quinta-feira, 23 de julho de 2015

Foguinho leva alegria e descontracao para milhares de criancas em Juiz de Fora e regiao

Na “Semana da Criança”, o 4º Batalhão de Bombeiros, na Zona da Mata, realizou e participou de vários eventos voltados ao público infantil. Nos dias 9 e 10 de outubro, em sua sede(Juiz de Fora), no 3º Pelotão em Conselheiro Lafaiete e na comunidade de Monsenhor Isidro, em Itaverava, mais de 500 crianças assistiram a peça “Não brinque com o Fogo”, apresentada pelo Teatro de Bonecos Turma do Foguinho.

12 de outubro

No feriado, em juiz de Fora, um evento promovido pela TV Integração (Globo Minas) reuniu cerca de oito mil pessoas no 4º Grupo de Artilharia de Campanha (4º GAC). A comemoração proporcionou para as crianças muita diversão e alegria, principalmente quando puderam tirar fotos na viatura Auto Escada Mecânica, acompanhadas do Foguinho, mascote da corporação.

Para o Tenente-coronel Anderson Esteves Gomes, comandante do 4º BBM, a participação em eventos como estes ressalta a empatia que as crianças já possuem com o Corpo de Bombeiros, e fortalece o sentimento de participação comunitária, demonstrando que a Instituição, em seu papel de cumprir as atribuições institucionais, está a cada dia mais atenta aos pressupostos da cidadania, solidariedade e valorização da vida.
Fonte: Assessoria de Comunicação do 4º BBM

O zelador de uma escola no bairro Mangueiras, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, foi preso nesta segunda-feira (15) sob acusação de abuso contra um estudante de 15 anos. O adolescente teria dito aos policiais que mantinha relação sexual com H. F. C., de 46 anos, há pelo menos cinco anos.

O caso foi descoberto depois que o guarda que faz ronda na Escola Municipal Hilton Rocha viu os dois entrando em um cômodo usado para guardar carteiras. “Depois de uns 30 minutos, vi só o zelador saindo e trancando a porta com o garoto lá dentro”, contou o guarda municipal Albert Cardoso. 

A vice-diretora foi acionada e autorizou que a porta do cômodo fosse arrombada. O garoto, que parecia tranquilo ao ser encontrado no local, foi encaminhado para a diretoria, onde afirmou que foi abusado pelo zelador.

“O menino disse que não foi a primeira vez que isso aconteceu, mas não contou nada a ninguém por vergonha e medo da reação do funcionário da escola”, afirmou o cabo Renato de Oliveira, do 41º Batalhão da Polícia Militar.

A mãe do garoto, que alegou não saber da situação, confirmou que o zelador frequentava a casa de sua família e era considerado de confiança. O H. F. C. foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde negou o crime. “Ele estava apenas me ajudando a guardar umas carteiras. Inventou essa história, talvez pressionado pelos guardas. Minha consciência está impa”, disse o zelador.

Exames

O garoto foi submetido a exames clínicos no Hospital Júlia Kubitschek, mas os médicos não conseguiram constatar o abuso. Após ser ouvido na delegacia, ele foi encaminhado para exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal. [/LEAD]

O zelador foi demitido ainda nesta segunda pela Secretaria Municipal de Educação. A assessoria informou que, independentemente do resultado da investigação, o funcionário foi desligado das funções, conforme norma da Secretaria para esse tipo de caso.

Fonte: Hoje em Dia
A cidadania foi exercida, mais uma vez, no último domingo (07/10), quando milhares de brasileiros decidiram nas urnas o futuro de aproximandamente 5.568 munícipíos do país. Foram eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, entre eles muitos militares mineiros, todos engajados na transformação do cenário da segurança pública nacional. A Associação dos Praças entrou em contato com esses militares eleitos, com o objetivo de saber sobre suas projeções governamentais. Conheça, abaixo, alguns destes militares.

“Nestes quatro anos pretendo favorecer a moradia para militares, pois muitos deles não querem trabalhar aqui devido ao aluguel, que é muito caro. Também tenho projetos destinados à saúde da comunidade. Vou criar uma clínica gratuita de recuperação para dependentes químicos.
Agradeço a Aspra pela oportunidade. Sou associado e só tenho coisas boas para falar desta linda Entidade, que tanto tem ajudado nossos colegas militares.” PARACATU: Cabo Almir Camilo Andrade, 44 anos, casado



“A ansiedade dos militares daqui é termos um quartel com dignidade, pois trabalhamos numa casa alugada. Precisamos de maior número de efetivo também, apoio logístico. A Aspra exerce um papel  muito importante. Tenho vários colegas militares que precisam de assessoria jurídica constantemente, e a Aspra tem dado esse suporte. ”LAGOA DA PRATA: Cabo Edmar Nunes Miranda, 45 anos, casado



“Um dos projetos que tenho para a cidade é a celebração de convênios com a PMMG para melhorarmos as condições de trabalho dos policiais de Raposos, através de convênios mais dignos. Quero tentar trazer o programa “Minha casa, minha vida” para a cidade, auxiliando os nossos policiais no contexto de moradia.
Fiquei feliz pelo contato da Aspra, pretendo visitar a Associação na semana seguinte e me associar à Entidade. ”RAPOSOS: 1º Sargento Carlos Alberto Coelho de Azevedo. 51 anos, casado.



“Meu projeto de implantação do Olho Vivo está em tramitação na Câmara. Queremos executar este serviço o quanto antes. Tenho proposta de aplicação do subdestacamento nos distritos de Teófilo Otoni, que são cinco. Estamos em negociação com a prefeitura para ampliação da sede do Corpo de Bombeiros. Também tenho atuado no fortalecimento do projeto PROERD”. TEÓFILO OTONI: 2º Sargento João Bosco Jardim dos Santos. 45 anos, casado

Um homem e uma mulher foram presos em flagrante nesta quarta-feira (10) tentando extorquir um comerciante de 40 anos. A vítima acionou a polícia e mostrou gravação telefônica em que a dupla pedia R$ 2 mil para não denunciá-lo à polícia por um suposto abuso sexual contra a filha da mulher, de 11 anos.

O comerciante combinou de repassar parte do dinheiro e marcou um encontro em um posto de gasolina, no bairro Gama, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. No local, a dupla foi presa em flagrante. O homem, de 31 anos, foi encaminhado para o Ceresp e a mulher, de 41, foi levada para a Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, ambos no município.

A polícia informou que irá investigar o suposto crime de abuso sexual. "Iremos encaminhar cópia do expediente para a Delegacia de Proteção e Orientação à Família para a apuração do suposto abuso sexual contra a criança", explicou o delegado Leonardo Bueno Procópio, responsável pelas prisões. 

O Conselho Tutelar foi acionado para cuidar das crianças, já que a mulher informou ter deixado suas quatros filhas, duas delas com problemas mentais, trancadas no interior da residência em que vivia com seu namorado.

Fonte: Hoje em Dia

Serra do Cipó ‘arde’ em chamas e é fechada para turistas

Escrito porQuinta, 11 Outubro 2012 09:08
Conhecido pelas belezas naturais e frequentado por turistas de todo o país, o Parque Nacional da Serra do Cipó, na região central de Minas, está fechado para visitas por tempo indeterminado. O motivo é o pior incêndio dos últimos 20 anos na unidade, responsável pela destruição de mais de 15% da área. A paisagem exuberante foi tingida de preto e cinza, consequência das chamas que persistem desde a última sexta-feira.

A suspeita é a de que a origem do fogo seja criminosa. O incêndio teria sido causado por alguém que conhece bem a região e sabia o que estava fazendo.

“Não se trata de colocar fogo para renovar a pastagem. Quem fez isso tinha noção do prejuízo que iria causar. Estamos diante da ação de um incendiário”, diz o analista ambiental Paulo Sérgio Avelar, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, responsável pelo parque. Apesar da certeza de que não foi um acidente, a apuração dos fatos será dificultada pela falta de testemunhas e provas.

Mais de 40 pessoas, entre brigadistas, bombeiros e voluntários, trabalham dia e noite para combater as chamas. Eles contam com quatro airtractors, aviões para jogar água nos focos, e um helicóptero para transporte de mantimento e pessoas.

SEM DESCANSO

O difícil acesso a algumas áreas e a vegetação alta complicam a ação, e o fogo ainda se espalha pelo parque. Os locais mais críticos ficam na encosta da serra da Caetana e no alto da serra dos Bandeirinhas.

A equipe do Hoje em Dia acompanhou por mais de cinco horas o trabalho de combate às chamas. Os poucos momentos de pausa são para beber água e repor as energias. “Todos os anos, atuamos para conter estragos como esse. Mas as pessoas não têm consciência do mal que fazem. É muito triste ver toda essa beleza indo embora”, diz Tiago Souza, chefe de brigada do parque.

“A área atingida agora era de mata ciliar e cerrado e estava em franca recuperação após ser queimada, há 8 anos. Perdemos tudo, mais uma vez”, lamenta Avelar. Animais também sofrem com o incêndio. Cobras, pássaros, roedores e insetos fogem à procura de abrigo.

Fonte: Hoje em Dia

Instituto Chico Mendes estima que mais de 5 mil hectares foram destruídos. O fogo na Serra dos Bandeirinhas, Região Central, está fora de controle.

O incêndio que consome a vegetação do Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, é considerado o pior dos últimos 20 anos, segundo o Instituto Chico Mendes, administrador do local. As chamas, ainda sem controle nesta quarta-feira (10), queimam a vegetação desde sexta-feira (5). De acordo com o analista ambiental Paulo Sérgio Avelar, que trabalha no instituto, a suspeita é que ele tenha sido provocado de forma criminosa.
"Este é o pior incêndio que já atingiu o parque nos últimos 20 anos, tanto em relação à área queimada, quanto aos danos ambientais. Com certeza, a fauna foi muito prejudicada. A área de baixo, que foi queimada, tem aproximadamente oito anos que está sem incêndio. Estava em franca recuperação, e agora queimou tudo. É região de mata cilicar e cerrado", disse o analista.
Esta parte do parque é a mais visitada pelos turistas, que vai da sede até a Cachoeira da Farofa. De acordo com o coordenador regional substituto do instituto, Flávio Braga Cerezo, o prédio teve que ser resfriado com água para evitar que ele fosse atingido pelo fogo.
Segundo Avelar, nesta quarta-feira (10), ainda não foi possível mensurar a área queimada, mas a extensão já ultrapassa cinco mil hectares de vegetação, o que corresponde a 1/6 do parque. Nesta manhã, cerca de 40 pessoas trabalham no combate às chamas. O Corpo de Bombeiros está no parque com militares e um helicóptero, usado para levar os brigadistas até as áreas mais altas.
Dois airtractors, aviões usados para jogar água do alto em regiões de difícil acesso, também são usados no combate. Na manhã desta quarta, a cerração dificulta a ação dos brigadistas e dos militares no combate na Serra dos Bandeirinhas, próxima ao município de Jaboticatubas, onde as chamas estão fora de controle.
O analista Paulo Sérgio Avelar diz que a suspeita é que o incêndio seja criminoso. "O incêndio, com certeza, foi criminoso, provocado por um incendiário. Não temos suspeitos ainda. Mas o ponto de origem já conhecemos", disse.

Fonte: G1


Foi preso no início da manhã desta quarta-feira (10) em Salinas, região Norte de Minas Gerais, mais um dos suspeitos de terem participado do sequestro a uma adolescente, de 15 anos, em Cássia, no Sul do Estado. Dioni Josiel Azevedo Carvalho, de 24 anos, dormia tranquilamente na casa de sua irmã, no bairro Casa Blanca, quando foi surpreendido e acordado por policiais militares.

Conforme a Polícia Militar, Lucas Andrade Rodrigues e Nieder Leno Jordão, que também estariam envolvidos no crime e haviam sido detidos em Franca, no interior de São Paulo, revelaram a identidade e participação do comparsa.

A partir disso, a polícia começou a investigar o paradeiro dele. A apuração levou à informação de que o suspeito estaria em Salinas. Mesmo de posse dessa informação desde a última sexta-feira (5), os policiais só puderam prender o homem nesta quarta-feira, devido à Lei Eleitoral - que limita prisões cinco dias antes do pleito e 48 horas após apenas para casos em flagrante.

"Após sabermos onde ele estava, aguardamos o término do período eleitoral e a expedição de uma ordem da Justiça de busca e apreensão, para enfim, o prendermos", relata o cabo do 2° Pelotão de Salinas, Anderlan Mendes, um dos responsáveis pela prisão. Dioni está preso na delegacia da cidade e deve ser transferido para Belo Horizonte.

Relembre o caso

A adolescente foi encontrada na manhã no dia 19 de setembro em Patrocínio Paulista, interior de São Paulo, a 46 quilômetros de Cássia, após ter sido rendida por quatro homens armados quando saía de casa com a mãe para ir à escola.

Eles obrigaram a menina a entrar em um veículo e fugiram deixando um bilhete na calçada, pedindo resgate de R$ 1 milhão. A jovem contou à Polícia Civil da cidade que foi deixada amarrada em uma árvore numa estrada vicinal da região e que conseguiu se soltar. Em seguida, teria corrido até encontrar alguém e pedir ajuda. O valor exigido pelos sequestradores não foi pago.

Fonte: Hoje em Dia
Uma mulher grávida ficou gravemente ferida. O local está parcialmente interditado.

Um acidente envolvendo um carro e uma carreta deixou quatro pessoas mortas. O acidente aconteceu por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (8), na BR-116, Km 270, perímetro urbano de Teófilo Otoni.
De acordo com o Corpo de Bombeiros uma mulher grávida ficou gravemente ferida e foi encaminhada para o Hospital Municipal de Teófilo Otoni, Nordeste de Minas Gerais.
A BR-116 está parcialmente interditada. Os bombeiros estão no local tentando retirar os veículos da pista.
Até o momento, a causa do acidente e o nome das vítimas não foram divulgados.

Fonte: G1

Acusado de tráfico de drogas é preso em operação da PM

Escrito porSegunda, 08 Outubro 2012 11:07
Operação conjunta da Polícia Militar, entre policiais da Rotam e do Tático Móvel, terminou com a prisão de um homem acusado de tráfico de entorpecentes. 
A prisão aconteceu quando os policiais receberam a denúncia no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de que um homem estava comercializado drogas no bairro Jardim Maracanã. Eles foram até uma residência na rua Miguel Teixeira de Souza e abordaram o suspeito D.R.F., 25 anos. 
Nesse momento, os policiais realizaram buscas no imóvel e encontraram um rádio HT na frequência da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), 10 papelotes de cocaína, três tabletes de maconha, dois aparelhos celulares, além da quantia de R$ 3,5 mil em dinheiro. 
O acusado de venda e envolvimento com drogas foi preso em flagrante, levado para a delegacia e apresentado ao delegado de plantão. (JC)

Fonte: Jornal de Uberaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário