domingo, 25 de julho de 2021

Coqueiro anão se adapta bem ao cultivo nas diversas regiões do Brasil

O cultivo de coqueiro vem se tornando cada vez mais atrativo, por sua elevada produtividade e percentual de retorno financeiro. É uma cultura de clima tipicamente tropical, sendo as condições ideais para seu desenvolvimento a temperatura média entre 18°C e 34ºC e a umidade relativa média entre 65% e 85%.

Com ajuda da irrigação, a cultura deixou de ser feita apenas em regiões litorâneas


O consumo de coco, principalmente na forma in natura, vem aumentando em todo o mundo.

O coqueiro é bastante exigente no que diz respeito à água. Uma planta adulta exige, em média, uma lâmina de 1.800 mm de água por ano, o que corresponde a 150 mm por mês. No Brasil, a má distribuição das chuvas compõe um dos principais fatores limitantes da produção do coco anão. Nesse sentido, a irrigação é uma técnica que vem sendo cada vez mais utilizada, tanto na implantação de novos coqueirais como em coqueirais de sequeiro.

irrigação, quando bem conduzida e associada de forma eficiente a outros fatores de produção, como adubação, controle de pragas e doenças, controle de plantas invasoras, desbaste de cachos, entre outros, tem importância fundamental sobre a cultura, cujos benefícios principais são os seguintes:

- permite obter precocidade da produção (coqueiros irrigados iniciam floração dentro de um ano e oito meses);

O coqueiro é bastante exigente no que diz respeito à água. A irrigação, quando bem conduzida e associada de forma eficiente a outros fatores de produção, tem importância fundamental sobre a cultura.

- possibilita obter produtos de melhor qualidade, pois, havendo uma irrigação adequada, a planta não sofrerá deficiências hídricas, como acontece nos coqueirais de sequeiro;

- resulta em um aumento de produtividade, ou seja, os coqueirais bem conduzidos permitem alcançar, com certa facilidade, a média de 180 a 200 frutos de excelente qualidade, por planta/ano; e

- permite obter maior lucratividade, pelo aumento da produção e pela qualidade dos frutos colhidos.

O coqueiro pode ser irrigado por meio de vários sistemas. Os sistemas de irrigação convencional móvel e de irrigação localizada, como microaspersores ou gotejamento, são os mais recomendados.

Com o objetivo de disponibilizar conhecimentos sobre o uso da irrigação na cultura do coqueiro anão aos produtores rurais, profissionais e estudantes da área agrária, o CPT - Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso Irrigação do Coqueiro Anão, no qual você recebe informações do professor Dr. Luiz Angelo Mirisola Filho, especialista em cultura do coqueiro, mestre pela Universidade Estadual do Norte Fluminense e doutor pela Universidade Federal de Viçosa.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O cultivo do coqueiro é, atualmente, considerado uma das atividades agrícolas de maior retorno financeiro. Isso porque o consumo de coco, principalmente na forma in natura, vem aumentando cada vez mais em todo o mundo. No Brasil, há alguns anos, os cultivos de coqueiro anão deixaram de ser feitos apenas nas regiões litorâneas para expandir-se também para regiões que antes não eram consideradas propícias para a implantação dessa cultura.

Coqueiro anão se adapta bem ao cultivo nas diversas regiões do Brasil | Cursos a Distância CPT

seta-imagem-animada-0182


Assessora de Bolsonaro diz que ele estava na dúvida se compraria vacinas

Vídeo com a declaração foi divulgado neste sábado. Nas imagens Talita Saito diz que presidente estava na dúvida se iria aderir ao Covax Facility

AM

Ana Mendonça*

24/07/2021 19:49 - atualizado 24/07/2021 21:22


Presidente Jair Bolsonaro(foto: PR/Reprodução)

Presidente Jair Bolsonaro

(foto: PR/Reprodução)

Um vídeo divulgado neste sábado (24/7) mostra a assessora da Casa Civil Talita Saito afirmando que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estava na dúvida sobre a adesão à Covax Facility, iniciativa global para facilitar o acesso de países pobres às vacinas contra COVID-19.

  

No vídeo, gravado em setembro de 2020, Talita, que é  subchefe adjunta de política econômica da Casa Civil, diz: “decisão ainda não foi tomada. O presidente da República ainda não se posicionou em relação à entrada do Brasil no instrumento”.

 

A gravação mostra ainda que o Ministério da Saúde ignorou alertas feitos pelo Itamaraty sobre a repercussão política da não adesão ao consórcio. A omissão de Bolsonaro no caso pode configurar crime de responsabilidade.

 

A COVAX, também conhecido como COVAX Facility, é uma iniciativa da OMS, da Aliança Gavi e da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI) que visa a aquisição e posterior distribuição de vacinas contra COVID-19 aos países mais pobres do planeta

 

O consórcio convidou países ricos e em desenvolvimento a criarem um fundo coletivo para a compra coletiva antecipada de imunizantes ainda na fase de estudos. Desta maneira, os preços por dose seriam reduzidos.

Continue sempre bem informado

ASSINE O ESTADO DE MINAS

 

Algumas nações entraram no grupo apenas como doadoras, caso de Estados Unidos e do Reino Unido. Outras, como o Brasil, aderiram como compradoras, com possibilidade de reservar lotes suficientes para proteger de 10% a 50% do contingente populacional.

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/07/24/interna_politica,1289680/assessora-de-bolsonaro-diz-que-ele-estava-na-duvida-se-compraria-vacinas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário