quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Vereador de BH propaga racismo religioso ao atacar Lula nas redes sociais

 'Lula busca as forças ocultas africanas', disse Ciro Pereira no Instagram; ex-presidente se reuniu com Movimentos Sociais e Culturais em Fortaleza, no sábado

Estado de Minas
postado em 24/08/2021 17:34
(crédito:  Redes sociais/Reprodução)
(crédito: Redes sociais/Reprodução)

O vereador de Belo Horizonte Ciro Pereira (PTB) publicou, nesta terça-feira (24/08), nas redes sociais, um post que propaga racismo religioso.

''Engana-se quem pensa que não existe uma guerra espiritual acontecendo. Lula busca as forças ocultas africanas, foi ungido e benzido por várias entidades. Para ele vale tudo, sede de poder. A guerra começou e eu luto pela minha família e pelo futuro da minha pátria'', disse Pereira em sua conta no Instagram.

Acompanhada da mensagem, o parlamentar publicou uma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um encontro com Movimentos Sociais e Culturais em Fortaleza (CE) no último sábado.

A fala preconceituosa logo repercutiu na Câmara Municipal. ''Racismo religioso é o que a gente vê dos bolsonaristas na Câmara. O vereador Ciro declarou guerra às religiões de matriz africana. Grotesco'', disse a vereadora Iza Lourença (Psol).

''Todo repúdio ao ódio deles contra o nosso povo. Viva as culturas de matriz africana! Racistas não passarão'', continuou a parlamentar.

A vereadora Macaé Evaristo (PT) também usou as redes sociais para repudiar a fala do colega de Legislativo. ''Basta de racismo religioso. Ser abençoado por pastor pode e por mãe de santo não pode, Ciro? Defendo a laicidade do estado. Religião cada um tem a sua e a gente respeita,'' disse.

O crime de racismo, previsto na Lei 7.716/1989, implica os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião.


seta-imagem-animada-0182

Parlamentares cearenses devem aderir pró-Bolsonaro no dia 7à manifestação 

Em Fortaleza, está prevista a realização de carreata, motociata e bicicleata com ponto de partida do entorno da Arena Castelão

12:44 | Set. 02, 2021 Autor Vítor Magalhães Tipo Notícia


Especialistas são unânimes em afirmar que o cenário é preocupante. Entenda a manifestação em apoio ao presidente Bolsonaro marcado para 7 de setembro e o receio de um golpe(foto: Alan Santos/PR)

   

As manifestações pró-Bolsonaro, marcadas para o feriado do próximo 7 de setembro em todo o País, devem ganhar, em Fortaleza, a adesão de políticos alinhados ao governo federal. O deputado federal Capitão Wagner (Pros), o senador Eduardo Girão (Podemos), o deputado estadual André Fernandes (Republicanos) e os vereadores Carmelo Neto (Republicanos) e Priscila Costa (PSC) são alguns dos nomes que devem marcar presença nas ruas e têm divulgado, via redes sociais, os atos da próxima terça-feira.

 

"Vamos estar na cidade nesse dia e vou me encontrar com os amigos. O questionamento ao STF e ao Congresso é legítimo. Quem ocupa função pública, tem que ter a consciência de que estamos sujeitos a críticas. Infelizmente, o STF tem sido duro ao reagir sobre críticas", disse Wagner, pré-candidato ao governo, à coluna do jornalista Eliomar de Lima do O POVO.

 

Sobre o assunto

Governos estaduais reforçam ações contra violência em atos de 7 de Setembro

Evangélicos e caminhoneiros intensificam convocação para 7 de setembro no Twitter

Manifestação de 7 de setembro pró-Bolsonaro: últimas notícias de hoje, 2

Em resposta a um internauta no Facebook, Eduardo Girão disse que vai às ruas dia 7 "pacificamente pela liberdade de expressão como pilar fundamental da democracia". No Twitter, o senador escreveu: “Compra de fuzis e 'canetadas' do STF mais atrapalham do que ajudam o Brasil a encontrar PAZ. Um erro não justifica outro. LIBERDADE se conquista com consciência política e exercício da cidadania. Irei ao ato pacífico dia 07/09 apenas pelo direito a livre opinião, hoje sob ataque no país".



André Fernandes publicou uma peça publicitária chamando para o ato. “Dia 07 estaremos todos na rua, por nossa liberdade e pelo respeito à Constituição”, escreveu o parlamentar cearense. Já o vereador Carmelo Neto afirmou que a manifestação não vai tolerar vandalismos, ao mesmo tempo em que fez críticas aos atos da esquerda.

 

“Há relatos de que existem grupos ‘black blocs’ se organizando para se infiltrarem nos movimentos de 7 de setembro... Precisamos estar atentos! Não podemos ser confundidos com a esquerda. NÃO TOLERAMOS VANDALISMO”, pontuou. Assim como eles, a vereadora de Fortaleza Priscila Costa (PSC), também tem chamado apoiadores às ruas.

 


Na Capital, está prevista a realização de carreata, motociata e bicicleata com ponto de partida do entorno do estádio Castelão segundo grupos como o Movimento Endireita Fortaleza, Mulheres Conservadoras Ceará e Conexão Patriota, que tem divulgado a programação.

 

"Deus no controle! No dia 7 de setembro nós temos o dever de irmos todos as ruas para apoiar esse homem e defender nossa liberdade", lê-se na legenda de uma das publicações de movimentos que apoiam o presidente Bolsonaro.

 

Os atos defendidos e incentivados pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como uma demonstração de força nas ruas, têm preocupado pesquisadores e políticos com a possibilidade de tentativas de ataques às instituições democráticas.

 

As convocações ocorrem num momento de fragilidade política do presidente, que tem feito investidas contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes que foi rejeitado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Com os atos, Bolsonaro visa engajar a base mais fiel a seu projeto num dia simbólico para esses grupos.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2021/09/02/parlamentares-cearenses-devem-aderir-a-manifestacao-pro-bolsonaro-no-dia-7.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário