segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Conflito agrário provoca detenção de 11 pessoas em Almenara


fundação palmeiras Aranãs
Fundação Palmares reconheceu a região de Marobá Teixeira como quilombola em 2009
Onze pessoas foram presas no final da tarde de terça-feira(29) em Almenara, no Vale do Jequitonhonha, após confronto entre membros do Movimento Sem Terra (MST), comunidade dos Quilombolas Marobá dos Teixeira, proprietários das Fazendas Marobá e Singapura.
Com os suspeitos foram apreendidos dois revólveres e sete armas brancas, entre facas e facões. Segundo relatos, os proprietários da fazenda estariam contratando pessoas armadas para tomara posse da fazenda.
A Polícia Militar recebeu as denúncias e atuou preventivamente, evitando a formação dos grupos e o agravamento dos conflitos.
Desde 2004, 30 famílias do MST estão acampadas na Fazenda Marobá, que tem área de 3 mil hectares e está localizada a 33 km de Almenara.
O INCRA tem interesse na área para fins de reforma agrária e assentamento de 60 famílias. O Instituto de Terras de Minas Gerais (ITER-MG) também tem interesses na área, além da Fundação Cultural Palmares, que reconheceu em 2009 a existência de uma comunidade quilombola que vive na localidade há mais de 100 anos.
A disputa pela posse da terra se agravou na terça-feira, quando o pecuarista Kenio Ávila quecomprou parte da Fazenda expulsou 200 cabeças de gado pertencentes aos ocupantes da Comunidade dos Quilombolas e MST.
O gado foi solto na rodovia que liga Almenara à Bandeira/MG. Um boletim policial foi registrado contra o fazendeiro, acusado de expor pessoas à perigo com animais em via pública. O gado foi recolhido e apenas dois animais desapareceram.
Segundo os membros do MST , do Acampamento 16 de Abril , e ocupantes da Comunidade dos Quilombolas, um dos vaqueiros da fazenda efetuou vários tiros intimidando os ocupantes durante a retirada do gado.
Os proprietários da Fazenda afirmam que foi tentada uma negociação com os ocupantes que se recusaram a vender ou a retirar o gado das terras.
A partir das denúncias, a Polícia Militar desencadeou operação com o intuito de prevenir atuação de grupos armados.
Segundo a PM, das onze pessoas presas, nove teriam passagens pela Polícia com crimes que variam de tráfico de drogas à tentativa de homicídio e um deles teria que cumprir prisão domiciliar.
O delegado de Almenara, Felipe Uti abriu inquérito para apurar o caso. Apenas uma pessoa permenece presa.Ela vai responder processo por posse ilegal de armas
Fonte: Gazeta de Araçuai

Veja Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário