quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Prefeitura de Teófilo Otoni decreta estado

De emergência...



A prefeita Maria José reuniu-se na manhã desta quinta-feira (29), com os secretários municipais e representantes da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para abordarem os danos causados pelas chuvas da noite desta quarta-feira (28) em Teófilo Otoni.
Choveu aproximadamente 116 mm no período de nove horas interruptas, o que ocasionou inundações em diversos bairros, tais como: Ipiranga, Tabajaras, Castro Pires, Laerte Laender, São Jacinto, Gangorrinha (Turma 38), Turma 37, Viriato, São Cristóvão, Palmeiras, Vila Esperança, Jardim São Paulo e Vila Barreiros.

Equipe da prefeitura efetua trabalho de limpeza da Rua Soares da Costa, no Bairro Concórdia
Devido ao grande volume de chuvas, 10 mil famílias foram afetadas, 06 Unidades de Saúde sofreram danos e 50 mil metros de vias públicas foram danificadas e/ou interditadas. Já os bairros Soares da Costa, Manoel Pimenta, Corredor Gazzinelli, Gangorrinha e Minas Novas estão sem água potável.

Diversas vias públicas foram danificadas pelas chuvas e tiveram de ser interditadas
Após o parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a prefeita Maria José decretou Estado de Emergência no munícipio com base no inciso IV do artigo 24 da Lei nº 8.666 de 21.06.1993.
O secretário de Serviços Urbanos, Samuel da Costa Salim, disse que desde as 2h da manhã, equipes da secretaria estão trabalhando incessantemente. “Estamos com quatro máquinas, sete caçambas e 40 homens nas ruas. Já nas primeiras horas do dia desobstruímos a Av. Adib Cadah, a Rua Nair Soares no Bairro Tabajaras, limpamos também a Rua Teodolindo Pereira e Alíbio Rodrigues, estamos com equipes no Bairro Viriato, Rua Soares da Costa, Rua Altamiro Nunes Leite, Rua Senhor dos Bons Passos, Corredor Gazzinelli, Rua Rachid Handere e no Posto de Saúde da Família do Bairro São Cristóvão. Estamos dando prioridade para a desobstrução das vias para que não atrapalhe o serviço dos carros de emergência e de prestação de socorro”- disse.

Samuel Salim destacou que as equipes da secretaria de Serviços Urbanos estão trabalhando inicialmente com a desobstrução de diversas ruas
A Prefeita Maria José afirmou durante uma coletiva de imprensa que apesar dos danos, o governo já havia tomado algumas precauções para esse período de chuvas. “Desassoreamos os rios, efetuamos a limpeza dos bueiros e das vias para prevenir maiores transtornos. A Secretaria de Assistência Social e Habitação já vinha realizando o cadastrando das famílias que possuíam casas em área de risco. Enfim, a chuva veio muito forte, previa-se uma chuva de 46 mm, mas choveu 116 mm, o que  ocasionou  muitos danos. Aproximadamente 100 famílias estão desabrigadas, algumas foram levadas para o Cevida, outras estão em casas de amigos e parentes e provavelmente alguns devem ir para a Praça de Esportes.

Maria José afirmou que a prefeitura tem trabalhado juntamente com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar e que as equipes de trabalho estão fazendo o possível para que tudo volte à normalidade
A prefeita Maria José destacou também que o munícipio tem trabalho em sintonia com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar para solucionar os problemas gerados pelas chuvas. “Amanhã receberemos representantes da Coordenadoria da Defesa Civil do Estado, juntamente com uma equipe de saúde para ajudar na prevenção de possíveis doenças. Após as chuvas, virá também um caminhão de produtos para a limpeza das ruas, alimentos e material de higienização. O deputado federal Fábio Ramalho nos ligou disponibilizando o seu gabinete assim como o deputado estadual Neilando Pimenta, ambos estão empenhados junto ao governo federal para que a ajuda chegue aqui o quanto antes. Mais uma vez as chuvas castigaram nossa cidade, mas estamos fazendo o possível para que tudo volte a normalidade. Pedimos as famílias que ainda estão em lugares de risco e resistem sair, que por favor atenda as orientações. Decretamos o Estado de Emergência e esperamos a contribuição e compreensão de todos”- finalizou a prefeita. (Redação: Hyanne Schultz/ Fotos: Sergio Guimarães e Tharik Paulino)

Equipe realiza retirada de lama da Av. Luiz Boali e da Rua Alípio Rodrigues, ambas no Bairro Ipiranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário