sábado, 13 de abril de 2024

Itambacuri - MG, parabéns pelos 151 anos

Santuário

Nossa Senhora dos Anjos

Itambacuri – MG

A 19 de fevereiro de 1873, ao local onde hoje se acha a sede do Município de Itambacuri, chegavam os primeiros brancos, os capuchinhos Frei Serafim de Gorízia e seu auxiliar imediato, Frei Ângelo de Sassoferrato, com pequena comitiva de trabalhadores e alguns índios mansos. Frei Serafim de Gorízia partira poucos meses antes, ao expirar de 1872, do Rio de Janeiro, com destino a Filadélfia (hoje, Teófilo Otoni), com a incumbência de formar um aldeamento para a catequese de índios dos vales do Mucuri e São Mateus. Após a estafante caminhada pela extensa região, em busca de local apropriado, extasiou-se com a magnífica visão panorâmica da área, alcançada desde o divisor de águas do rio Itambacuri e córrego d'Areia, e por esta se decidiu. 

 

Em fins de fevereiro, um dos primeiros cuidados do desbravador foi a abertura de uma estrada, ao estilo da época, simples picada, que Ihe facultasse receber e enviar tropas a Filadélfia. Logo a seguir outros moradores da região, atraídos pela fama de comuna ordeira e progressista que se estava formando, foram acorrendo e se fixando, consolidando as obras do dinâmico Frei Serafim.

 

Quatro anos após, contava o povoado com algumas dezenas de casas, uma igreja e quatrocentos a quinhentos índios nos trabalhos da lavoura. Em 1873, o aldeamento possuía um patrimônio de cinquenta e cinco mil cruzeiros, segundo relatório de seu fundador ao Governo do Estado.

 

A preocupação pela educação dos indígenas e 'nacionais' era grande por parte dos fundadores. Perceberam que o aldeamento só poderia prosperar através da educação de seus moradores. Dado a dificuldade em conseguir professores bem preparados cogitaram na fundação de um colégio, que não só atendesse à educação dos menores, como à formação de professores.

 

Assim, em 3 de julho de 1907, chegaram da Itália quatro religiosas Franciscanas para assumir a direção da Escola. O progresso conseguido foi tão grande, que em 1912 foi inaugurado o curso secundário e em 1926, por decreto estadual, o colégio Santa Clara adquiriu as regalias da Escola Normal.

 

A vida econômica e social do povoado desenvolveu-se em ritmo normal, até sua elevação à categoria de distrito, e, posteriormente, de Município havendo sua sede recebido foros de cidade em 1924.

 

Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/itambacuri/histórico


                             OBS.. O  NEILANDO NÃO PERDE UMA CHANCE DE SE PROMOVER,JÁ QUE O HOSPITAL REGIONAL  TA QUIETO NE ,KK               


           

Barco encontrado à deriva no Pará tinha 20 corpos em decomposição, diz MPF

Embarcação foi avistada por pescadores em uma área conhecida como "Barra do Quatipuru", no litoral paraense; MPF vai abrir duas investigações para acompanhar o caso

13/04/2024 

O Ministério Público Federal confirmou, na tarde deste sábado (13), que o barco encontrado à deriva no Pará tinha 20 corpos em decomposição. A embarcação foi avistada por pescadores em uma área conhecida como ?Barra do Quatipuru?, próximo à praia de Ajuruteua, em Bragança, no litoral paraense.

O procurador-chefe do MPF no Pará, Felipe de Moura Palha, determinou a abertura de duas investigações: uma na área criminal e outra na área cível. A apuração será realizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF para a defesa de direitos humanos.

O órgão explica que a investigação criminal foca em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores. Já a investigação cível concentra-se em questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes.

Corpos em barco a deriva

O barco foi encontrado a deriva por pescadores na manhã deste sábado. A Polícia Federal informou que foi acionada para acompanhar o caso, mas ainda não divulgou informações sobre a ocorrência. O Corpo de Bombeiros e o Instituto Médico Legal (IML) também foram acionados.

https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/46433/barco-encontrado-a-deriva-no-para-tinha-20-corpos-em-decomposicao-diz-mpf

Nenhum comentário:

Postar um comentário