sexta-feira, 3 de abril de 2020

Vale eleva grau de emergência de barragem em Minas

03 de Abril de 2020 14:18Coronavírus - UFVJM é credenciada para realizar testes

Laboratório da universidade é um dos 19 considerados aptos pela Funed para compor a REDELAB COVID-19

De acordo com memorando da Fundação Ezequiel Dias (Funed) expedido na última quarta-feira, dia 1º de abril, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) está entre as instituições do estado de Minas Gerais aptas a realizar análises laboratoriais para o diagnóstico do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que provoca a Covid-19. Assim, o Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, que faz parte do Laboratório-Escola de Análises Clínicas, do curso de Farmácia da UFVJM, é um dos laboratórios colaboradores da Funed, inserindo a universidade na REDELAB COVID-19.

De acordo com o diretor de Pesquisa da UFVJM, professor Danilo Bretas, que está à frente do trabalho, toda a documentação já foi enviada à Funed e agora a universidade deve passar por uma etapa de validação para o início efetivo do trabalho. “Seguindo o protocolo da Funed, buscamos as amostras a serem validadas e devemos entregá-las de volta, com o resultado esperado. Essa etapa é chamada ‘Controle de Validade Externa’ e serve para confirmar se o laboratório segue os padrões de qualidade definidos para esse tipo de diagnóstico”, explica o professor Danilo.

 

Confira o memorando e uma reportagem divulgada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) sobre a aptidão do laboratório da UFVJM para o diagnóstico do novo coronavírus:

Última atualização em Sex, 03 de Abril de 2020 14:49

Vale eleva grau de emergência de barragem e famílias vão ser removidas

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, as moradias e ocupações que possam ser diretamente atingidas por um eventual acidente vão ter que ser desocupadas ainda este mês.

PUBLICADO ÀS 14:55:49 - 02/04/2020

POR MARCOS ANTONIO DE JESUS

 


 (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Pelo menos 61 famílias que vivem na área de influência direta da Barragem do Doutor, da mina Timbopeba, em Ouro Preto, Minas Gerais, vão ter que deixar as casas após a mineradora Vale constatar mudanças na condição de segurança da estrutura e elevar de 1 para 2 o nível de emergência local. A barragem fica a cerca de 40 quilômetros do centro de Ouro Preto.

 

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, as moradias e ocupações que possam ser diretamente atingidas por um eventual acidente vão ter que ser desocupadas ainda este mês. Para o tenente-coronel Flávio Godinho, a mudança do nível de segurança da barragem é preventiva e atende ao que prescreve a legislação, mas não há risco iminente de rompimento da estrutura e, neste primeiro momento, a população pode ficar tranquila, disse ele.

https://www.tupi.fm/brasil/vale-eleva-grau-de-emergencia-de-barragem-e-familias-vao-ser-removidas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário