quinta-feira, 3 de março de 2022

Em fúria, homem destrói loja de celulares em JF e faz ameaça de morte

 Cliente alegou que, pela lei, estabelecimento seria obrigado a devolver o dinheiro; diante de negativa, atacou o estabelecimento

02/03/2022 21:53 - atualizado 02/03/2022 22:08

Homem de 34 anos deixou rastro de destruição no estabelecimento localizado no Centro da cidade na última sexta-feira (25/2)
(foto: Circuito interno de TV/Reprodução)
Ataques de fúria e ameaça de morte deram o tom do embate travado por um homem de 34 anos contra os funcionários de uma loja de celulares no Centro de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Insatisfeito com o atendimento e sem chegar a um acordo, ele deixou um rastro de destruição no estabelecimento na última sexta-feira (25/2). Ao Estado de Minas, a Polícia Civil informou na tarde desta quarta-feira (2/3) que o caso será investigado. O suspeito – identificado pelas câmeras do circuito interno de TV – ainda não foi ouvido.
 
O funcionário da loja e técnico em eletrônica Newton Ferreira Coutinho, de 50 anos, disse que foi ele quem realizou a venda de um celular para o homem, em 25 de janeiro, pelo valor de R$ 680. “Após 30 dias, ele voltou à loja alegando que a bateria não estava durando. Eu propus a substituição dela, mas ele não quis e pediu o dinheiro de volta. Ofereci outro modelo de telefone pelo mesmo valor que foi pago, porém ele também não aceitou, voltando a exigir o ressarcimento”, conta Newton.


 Conforme o advogado e especialista em direito do consumidor Filipe Costa de Oliveira, a empresa só seria obrigada a restituir integralmente, a pedido do cliente, o valor pago caso, após 30 dias, ela não tenha conseguido reparar o defeito da mercadoria. 
Diante da negativa da loja em devolver o dinheiro, o cliente teve um ataque de fúria e iniciou a destruição do estabelecimento. Conforme as imagens das câmeras de monitoramento interno, após derrubar o primeiro balcão, o homem volta a exigir a devolução do valor pago pelo aparelho.
 
“(...) Então me devolve (o dinheiro). É lei. Tá na lei”, exclama. Na sequência, quando um dos funcionários diz que ligará para a polícia, o cliente fica mais irritado e continua a destruir a loja. “Eu vou voltar e fechar a sua empresa e se bobear, daqui a pouco, o seu CPF”, afirma o agressor pouco antes de deixar o local.
 
A expressão

CPF CANCELADO - YouTube

 tornou-se popular no país nos últimos anos como forma de se referir à morte de uma pessoa. Geralmente, o termo tem sido empregado nos casos de execuções feitas durante operações policiais. 
 

Prejuízo de pelo menos R$ 15 mil

 
O proprietário da loja, Victor Hugo de Oliveira, de 33 anos, disse que ainda está contabilizando os prejuízos. “Ainda não consegui fazer um levantamento preciso, mas, com toda certeza, tive pelo menos R$ 15 mil em perda material. Todos os aparelhos à venda que estavam no balcão foram quebrados, entre outros produtos e acessórios”, inicia.
 
Conforme o empresário, muitos outros clientes terão que ser ressarcidos, pois os telefones de todos eles, deixados na loja para manutenção, foram danificados. “Na hora fiquei muito preocupado, com receio de que meus funcionários, e outra cliente que estava na loja, ficassem feridos. Ele estava descontrolado! Vou entrar com uma representação na Justiça contra ele. Uma pessoa não pode entrar em um estabelecimento, quebrar tudo e ficar por isso mesmo”, avalia.
 

Advogado fala sobre direito do consumidor

 
Conforme pontua o advogado Filipe Costa de Oliveira, o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece até 90 dias para reclamar de produtos duráveis, como é o caso de um aparelho eletrônico. No entanto, esse prazo é para defeitos aparentes ou de fácil constatação.
 
“Podemos alegar que o vício de uma bateria é algo oculto. Nesse caso, o prazo de 90 dias começaria a correr a partir do momento que ficasse evidenciado o defeito, conforme está previsto no terceiro parágrafo do artigo 26”, explica o advogado, que também é especialista em direito do consumidor.
 
Conforme Filipe, quando o consumidor constata um vício, o artigo 18 do CDC estabelece que ele deve encaminhar o produto ao fornecedor, lojista ou fabricante para que seja feito o reparo no prazo de 30 dias.
 
“Caso o problema não seja resolvido neste período, apenas nesta hipótese o consumidor poderá escolher entre três possibilidades: a substituição do produto por outro da mesma espécie, a restituição imediata da quantia paga, com o valor atualizado, ou o abatimento proporcional no preço – que seria a opção do cliente ficar com a mercadoria, mesmo com defeito, tendo parte do valor restituído”, finaliza.

https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/03/02/interna_gerais,1349574/em-furia-homem-destroi-loja-de-celulares-em-jf-e-faz-ameaca-de-morte.shtml?utm_source=hardnews&utm_medium=hardnews&utm_campaign=score&utm_term=undefined                                                           

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Homem agride com corrente dois repórteres da Globo em São Paulo

Um dos jornalistas terá que se submeter a uma cirurgia na mão para conter danos provocados pela agressão com a corrente

CB

Correio Braziliense

postado em 03/03/2022 19:52

  

Globo publicou imagens do agressor, tiradas pelos repórteres antes do episódio. Motivações do homem não foram reveladas -  (crédito: TV Globo/Reprodução)

Globo publicou imagens do agressor, tiradas pelos repórteres antes do episódio. Motivações do homem não foram reveladas - (crédito: TV Globo/Reprodução)

Dois repórteres da TV Globo foram agredidos por um homem, com uma corrente de metal e um cachorro, durante a gravação de uma reportagem sobre a feirinha da madrugada, no Brás, em São Paulo, na tarde de quarta-feira (2/3). Renato Biazzi e Ronaldo de Souza foram alvos de xingamentos e golpes de corrente, além de serem ameaçados pelo animal.

  

O repórter cinematográfico Ronaldo de Souza passará por uma cirurgia na mão para conter danos provocados pela agressão com a corrente. A notícia foi compartilhada nesta quinta-feira (3/3), durante o telejornal SP1, pelo âncora da emissora, Alan Severiano.

 

“Este homem, que segurava um cachorro amarrado a uma corrente, se aproximou e começou a xingar os repórteres que faziam imagens no local. Um golpe acertou a mão do repórter cinematográfico Ronaldo de Souza. Ele está bem, mas terá que fazer uma cirurgia”, disse Alan.

 

O jornalista também afirmou que a motivação do homem não foi revelada. Em 2021, o telejornal SP1 veiculou uma reportagem em que revelava a interferência de milicianos no bairro, que atuam no controle de venda de produtos piratas, exploram vendedores e chegam a ter até mesmo o conhecimento dos dias das operações de fiscalização feitas pela Prefeitura de São Paulo. Após a notícia, a polícia da cidade investiga o caso.

 

"A TV Globo repudia com veemência a violência, se solidariza com seus profissionais, tomará as medidas legais e adverte mais uma vez que todos aqueles que agridem com declarações o trabalho da imprensa estimulam este tipo de ato”, finalizou o âncora.

https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/03/4990154-homem-agride-com-corrente-dois-reporteres-da-globo-em-sao-paulo.html

Um comentário:

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