sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Histórias de Governador Valadares que talvez você não conheça

 Rei Pelé, Bete Balanço, viagem à Marte e algumas outras histórias que a Capital do Voo Livre tem para contar em seus 85 anos de vida, completados nesta semana.

Por Fran Ribeiro, Samuel Bonicontro e Fábio Monteiro, g1 Vales de Minas Gerais

 

03/02/2023 07h56  Atualizado há 12 horas

 


Pelé ao lado de namorada valadarense Luciene de Tassis Magalhães — Foto: Luciene de Tassis Magalhães/Arquivo pessoal

 

O ano era 1991. O mês, junho. O destino do rei Pelé foi a rua Sá Carvalho, no Centro de Governador Valadares. Uma visita à então namorada valadarense Luciene de Tássis Magalhães. E foi só para vê-la que o ícone do futebol mundial veio à cidade. Não houve nenhum outro compromisso na agenda.

 

Atração por onde passava, com Valadares não foi diferente, como lembra a ex Luciene, hoje médica e moradora da cidade do Rio de Janeiro.

 

"A cidade parou no dia que ele esteve aí e a rua que eu morava precisou ser interditada. Nós tentamos manter a vinda dele em segredo mas, no aeroporto a notícia vazou. E aí foi uma loucura', lembrou Luciene.

 

Da direita para a esquerda, Luciene ao lado da tia e Pelé dando autógrafos em Valadares. — Foto: Luciene de Tassis Magalhães/Arquivo pessoal

 

O namoro durou um ano. Luciene contou que conheceu Pelé na casa de um amigo, Alcyr Amorim, também falecido, dono de uma famosa marca de roupa.

 

"Ele foi muito educado e muito respeitoso comigo. Desde o primeiro contato, manifestou vontade de conhecer minha família. No dia seguinte, ligou para o meu pai, Paulo Bitaca, aí em GV e o tranquilizou", contou a médica.

O Rei foi embora no mesmo dia, depois de conhecer e passar o dia na casa da família de Luciene e distribuir autógrafos para os fãs.

 

Aniversário de Luciene, setembro de 1991 em Paris, no Le Cabaret de Paris — Foto: Luciene de Tassis Magalhães/Arquivo pessoal

 

Valadares na cultura pop dos anos 1980

Cena do filme Jorge, um brasileiro" gravada em Governador Valadares — Foto: Redes sociais

 

A cultura pop brasileira dos anos 1980 marcou a juventude com alguns filmes e muita música. Neste cenário, Governador Valadares teve até um certo destaque em, pelo menos, três filmes.

 

Uma das produções chegou a movimentar a população valadarense.

 

Lançado em 1988, “Jorge, um brasileiro”, filme de Oswaldo França Júnior, dirigido por Paulo Thiago, conta a história de um grupo de caminhoneiros que enfrenta a difícil realidade da profissão, atravessando o país por estradas perigosas.

 

Estrelado por Carlos Alberto Ricelli, o filme tinha também no elenco Glória Pires, Denise Dumont, Roberto Bonfim e até o ator norte-americano Dean Stockwell, morto em 2021.

 

 

Uma boa parte das gravações foi feita em Governador Valadares, utilizando alguns cenários como a estação ferroviária e a esquina das ruas Israel Pinheiro e Vereador Euzebinho Cabral. Vários valadarenses também participaram como figurantes.

 

“Quem tem um sonho não dança…”

Débora Bloch, em cena do filme Bete Balanço, 1984 — Foto: Globoplay/Divulgação

 

Um dos maiores sucessos do rock brasileiro, a música “Bete Balanço” (Cazuza/Frejat), e também um dos maiores hits da banda Barão Vermelho, foi composta para o filme do mesmo nome, do diretor Lael Rodrigues, em 1984.

 

Muita gente que canta os versos não faz ideia que a personagem, no filme, é uma valadarense que vai embora para o Rio de Janeiro tentar a carreira artística.

  

Na produção não há cenas gravadas em Valadares. Apenas uma referência a uma fictícia “Faculdades Integradas Governador Valadares”. No entanto, as citações à cidade acontecem pelo filme, estrelado por Débora Bloch, com participações de Lauro Corona, Diogo Vilela e dos músicos do Barão Vermelho.

 

No embalo de “Bete Balanço”, em 1985 foi lançado “Tropclip”, do diretor Luiz Fernando Goulart, que conta a história, nada original, de um grupo de jovens que batalha por seus sonhos.

 

A produção é estrelada por Marcos Frota, que faz o papel de Emiliano, um primo, também valadarense, da já citada Bete. O elenco ainda conta com Jonas Bloch, Luiza Tomé, Yara Amaral, entre outros.

 

Ternurinha valadarense

Cantora Wanderléa Charlup Boere Salim — Foto: Zé Carlos Barretta

 

 

Nem todo mundo sabe mas a cantora Wanderléa, a "Ternurinha", também é valadarense. Ela nasceu no dia 5 de junho de 1944, em Santo Antônio do Pontal, distrito de Governador Valadares. Nos primeiros anos de vida se mudou para Lavras e depois para o Rio de Janeiro.

 

Ela ficou famosa durante o movimento Jovem Guarda, fazendo sucesso com seus amigos Roberto Carlos e Erasmo Carlos no programa de televisão homônimo.

 

Além disso, trabalhou como atriz principal no filme brasileiro "Juventude e Ternura" (1968) e contracenou com Roberto e Erasmo em Roberto Carlos em "O Diamante Cor-de-rosa" (1970), entre outros filmes.

 

Viagem à Marte de Plínio Bragato

Plínio Bragatto em entrevista ao Jornal Hoje em 2009 — Foto: Acervo Rede Globo

 

 Enquanto a corrida espacial mira o planeta vermelho, um valadarense, de 74 anos, jura que no dia 9 de dezembro de 1996, esteve em Marte.

 

Plínio Bragatto, contou à época que foi sequestrado por marcianos que seriam humanoides altos, de pele acinzentada, olhos grandes, nariz e boca compridos, cabelos apenas da metade da cabeça para trás e que falavam em espanhol.

 

Plínio subia a Ibituruna, em Governador Valadares, rumo a sua casa, no início da noite naquele 9 de dezembro, quando não foi mais visto. Ele reapareceu 21 horas depois em Montes Claros, norte de Minas. 520 km do local de origem.

 

Os marcianos queriam, segundo Plínio, estudar o corpo humano.

 

A história foi tão impressionante que acabou parando na polícia a e também em diversas publicações sobre ufologia pelo mundo.

 

A investigação apontou que no local, no Pico da Ibituruna, onde ele teria sido abduzido, havia marcas no chão que seriam a base da nave espacial.

 

Além disso, a polícia não conseguiu explicar como ele "sumiu" do pico e foi parar em Montes Claros.

 

O caso tomou proporção nacional. Foi tema de livros e um filme gravado em Valadares, lançado no ano passado.

 

 Visitas presidenciais


Getúlio Vargas, década de 1950 em Governador Valadares — Foto: Acervo Museu de Governador Valadares

 

Getúlio Vargas em campanha eleitoral desfilando em carro aberto pela rua Marechal Floriano em 1950. Ao fundo trilhos da estrada de ferro.

 

O então candidato desfilou e fez discurso durante um comício na cidade.

 


Juscelino Kubitschek em Governador Valadares na década de 1950 — Foto: Acervo Museu de Governador Valadares

 Além de Getúlio Vargas, também já estiveram em Valadares Juscelino Kubitschek e o último presidente da era militar João Baptista de Oliveira Figueiredo.

 

João Baptista de Oliveira Figueiredo em visita a Governador Valadares — Foto: Acervo Museu de Governador Valadares

 

Vídeos do Leste e Nordeste de MG

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2023/02/03/historias-de-governador-valadares-que-talvez-voce-nao-conheca.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário