terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Áudio flagra detento chamando presídio de 'escritório do tráfico' no RS

Em conversa pelo telefone, detento da Pasc fala sobre como vê o presídio.

Quadrilha é suspeita de tráfico de drogas e assassinatos no Vale do Sinos.

Do G1 RS


00:00/01:35










10/02/2015 06h56 - Atualizado em 10/02/2015 10h26

Uma gravação telefônica divulgada com exclusividade nesta terça-feira (10) no Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (confira no vídeo), mostra a impressão de um detento da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) sobre a casa prisional. Questionado por uma mulher sobre as características do presídio localizado na cidade da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul, o homem afirma que se trata de um "hotel", onde funciona o "escritório do tráfico".

A gravação é parte de uma investigação do Ministério Público sobre uma quadrilha suspeita de cometer tráfico de drogas e assassinatos no Vale do Sinos. Uma operação cumpriu 10 mandados de prisão na manhã desta segunda-feira (9). No áudio, o preso explica como funciona o crime dentro da penitenciária.

"Aqui a rapaziada faz o escritório do tráfico dentro, daí tem que ser tudo devagar, tudo (...) para não alvoroçar os 'homens', sabe", diz o detento logo depois de responder afirmativamente à interlocutora, que perguntou se a Pasc era como "um hotel". Na sequência, ele afirma que, na cadeia de Charqueadas, "é muito acomodado".

Além da Pasc, os grupos agiam também no Presídio Central de Porto Alegre. Em uma comparação com outra penitenciária, sem especificar qual, o preso brinca que as situações se diferem. "Lá não tem essa de escritório. Eles ganham dinheiro na rua, na cadeia eles só sobrevivem. Aqui eles fazem o contrário, eles ganham dinheiro na cadeia, vão para a rua e ficam se arrastando", conta.

Assassinatos por encomenda
Durante as investigações do MP, foam obtidos áudios que mostram o grupo negociando armas, ordenando mortes e até debochando da polícia. "Desce da moto e 'dá-le' todos nele, tá?", ordena um criminoso. A seguir, é possível ouvir tiros. O preso estava acompanhando o crime em tempo real por telefone. "Dá-le, dá-le, dá-le", comemora o detento após os disparos.

Através dos celulares obtidos, os policiais descobriram que os criminosos estavam bem informados sobre as ações da polícia. Em uma das gravações, um deles alerta sobre a presença de agentes no Morro Santa Marta, no município de São Leopoldo.

"Me falaram. Avisa os teus guris para não ficarem na banda amanhã, que amanhã tem uns não sei quantos. Quase 500 policiais, entendeu?", afirma.

"Aham", responde o outro.

"Ia ser hoje, só que eles adiaram para amanhã, não sei por quê. Era pra ser hoje. Pega, aproveita esta oportunidade que te deram e avisa toda a tua rapaziada para sair de lá, que eles vão levantar todo mundo. Vão sair mais de cem pessoas presas", afirmou.

Eles ainda planejaram uma invasão para tomar o controle do morro. "Eu queria ver com vocês se vocês não chegam 'junto com nós'. Para nós, quanto mais gente, melhor, entendeu?", diz um criminoso. "Cinco minutos, nós resolvemos e voltamos embora. Eles vão largar tudo pelo mato de novo."

A operação também exigiu pessoal e tática de guerra. Por telefone, o criminoso orienta que cada um proteja as costas do outro. "Não é pra um ficar para trás e três irem correndo na frente. Todos chegando junto", avisa o detento. "Ô mano, mata tudo, não deixa escapar um", completa o criminoso.

Além de cometer crimes, os presos debocham, de maneira escancarada, das autoridades do Rio Grande do Sul. Um deles suspeita que está sendo grampeado e brinca.

"Tem 30 mil 'polícia' me escutando. Né, seu 'polícia'? Vou até cantar uma música pra ele. Seu 'gualda', eu não sou vagabundo, eu não sou delinquente", canta o detento, se referindo à canção "Dormi na Praça", da dupla Bruno e Marrone. "Cai fora, seu 'gualda'", completa.

Investigações
No ano passado, foram apreendidos mais de 2,6 mil celulares em presídios gaúchos. Durante os 12 meses da investigação, o Ministério Público apreendeu carros, dinheiro, armas, drogas e prendeu 30 pessoas. Pelo menos sete mortes foram evitadas.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários, disse, em nota, que trabalha para combater a criminalidade dentro dos presídios. Para isso, tem intensificado as revistas feitas pelos agentes em todas as cadeias e já está usando o scanner corporal, aparelho que fiscaliza a entrada de drogas e outros objetos com visitantes.

Detentos comandavam tráfico de dentro de penitenciárias (Foto: Divulgação/Ministério Público)Detentos comandavam tráfico de dentro de penitenciárias (Foto: Divulgação/Ministério Público)

 

35
 
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Este conteúdo não recebe mais comentários.

RECENTES

POPULARES

  • Rosimere Ferreira
    HÁ 7 ANOS

    Para quê manter essa gente viva??? É um desperdício de tempo e recurso público, pois eles jamais se regenerarão, nem nunca vão acrescentar nada à sociedade!

    • Josiane Padilha
      HÁ 7 ANOS

      E tu Rosimere faz o quê para a sociedade ficar melhor?????

      • Rosimere Ferreira
        HÁ 7 ANOS

        Josiane Padilha só para começar, eu trabalho e ganho meu dinheiro honestamente, isso já é muito mais do que qualquer um desses detentos faz ou já fez na vida!

      • José Miranda
        HÁ 7 ANOS

        Se o próprio preso diz isto,o que fazer com ele e todos os traficantes deste país?

        • Vascaíno Apaixonado
          HÁ 7 ANOS

          São os orgulho da Maria do PRESIDIÁRIO!

          • Antonio Alves
            HÁ 7 ANOS

            A Dilma não aceita represália pois Ela defende traficantes com unhas e dentes até noutro País.

            • Mario Zagallo
              HÁ 7 ANOS

              O CARA É PRESO, GANHA BOLSA PRESÍDIO, COMO DO BOM E DO MELHOR, NÃO PRECISA TRABALHAR, FUMA UNZINHO NA HORA Q QUER....FALA NO CEL, ENTRA NO FACE, NO INSTA..VISITA ÍNTIMA.. MELHOR QUE HOTELSAPOHA..

              • Victor Lima
                HÁ 7 ANOS

                Até Xbox One tem. Qualquer dia desse tu vai jogar GTA com um deles, online! rsrsrsrs Palhaçada ne mano

                • Ilza Naduk
                  HÁ 7 ANOS

                  E vai melhorar MAIS AINDA, nossas Autoridades prometeram que se A Itália devolver o ILUSTRE LADRÃO PIZZOLATO, eles o manterão em uma CADEIA ESPECIAL E DIFERENCIADA, só que perante a Lei somos todos Iguais e temos os mesmos Direitos, ou seja, se um Bandido pode, os outros também. LAMENTÁVEL!!!!.

                • Lunático
                  HÁ 7 ANOS

                  Europeus do Leste ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                  • Victor Lima
                    HÁ 7 ANOS

                    Digitei CARNAVAL e parei aqui!

                    • Lazarus Survivor
                      HÁ 7 ANOS

                      A situação nos presídios está 100% conforme planejada pelos gevernantes.

                      • Luiz Costa
                        HÁ 7 ANOS

                        Digitei "impunidade" e vim para aqui!! Brasil...sil...sil...sil

                        • Paulo Lima
                          HÁ 7 ANOS

                          Como dizia Renato Russo, QUE PAIS É ESSE Lamentável!!!!!!!!!!!

                          • Ronaldo Alecrim
                            HÁ 7 ANOS

                            E O PIOR É QUE ELE ESTÁ CERTO ...

                            • Glauber Lima.
                              HÁ 7 ANOS

                              TA MAIS DO QUE ATRASADO DE SE CRIAR UM REGIME IGUAL AO DA INDONÉSIA. QUE VERGONHA. AGORA ENTENDO PORQUE A ESTATUA DA JUSTIÇA DESSE PAÍS ESTÁ DE OLHOS VENDADOS.

                              • Marcus Santos
                                HÁ 7 ANOS

                                No Brasil ???? Normal !!!! Com a palavra as autoridades, políticos e judiciário.....

                                • Marcos Melo
                                  HÁ 7 ANOS

                                  pra que prender????? se na cadeia eles continuam mandando matar roubar estuprar e etc???????? nossos politicos nao tem vergonha na cara de criar LEIS QUE FUNCIONEM.

                                  • Antonio Guerra
                                    HÁ 7 ANOS

                                    braziu ! ESTÁDIOS & ARENAS PADRÃO FIFA ! PRESÍDIOS E JUSTIÇA PADRÃO peetê !

                                    • Antonio Guerra
                                      HÁ 7 ANOS

                                      ENQUANTO ISSO NA BAT-CAVERNA ... O GOV.BR PREPARA UMA PUNHALADA NAS COSTAS DO ZÉ POVETA , INCLUSISVE OS QUE ( à ) ELEGERAM !

                                      • Sergio Lopes
                                        HÁ 7 ANOS

                                        Infelizmente, com as Leis que hoje temos, os marginais têm mais direitos que os trabalhadores, facilitando esses comentários, que envergonham nosso sistema de Justiça e nossa Sociedade, que não encontra apoio nas Leis fracas que nossos Políticos elaboraram. Temos que solicitar à nossos Políticos, que mudem as Leis, endurecendo e tirando as facilidades que hoje facilitam a impunidade.

                                        • Antonio Guerra
                                          HÁ 7 ANOS

                                          ESSE É UNS DOS RESULTADOS PRÁTICOS E ANTISOCIAIS DE ANTI DIREITO , DE UM GOVERNO FEDERAL POPULISTA , PRESO ESTÁ A SOCIEDADE DE BEM !

                                          • Clovis Saccoman
                                            HÁ 7 ANOS

                                            pelo menos eles trabalham com seguranca

                                            • Antonio Guerra
                                              HÁ 7 ANOS

                                              DIREITOS+DOS+MANOS , - VÍTIMA É A SOCIEDADE = brazil UM PAÍS DE TOLOS .....

                                              • Laís Corá
                                                HÁ 7 ANOS

                                                daí me diz, qual a novidade? ninguém sabia disso ainda? por favor né... esse país não tem salvação!

                                                • The Joker
                                                  HÁ 7 ANOS

                                                  Estatisticamente 0% dos bandidos mortos voltam para o crime, logo sabemos o melhor modo para educar esses caras, deixando-os descansando 7 palmos abaixo da terra.

                                                  • João Marcos
                                                    HÁ 7 ANOS

                                                    Lugar de bandido é embaixo da terra.

                                                    • Sweet
                                                      HÁ 7 ANOS

                                                      Concordo plenamente com você.

                                                    • Vauber Veloso
                                                      HÁ 7 ANOS

                                                      Tudo bem, os agentes fazem a revista, mas quem faz a revista dos agentes??? Um celular dentro da prisão vale mais do que o salário mensal deles... enquanto não houver por parte das autoridades uma valorização e uma maior fiscalização, nada vai mudar neste país!!!

                                                      • Edmilson Silva
                                                        HÁ 7 ANOS

                                                        ISSO DEMONSTRA A INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO E SUA EQUIPE

                                                        • Alisson Nobre
                                                          HÁ 7 ANOS

                                                          tem direitos humanos para esses F'D'P's?

                                                          • Luiz Costa
                                                            HÁ 7 ANOS

                                                            E o Povão??....Só esquentando os tamborins no ziriguidum!! lamentável!!

                                                            • Luiz Filho
                                                              HÁ 7 ANOS

                                                              Tá tudo dominado, inclusive o STF. Esse é o BRASIL DO POPULISMO. Quem manda são os bandidos. Também que são os PETRALHAS.?

                                                            Nenhum comentário:

                                                            Postar um comentário