Evaldo Rodrigues Freire, ou seja, o marido da empresária Marcela Pimenta, que se encontra presa no presídio”, completa.
O funcionário do Instituto Médico Legal (IML), Francisco Couy Rodrigues, informou que a confirmação se deu através de uma análise feita entre uma documentação odontológica de em 2008 e as amostras da arcada dentária extraídas na semana passada. Em ambos os casos, foram analisados o material de raio X. “Conseguimos a documentação odontológica de um tratamento de dente que Antônio fez com um dentista em Teófilo Otoni. Baseado nessa documentação, fizemos a exumação e retiramos a arcada dentária, no caso a mandíbula. Foi nomeado o odonto Vitório, que fez a radiografia da atual arcada dentária. Comparando as radiografias da pasta com as outras foram descobertas semelhanças e atestamos que aqueles restos mortais são do Antônio Evaldo”, esclarece ele.
O delegado disse que a comparação das radiografias é confiável e não há possibilidade de erro. Segundo ele, essa não e a primeira vez que o procedimento é realizado na cidade. “Esse exame é igual ao teste de DNA. A arcada dentária de uma pessoa funciona como a digital de um polegar. Houve vários casos, inclusive um de grande repercussão, o do pecuarista Olímpio, morto em Jampruca tendo o corpo carbonizado. Nós conseguimos com a arcada dentária chegar à conclusão de que aquele corpo era o do ruralista”.

Indícios
De acordo com o delegado, o surgimento da apólice de seguro de vida com valor superior a R$ 700 mil feito por Antônio Evaldo beneficiando a esposa, Marcela Pimenta, além do envolvimento desta com uma quadrilha de assaltantes e depoimentos de familiares do empresário a acusando de participação na morte, causaram uma reviravolta na apuração. Ele informou que todas as hipóteses possíveis que envolvem o caso estão sendo investigadas. “Pode ser que houve homicídio e assim o prêmio poderia ser pago independente do autor. Não podemos colocar os dados como certos, pois a investigação é muito minuciosa”, conclui o delegado.



O funcionário do IML Francisco Couy informou que a confirmação se deu pela análise de uma documentação odontológica e as amostras da arcada dentária do empresário



Radiografia dentária feita em 2008 durante tratamento dentário de Evaldo, a partir das análises da época com a arcada dentária atual do cadáver encontrado é que a PC concluiu a identidade do empresário



Antônio Evaldo Rodrigues foi encontrado morto, em estado de decomposição, num matagal próximo ao posto TO em 25 de janeiro



Depois de uma carreta tombar sobre um carro na BR-116, em Teófilo Otoni, região leste de Minas, na tarde desta sexta-feira (13), o motorista do carro sobreviveu de forma incrível. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a carreta saia da MG-217 para entrar em uma avenida – perímetro urbano da BR-116 – quando tombou em cima de um carro que passava no local.

Fugas e rebeliões constantes levam medo a vizinhos


Neste ano houve cinco quebradeiras em Centro Socioeducativo de Teófilo Otoni



 Os moradores do Bairro São Jacinto, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, distante 450 quilômetros de Belo Horizonte, estão assustados com as constantes rebeliões e tentativas de fuga de menores do Centro Socioeducativo São Cosme, que quase sempre terminam em quebradeira.
  


Somente na semana passada foram duas rebeliões. Em uma delas, seis pessoas foram mantidas reféns dos menores. No mês passado, três adolescentes fugiram da instituição depois da visita dos jogadores do América – time local que disputava a primeira divisão do Campeonato Mineiro. A suspeita é de que o pai de um dos envolvidos teria ajudado na fuga. Desde janeiro, os moradores contabilizam cinco rebeliões.


“Não temos paz. É sempre uma quebradeira e ficamos preocupados com nossas famílias. O que fazer se um menor fugir e se esconder dentro de nossas casas?”, argumenta o comerciante Ananias Salomão, de 49 anos. Segundo ele, no último motim pediu que a filha não fosse para casa depois de sair da escola. “Não sabíamos o que poderia acontecer, então, com a minha filha longe dessa confusão, era um problema a menos na minha cabeça”, desabafa.


Na terça-feira da semana passada os internos começaram uma rebelião após o fracasso de uma tentativa de fuga. Seis funcionários da instituição, cinco professoras e um agente foram feitos reféns. Sob ameaça de morte, os internos obrigaram os funcionários do Centro a deixarem o local. Parte dos adolescentes foi para o telhado do prédio. Um juiz e uma promotora da Vara da Infância e Juventude foram chamados para negociar com os internos.


O motim foi contido após ação rápida do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que invadiu o prédio. Os reféns foram liberados sem nenhum ferimento.


Cerca de 12 mil pessoas moram no Bairro São Jacinto. Outro comerciante, que reside a menos de 200 metros da instituição e preferiu não se identificar por medo de represálias, disse que há seis anos, quando o centro de internação foi inaugurado, os moradores do entorno chegaram a promover um abaixo-assinado, pedindo a transferência da unidade para uma área menos habitada do município, já prevendo a tensão provocada por possíveis fugas e rebeliões.


O vereador Gilson Dentista (PR) promete apresentar, ainda nesta semana, no plenário da Câmara Municipal, requerimento convocando a diretora da unidade, Maricélia Martins, para prestar esclarecimentos sobre o sistema de segurança no centro de internação.


Em reunião, Maricélia Martins não falou sobre o assunto. A Secretaria de Estado de Defesa Social informou que não há projeto de mudança do Centro Socioeducativo e afirmou que o número de agentes é suficiente e atende a quantidade prevista nos normativos socioeducativos. Porém, o órgão não informou o número de pessoas que trabalham na segurança.


A Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas designou uma equipe de agentes de segurança e um diretor de segurança de outra unidade socioeducativa para auxiliar a equipe diretiva do Centro de Teófilo Otoni na avaliação da situação, apuração de eventuais falhas e proposição de ações corretivas imediatas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário