sexta-feira, 17 de julho de 2015

Sem-terra reafirmam que foram alvo de bombas antes de queda de avião que matou prefeito




Integrantes de acampamento na cidade de Tumiritinga alegam

 que duas aeronaves sobrevoaram o local atirando bombas

 e coquetéis molotov, e que uma das aeronaves caiu e a outra

deixou o local.


 
postado em 15/07/2015 11:40 / atualizado em 15/07/2015 14:02







 O corpo de Genil da Mata será velado em uma quadra da cidade

Segundo o MST, este seria um dos tratores, com uma espécie de blindagem, que teria sido usado para invadir o acampamento. A foto foi publicada no site do movimento








Representantes dos sem-terra que ocupam uma área em Tumiritinga, no Vale do Rio Doce, voltaram a afirmar nesta quarta-feira que o acampamento do grupo foi alvo de bombas e coquetéis molotov na tarde passada, antes da queda da aeronave que matou o prefeito de Central de Minas, Genil Mata da Cruz (PP), de 39 anos, e um funcionário particular, identificado apenas como Douglas. 

“Por volta das 16h15, duas aeronaves começaram uma rasante sobre o acampamento jogando bombas e coquetéis molotov. Isso aqui virou um campo de guerra. Por volta das 16h40, uma das aeronaves caiu e a outra foi embora. Havia mais ou menos 300 pessoas, sendo 20 crianças”, diz Edilene dos Santos, uma das lideranças do Movimento dos Sem-Terra (MST) no local. Segundo ela, este é o segundo ataque registrado na área. “Na madrugada de sexta-feira, homens em dois tratores e uma Blazer preta atiraram contra o acampamento e 

jogaram foguetes”. 

As pessoas que vivem no local refutaram a acusação de que teriam disparado tiros contra os aviões e ainda destacam que a aeronave se acidentou a 200 metros do acampamento. Apesar de temerem retaliações, eles não pretendem deixar o terreno. 

O caso será investigado pela Polícia Civil. Entre as versões para o episódio, levantadas ainda na terça-feira, há a denúncia de que a aeronave estivesse sendo usada para intimidar os ocupantes do assentamento, e de que o aparelho tenha sido abatido. Em entrevista ao EM, ontem, o advogado Siranides Eleotério Gomes, que representa a família de Genil Mata da Cruz, disse acreditar que o cliente fazia fotos do terreno, por sugestão dele. As imagens seriam anexadas aos documentos da reintegração de posse que será impetrada na Justiça de Belo Horizonte. 

Sobre o episódio da última sexta-feira, envolvendo os tratores, o advogado Siranides disse desconhecer o fato, mas afirmou que, se os veículos agrícolas são da família do prefeito, não há nenhuma ilegalidade em estarem nas terras deles.





“Genil tentou negociar a saída pacífica com os invasores e houve resistência. Ele então me procurou e pediu que entrasse com uma ação na Justiça. Não agiria por conta própria, já que conseguiria a reintegração de posse por decisão judicial”, disse. Siranides esteve no local do acidente, acompanhado do pai de Genil. “Achei estranho que uma das asas do avião estivesse a cerca de 200 metros do local da queda. Espero que a polícia apure se o avião foi abatido de forma criminosa”, afirmou.




A asa a que se refere o advogado estava praticamente intacta, próximo a uma linha férrea. Aparentemente não tinha perfurações que sugerissem tiros. Na área do acampamento havia vários sacos plásticos estourados, que pareciam estar com líquido semelhante a combustível. Porém, não foi colocado fogo no local. Apenas um pequeno espaço de mata estava queimado. (Com informações de Landercy Hemerson)




INVESTIGAÇÃO Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, os dois corpos passaram por exames no Instituto Médico Legal (IML) de Governador Valadares e devem ser liberados depois do reconhecimento dos corpos, que será feito por familiares. O vice-prefeito de Central de Minas, Enéias Mendes disse que a expectativa é de que o corpo seja velado ainda nesta quarta-feira na quadra poliesportiva do município. A prefeitura também decretou luto oficial de três dias. 


A Aeronáutica informou nesta quarta que ainda aguarda o parecer do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), pois acidentes com o tipo de aeronave usado pelo prefeito – um monomotor experimental – normalmente não são investigados. A Polícia Civil informou, ainda, que o caso será apurado pela Delegacia de Conselheiro Pena, que também é responsável por Tumiritinga



Sem-terra reafirmam que foram alvo de bombas antes de queda de avião que matou prefeito - Gerais - Estado de Minas



Resultado de imagem para Prefeito morreu queimado em queda de avião que jogava bombas em sem terra
Resultado de imagem para Prefeito morreu queimado em queda de avião que jogava bombas em sem terra
Resultado de imagem para Prefeito morreu queimado em queda de avião que jogava bombas em sem terra
Resultado de imagem para Prefeito morreu queimado em queda de avião que jogava bombas em sem terra
Resultado de imagem para Prefeito morreu queimado em queda de avião que jogava bombas em sem terra



Nenhum comentário:

Postar um comentário