sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CORPO DE BOMBEIROS SALVA RECéM-NASCIDO


A criança engasgou com leite. O atendimento foi feito por telefone  até que a equipe de bombeiros chegasse à residência do recém-nascido

TEÓFILO OTONI - Durante o final de semana, o Corpo de Bombeiros recebeu uma ligação de uma mãe desesperada  na rua Cerejeiras, no bairro Serra Verde.  O filho dela, recém-nascido teria engasgado com leite.
De acordo com o CB, a dona de casa que não teve o nome divulgado relatou que a criança tinha dificuldades para respirar e apresentava manchas roxas no corpo. E ainda, que não respondia os sinais da mãe. 
O sargento Haroldo Fernandes contou que orientou a mãe do recém-nascido até que chegasse a unidade de resgate no local. “Fomos acionados por uma mae bastante agitada que relatou que ao se aproximar do berço da criança, a mesma estava bastante roxa e sem a respiração. Na ocasião, eu procurei manter a dona de casa um pouco calma e prontamente a orientei uma medida para restabelecer a respiração da criança”, completa o militar.
A criança estava bastante debilitada e sonolenta. A equipe levou o recém-nascido para o hospital Santa Rosália onde ficou internada para ser observada. O bebê já passa bem e está em casa.

Procedimento
O procedimento para bebês com menos de 01 ano deve deitar o bebê de bruços em seu antebraço, apoiando o tórax e a cabeça do bebê em sua mão, mantendo-a mais baixa que o corpo. Com a palma da outra mão, dê várias pancadinhas firmes em suas costas. Seja extremamente cuidadosa ao tentar remover qualquer coisa da boca de um bebê para não empurrá-la ainda mais para dentro da garganta. Só coloque o dedo em sua boca se estiver vendo o objeto. “Quando ela se deu conta que esse simples procedimento restabeleceu a respiração da criança e assim ver a mesma promover um ruído e chorar, ela entrou em desespero e por telefone eu percebi o desespero que havia no local”, disse o bombeiro Haroldo.
Já para as crianças de 01 a 08 anos  pode pedir para a criança tossir para remover o corpo estranho. Se não adiantar, sente-se e deite a criança de bruços em seu colo. Usando a palma da mão, dê pancadas secas em suas costas, na área entre as clavículas. Cuidado para não usar força demais, cada palmada deve ser dada com energia suficiente para remover a obstrução das vias aéreas.
Em casos de filhos com mais de 9 anos deve colocar seus braços ao redor da criança em pé, de costas para você, pressionando sua mão fechada contra a cintura dela. Com a outra mão, empurre com força sua mão fechada para dentro e para cima do tórax. A força do puxão deve partir de seus cotovelos. Dessa maneira você estará comprimindo a parte de cima do abdômen contra a parte de baixo dos pulmões para expulsar o ar restante que existe dentro deles, forçando a saída do objeto obstrutor. Verifique a boca da criança e, se o objeto for expelido, remova-o. (Foto: arquivo)


                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário