13 de Abril
A 19 de fevereiro de 1873, ao local onde hoje se acha a sede do Município de Itambacuri, chegavam os primeiros brancos, os capuchinhos Frei Serafim de Gorízia e seu auxiliar imediato, Frei Ângelo de Sassoferrato, com pequena comitiva de trabalhadores e alguns índios mansos. Frei Serafim de Gorízia partira poucos meses antes, ao expirar de 1872, do Rio de Janeiro, com destino a Filadélfia (hoje, Teófilo Otoni), com a incumbência de formar um aldeamento para a catequese de índios dos vales do Mucuri e São Mateus. Após a estafante caminhada pela extensa região, em busca de local apropriado, extasiou-se com a magnífica visão panorâmica da área, alcançada desde o divisor de águas do rio Itambacuri e córrego d'Areia, e por esta se decidiu.
Em fins de fevereiro, um dos primeiros cuidados do desbravador foi a abertura de uma estrada, ao estilo da época, simples picada, que Ihe facultasse receber e enviar tropas a Filadélfia. Logo a seguir outros moradores da região, atraídos pela fama de comuna ordeira e progressista que se estava formando, foram acorrendo e se fixando, consolidando as obras do dinâmico Frei Serafim.
Quatro anos após, contava o povoado com algumas dezenas de casas, uma igreja e quatrocentos a quinhentos índios nos trabalhos da lavoura. Em 1873, o aldeamento possuía um patrimônio de cinquenta e cinco mil cruzeiros, segundo relatório de seu fundador ao Governo do Estado.
A preocupação pela educação dos indígenas e 'nacionais' era grande por parte dos fundadores. Perceberam que o aldeamento só poderia prosperar através da educação de seus moradores. Dado a dificuldade em conseguir professores bem preparados cogitaram na fundação de um colégio, que não só atendesse à educação dos menores, como à formação de professores.
Assim, em 3 de julho de 1907, chegaram da Itália quatro religiosas Franciscanas para assumir a direção da Escola. O progresso conseguido foi tão grande, que em 1912 foi inaugurado o curso secundário e em 1926, por decreto estadual, o colégio Santa Clara adquiriu as regalias da Escola Normal.
A vida econômica e social do povoado desenvolveu-se em ritmo normal, até sua elevação à categoria de distrito, e, posteriormente, de Município havendo sua sede recebido foros de cidade em 1924.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/itambacuri/histórico
https://www.grifon.com.br/noticias/parabens--itambacuri-pelos-seus-88-anos-8175#google_vignette
Adolescente de 16 anos é morto a tiros em Governador Valadares
Fênix Gonzalo Ramirez Ferreira, de 16 anos, foi atingido por diversos tiros na cabeça e morreu na hora.
11/04/2024
Um adolescente, de 16 anos, foi morto a tiros na noite dessa quarta-feira (11), no bairro São Pedro, em Governador Valadares. Fênix Gonzalo Ramirez Ferreira foi atingido por diversos tiros na cabeça e morreu na hora.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima estava pedalando uma bicicleta quando foi atingido pelos disparos. Quando os policiais chegaram no local, encontraram o veículo caído e um pequeno pacote de maconha ao lado do corpo.
No local, também foram encontradas muitas balas e cápsulas de arma de fogo. Além disso, os disparos atingiram uma caminhonete estacionada.
De acordo com testemunhas, Fênix estava em um bar do bairro São Pedro, consumindo bebida alcoólica com os amigos, quando recebeu a ligação de uma mulher.
Após a ligação, ele disse aos amigos que encontraria com eles novamente mais tarde, e saiu do bar. Alguns minutos depois, barulhos de tiros podiam ser ouvidos.
Apesar do alto barulho, as testemunhas informaram aos militares que não viram nada, pois pensaram que os estampidos se tratavam de "bombinhas".
Os policiais receberam a informação de que a vítima estava traficando drogas no bairro São Pedro, e que tinha conflitos com gangues de outros bairros
Nenhum comentário:
Postar um comentário