terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MG: 8 pessoas morrem após ingerir remédio antiparasitário

MG: 8 pessoas morrem após ingerir remédio antiparasitário

Comentários
10
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que investiga a morte de oito pessoas em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, nordeste do Estado. Todas as vítimas teriam ingerido o medicamento Secnidazol 500mg, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma, que tem sede no próprio município. A última morte foi registrada na madrugada de domingo. Um casal, que também teria ingerido o medicamento, está internado no Hospital Santa Rosália.
A farmácia foi inspecionada por técnicos das secretarias estadual e municipal de Saúde duas vezes. A última inspeção, ocorrida no sábado, fechou o local até que o resultado de testes realizados seja divulgado. Na visita, ficou constatado, segundo a SES-MG, que o laboratório continuou a venda de medicamentos manipulados mesmo depois da inspeção feita em 1º de dezembro.
Uma ocorrência policial foi registrada e amostras do produto final e das matérias-primas utilizados na fabricação do medicamento foram coletadas. Todo o material foi encaminhado para o Instituto Otávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte.
Na inspeção, também foi constatada, de acordo com relatórios emitidos pelo próprio laboratório, a manipulação de 180 cápsulas do medicamento Secnidazol 500mg no dia 14 de novembro. A secretaria investiga "a possibilidade de contaminação cruzada por outro medicamento manipulado nessa mesma data. Outra suspeita é que na fórmula do Secnidazol 500mg, medicamento antiparasitário, tenha sido utilizado anti-hipertensivo", afirmou a SES-MG.
A secretaria informou ainda que 11 pessoas podem ter usado o mesmo medicamento, de acordo com o controle da farmácia. A orientação é interromper, imediatamente, o uso do Secnidazol 500mg.
Os sintomas de intoxicação provocados pelo medicamento são hipotensão (queda da pressão arterial), braquicardia (batimento cardíaco reduzido), dor toráxica (dor no peito), cianose (coloração azul-arroxeada da pele) e sensação de desmaio.
O Terra tentou contato com responsáveis pela Fórmula Pharma, mas ninguém foi localizado.


Pelo jeito só assim para a cidade de Teófilo Otoni aparecer no noticiário nacional ou ser manchete na internet. Mostrando desgraça...

Pois saiu até no G1 da Rede Globo


Secretaria investiga 8 mortes por suspeita de intoxicação de remédio

Primeira morte teria acontecido no dia 26 de novembro em Teófilo Otoni. Farmácia de manipulação está totalmente interditada.

Secretaria investiga 8 mortes por suspeita de intoxicação de remédio


  • Advocacia-Geral de MG encerra prazo para 50 vagas de procurador


  • Carreta tomba na BR-381, próximo a Carmópolis de Minas, MG


  • Comerciante é baleado após reagir a assalto no Sul de MG


  • Mulher do cônsul de Honduras em BH, suspeita de agredir morador de rua


  • Cinco pessoas são baleadas em baile funk e uma morre em Belo Horizonte
  • A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Polícia Civil investigam oito mortes por suspeita de intoxicação de um remédio em Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. A primeira vítima teria morrido no dia 26 de novembro e a última neste domingo (11).
    De acordo com a nota divulgada pela SES, a investigação começou no dia 1º de dezembro e aponta uma possível relação entre as mortes e o medicamento Secnidazol 500 mg, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma e utilizado para combater verminoses.
    A investigação começou depois de uma notificação de dois casos suspeitos de intoxicação feita no dia 30 de novembro pela Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni. No dia 3 de dezembro, foram coletadas amostras na farmácia e foi realizada uma interdição cautelar na área de manipulação de sólidos orais.
    Na manhã de sábado (10), técnicos da SES, da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni e militares da PM foram à farmácia para coletar possíveis provas. Ao chegarem ao local, constataram que, apesar da interdição cautelar, o estabelecimento continuava a dispensar medicamentos manipulados. O local foi totalmente interditado e um boletim de ocorrência contra o responsável pelo estabelecimento foi registrado.
    De acordo com o delegado regional Alberto Tadeu, outras duas pessoas estão internadas em estado grave com suspeita de terem ingerido o medicamento. Ele disse ainda que não existem provas científicas e os materiais recolhidos na farmácia foram enviados para exames laboratoriais em Belo Horizonte. A Polícia Civil informou que está abrindo um inquérito para ouvir os donos do estabelecimento.
    A Secretaria de Saúde faz um alerta para que a população não utilize o Secnidazol 500 mg e nenhum outro medicamento da Fórmula Pharma durante a investigação. Ainda segundo a SES, outras 11 pessoas podem ter usado o medicamento, de acordo com documentos encontrados na farmácia.

    O G1 tentou entrar em contato com a Fórmula Pharma, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
    Fonte: G1




    Via: www.guiame.com.br
      

    Jogo beneficente com Fred arrecada 7 toneladas de alimentos

     
    Diário do Jequi

    O domingo (11) em Teófilo Otoni foi de festa com o jogo beneficente entre Fred e Amigos x América e Convidados, realizado no estádio Nassri Mattar. O evento foi uma realização da Prefeitura de Teófilo Otoni com o objetivo de arrecadar alimentos para serem doados às creches da cidade. Mesmo debaixo de chuva, milhares de fãs do jogador do Fluminense compareceram para ver a partida de futebol.

    Estiveram presentes a prefeita do município Maria José Haueisen Freire, secretários municipais, vereadores, prefeitos das cidades circunvizinhas, entre outras autoridades.

    Maria José falou da iniciativa da Prefeitura, que arrecadou mais de sete toneladas de alimentos. “Conseguimos arrecadar muitos produtos graças à cordialidade do Fred. É uma grande alegria para todos nós assistir a essa partida, além de ser uma oportunidade de agradecer ao Fred por divulgar muito bem a nossa cidade e, o povo de Teófilo Otoni é muito grato por isso” – ressaltou a prefeita que acrescentou: “sempre estamos oferecendo apoio aos artistas da nossa terra”.

    Por outro lado, o secretário de Esporte Guilherme Afonso ‘Mabel’ disse que “o público do evento foi um recorde, assim como a arrecadação de alimentos. A Prefeitura de Teófilo Otoni está de parabéns por esta organização”.

    O jogador do Fluminense que foi assediado pelos fãs falou da realização da partida: “Estou muito feliz por jogar mais uma vez aqui com os amigos; agradeço de todo o meu coração a todos que nos apoiaram como a prefeita de Teófilo Otoni, ao Secretário Mabel, a imprensa que fez a divulgação e a todos os torcedores. E o espírito é este mesmo de ajudar, é uma causa beneficente, solidária”. Fred disse ainda: “Quero demonstrar todo meu carinho por esse povo, sempre que venho aqui é um calor humano, obrigado pela energia positiva, vamos fazer uma festa bonita e quem sabe sair algum gol”.  

    E saiu gols dos dois lados. No primeiro tempo, Amanda Moura, irmã de Rafael Moura, marcou dois gols. Única mulher no time, ela também foi uma grande atração da partida. “Eu adorei participar desse jogo; o Fred está de parabéns; a festa está linda e fico muito feliz por ter marcado os gols” – frisou Amanda.

    Quem também esteve no estádio foi o ex-jogador Dadá Maravilha. Na ocasião, ele conheceu a prefeita Maria José e falou do apoio da Prefeitura: “Em primeiro lugar, quero agradecer a prefeita por ter dado força ao jogo do Fred, alegrando a todo povo da cidade e região que está usufruindo desta dádiva festa. E o povo que ama a cidade, ama a prefeita e está aqui para dizer que acredita na Prefeitura”- falou Dadá, bem carismático.

    A partida terminou num placar de 5 x 4 para a equipe de Fred e Amigos. Fred, que jogou no segundo tempo no time América e Convidados, marcou dois gols para o time; o último na cobrança de um pênalti. (Redação: Conceição Sousa/Fotos: Sérgio Guimarães)
     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário