sábado, 6 de abril de 2024

MP denuncia que bombeiro aposentado matou policial penal por não aceitar que ele era negro

 Caso ainda precisa ser analisado e julgado pela Justiça. Policial penal foi assassinado na madrugada do dia 26 de fevereiro em um bar do bairro Santa Tereza, Região Leste de Belo Horizonte.

Por Zu MoreiraRodrigo Salgado, g1 Minas — Belo Horizonte

--:--/--:--

Policial penal é morto em briga, na capital

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou à Justiça o bombeiro militar aposentado Naire Assis Ribeiro por preconceito racial e pelo homicídio do policial penal Wallysson Alves dos Santos GuedesEle foi morto em um bar no bairro Santa Tereza, Zona Leste de Belo Horizonte, em 26 de fevereiro.

A instituição ouviu oito testemunhas e concluiu que o crime foi motivado por intolerância racial. A denúncia diz que o bombeiro ficou inconformado com o fato de a vítima estar armada e ter se identificado como policial, sendo negro.

O MPMG teve acesso aos chamados que o bombeiro fez à polícia, em que solicitava o empenho de militares pois havia um "negro", um "haitiano" se identificando como policial (leia a conversa abaixo).

Transcrição do chamado, obtido pela Polícia Civil e que embasou a denúncia do Ministério Público. — Foto: Reprodução

Transcrição do chamado, obtido pela Polícia Civil e que embasou a denúncia do Ministério Público. — Foto: Reprodução

Como a PM não se deslocou até o local, o bombeiro, também armado, voltou ao bar e atirou várias vezes contra o policial -- motivo que o MP apontou como "recurso que dificultou a defesa da vítima". A denúncia ainda citou que o suspeito colocou os outros frequentadores do bar em risco.

O caso está sendo analisado pela Justiça que, posteriormente, decidirá se acata ou não a denúncia. A pena por homicídio é de 12 a 30 anos, enquanto a de preconceito racial é de um a três anos e multa.

A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e não teve retorno até o momento. O g1 não conseguiu contato com a defesa de Naire Assis Ribeiro.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2024/04/03/mp-denuncia-que-bombeiro-aposentado-matou-policial-penal-por-nao-aceitar-que-ele-era-negro.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário