sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Deslizamento de terra destrói casas e desaloja famílias em Itambacuri

Quatro imóveis foram destruídos e outros 12 danificados, obrigando 21 pessoas a buscarem abrigo em casas de parentes


 
  
Daniel Silveira
Publicação: 04/12/2011 12:39 Atualização:
Quatro famílias ficaram desalojadas em Itambacuri, no Vale do Mucuri, depois que suas casas foram destruídas pela queda de um barranco durante forte chuva. Ao todo, são 21 pessoas que perderam suas casas. Outros 12 imóveis foram danificados, mas os moradores permanecem ocupando o espaço.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Itambacuri, Marilza de Souza Machado, o deslizamento de terra ocorreu no Bairro Santa Clara. O local é uma área de risco que já estava sendo monitorada. “As casas que já estavam interditadas foram desocupadas e as famílias reabrigadas. Mantemos dois vigias por turno na região para monitorar a situação e orientar as famílias que ainda moram lá”, esclarece.

O deslizamento ocorreu na madrugada deste sábado e, por pouco, não terminou em tragédia. “Um morador ouviu o barulho da terra cedendo e começou a alertar os vizinhos. Quando todos já tinha saídos das casas, o barranco desabou”, conta Marilza. Ela destaca que três casas ficaram completamente destruídas e uma quarta mantém parte da estrurura, que está condenada a desabar a qualquer momento.

Outro deslizamento de terra foi registrado no Bairro Vila Formosa, também na madrugada desse sábado. Mas, segundo a coordenadora da Defesa Civil do município não houve danos. “Lá só tem uma casa, que já está para ser interditada. A família está viajando a passeio e só aguardamos a volta dela para a abrigarmos em outro imóvel”, ressalta Marilza.

Ainda segundo Marilza, as quatro família que ficaram desalojadas estão abrigadas em casa de parentes. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) disponibilizou materiais de ajuda humanitária como lonas plásticas, colchões e cobertores para serem distribuídos às famílias afetadas.

Previsão


Em Itambacuri, a chuva permanece sem dar trégua neste domingo. A previsão meteorológica indica que deve ocorrer fortes pancadas de chuva em grande parte de Minas Gerais, principalmente nas regiões Centro, Norte, Noroeste e Leste. No Sul e Zona da Mata, chuva isolada é esperada para tarde.

A Coordenadoria Estaduial de Defesa Civil (Cedec-MG) mantém o alerta para a possibilidade de deslizamento de terra nas regiões Sul, Leste, Campo das Vertentes e Zona da Mata mineira. Segundo o órgão, o volume de chuva já registrado desde novembro supera a média histórica e a saturação do solo é uma ameaça a barrancos e encostas.

A Cedec recomenda ainda à população que evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário