quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Batalhão de Polícia Militar comemora 30 anos

  De fundação...

TEÓFILO OTONI – No próximo dia 09 de dezembro, a Polícia Militar estará comemorando o Trintenário do 19º BPM. Instituição renomada em Teófilo Otoni, a unidade completa 30 anos de inúmeras conquistas para a cidade e região.


 

    
A instalação
Criado pelo Decreto nº 22.507 de Novembro de 1.982 do então Governador de Minas Gerais, Francelino Pereira dos Santos, o 19º Batalhão de Polícia Militar foi instalado e inaugurado através do Decreto nº 22.523 de 07 de dezembro do mesmo ano com a missão constitucional da manutenção e preservação da ordem pública nas 61 cidades e 29 distritos que pertenciam a circunscrição da Unidade, a qual compreendia os Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus.
Inicialmente, a Unidade foi instalada a Rua Don José de Hass, bairro São Diogo, sendo posteriormente transferida para o bairro São Jacinto.

Sede atual   
Em dezembro de 1987 foi inaugurada pelo Governador Newton Cardoso, a nova sede do 19º BPM, localizada à rua Helmuth Neumann, nº 100, bairro São Jacinto.
Com a recente criação do 44º BPM de Almenara e da 24ª Cia PM Independente em Itaobim e 26ª Cia PM Independente em Nanuque, a área de competência da Unidade restringiu-se ao Vale do Mucuri e parte do São Mateus sendo responsável por 21 cidades e cerca de 80 distritos, córregos e povoados, prestando segurança pública a cerca de 355.154 cidadãos mineiros em uma área de mais de 18.000 Km². Instalado em local geograficamente estratégico no Estado de Minas Gerais, a área do 19º BPM é cortada pelas BR-116, MG-409 e MG-217 e BR-418, que ligam ao Espírito Santo e praias do Sul da Bahia e Nordeste do País. Estruturado em cinco companhias, sendo quatro operacionais, oito Aisps e 14 Pelotões, a Unidade conta com um efetivo de 562 policiais militares.
   
Conquistas ao longo do tempo
Ao longo de sua existência o 19º BPM vem alcançando inúmeras conquistas. Recentemente, nos anos de 2010 e 2011, a Unidade foi agraciada com o primeiro lugar no cumprimento das metas pactuadas com Governo do Estado referentes a redução dos índices de crimes violentos. Através de políticas de prevenção e projetos sociais bem como a reestruturação de suas Companhias e implantação de um novo modelo de policiamento na área central, o 19º BPM vem prestando excelentes serviços a população de Teófilo Otoni e região.

POPI
Problemas de segurança pública vinham se avolumando junto às escolas e colégios, e neste sentido foi criado em nível regional, o POPI - Polícia de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, projeto que trabalha de forma estratégica, com duas frentes simultaneamente: POPI Prevenção e o POPI Cidadania. O primeiro atua na forma do policiamento ostensivo nas imediações das escolas e dentro dos educandários quando necessário, mantendo contato direto com os professores, diretores, afim de incentivar o relacionamento com a PM, aumentar o grau de confiabilidade e coibir a prática de crime no interior do estabelecimento educacional, bem como no seu entorno. As guarnições também são empenhadas no atendimento de ocorrências envolvendo crianças e adolescentes.
Já o POPI Cidadania é fase do projeto em que, militares treinados ministram aulas junto às crianças e adolescentes das escolas. Por meio de palestras, teatros e campanhas educativas, são trabalhadas noções de cidadania, cordialidade, respeito aos símbolos pátrios, entre outros, e ao final do semestre letivo, o aluno recebe o certificado do POPI Cidadão. O projeto atende, atualmente, cerca de 30 escolas.

PROERD 
O PROERD é um programa essencialmente preventivo ao uso de drogas e à contenção da violência em todos os seus aspectos. O referido Programa tem como objetivo evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes no contexto hodierno, o que desperta a consciência para esse problema e também para a questão da violência. O Programa é difundido por meio de aulas ministrada por militares capacitados, os quais ensinam aos alunos técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros e auxílio para que adquiram consciência da necessidade de dizerem não às drogas e à violência. Ressalta-se que o 19º BPM tem em sua área de atuação a realização do Programa em 50 escolas.

PCAC
Implementado no final de 2.008, o Policiamento Comunitário da Área Central - PCAC foi criado com o objetivo de prevenir o cometimento de crimes na área central de Teófilo Otoni. Esta modalidade de policiamento consiste no emprego de militares no policiamento sozinhos e em locais estratégicos e demarcados, com vistas a prevenção da incidência de crimes na região central da cidade buscando uma maior aproximação com a comunidade e comerciantes locais.

CONSEP
Em virtude de buscar combater o crime em suas causas, bem como angariar o apoio da comunidade em beneficio do bem estar social, o 19º BPM tem realizado, por meio do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP), parceria junto aos cidadãos pertencentes aos setores da Unidade.
O CONSEP tem por objetivo desenvolver programas de prevenção da criminalidade com a participação da comunidade, cumprindo a função de planejar junto com a polícia as estratégias de policiamento, enfatizando-se a prevenção e reforçando a importância de se aproveitar a potencialidade de todos os atores sociais que convivem nos municípios e bairros integrantes das circunscrições atribuídas à responsabilidade territorial das Frações da Polícia Militar.
A área do Batalhão conta, atualmente, com 13 CONSEPs estruturados e 10 em estruturação, o que se enquadra à filosofia de Polícia Comunitária e à utilização de novas estratégias no combate à criminalidade. 

Postos de REDS
Os postos do REDS( Registros de Eventos de Defesa Social) estão sendo criados para registros das ocorrências policiais, dando maior rapidez e agilidade dos militares na prestação de serviço a comunidade

Operação Teçá
“Teçá” significa “olhos abertos”. Este tipo de operação visa, em primeiro momento, à realização de Corredores de Segurança Ostensivo, sendo empregados militares em viaturas policiais, os quais deverão ocupar locais previamente estabelecidos na área central da cidade através de um processo rotativo de viaturas na ocupação de pontos bases e patrulhamento na área da 47ª Cia.


Instalações do 19º BPM na rua Dom José de Hass
Instalações do 19º BPM na rua Dom José de Hass












Instalações do 19º BPM na rua Helmuth Neumann
Instalações do 19º BPM na rua Helmuth Neumann












Batalhão da Polícia Militar localizado à rua Helmuth Neumann, nº 100, bairro São Jacinto
Batalhão da Polícia Militar localizado à rua Helmuth Neumann, nº 100, bairro São Jacinto











Fachada do prédio
Fachada do prédio











Área de atuação
Área de atuação


















Ao longo da história do 19º BPM passaram pelo comando da Unidade diversos oficiais da Polícia Militar
Ao longo da história do 19º BPM passaram pelo comando da Unidade diversos oficiais da Polícia Militar












Policia Militar nas escolas
Policia Militar nas escolas












Militares do Proerd
Militares do Proerd












Policiamento comunitário na área central
Policiamento comunitário na área central












Inauguração do Posto do Reds na Rua Dr. João Lorentz
Inauguração do Posto do Reds na Rua Dr. João Lorentz












Corredor de Segurança Ostensivo
Corredor de Segurança Ostensivo





Nos não podemos nos esquecer das polêmicas ocorridas nessa mesma instituição





Nenhum comentário:

Postar um comentário