terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Em palestra antes de acidente, Boechat falou que crises vêm em ondas e deixam lições

Jornalista foi convidado na convenção de empresa farmacêutica em Campinas (SP) antes de embarcar no helicóptero que caiu em São Paulo.


Por G1 Campinas e região

Internauta Alessandra Lê lamenta morte de Boechat após palestra Campinas — Foto: Reprodução / Facebook

Internauta Alessandra Lê lamenta morte de Boechat após palestra Campinas — Foto: Reprodução / Facebook

Em sua última palestra antes de sofrer o acidente de helicóptero que o matou nesta segunda-feira (11), o jornalista Ricardo Boechat falou por por aproximadamente 40 minutos e destacou que crises vêm em ondas e deixam lições. "Tá uma tragédia, mas é uma tragédia menor do que já enfrentamos em outras ocasiões", diss

A fala ocorreu durante a convenção de uma empresa farmacêutica, em Campinas (SP), de onde partiu a aeronave antes da queda. Parte do público registrou em vídeo a participação e divulgou nas redes sociais.


"As crises funcionam como ondas, algumas maiores, menores. Mas de todas elas a gente tira duas lições. Primeiro, o Brasil não acabou. A ideia de que o Brasil ia acabar ano passado tava no discurso dos dois lados da disputa política. E a outra coisa dessas crises é que a curva dos indicadores nacionais, por piores que sejam hoje, são melhores de outrora", falou Boechat ao público.

A empresa que realizou toda a apresentação da convenção confirmou a presença do jornalista no evento. Segundo eles, o convite aos palestrantes foi feito pela empresa farmacêutica.


Em nota, a Libbs lamentou a morte de Ricardo Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci.

"Todos nós da empresa estamos profundamente consternados com o falecimento do querido Ricardo Boechat, ícone e referência internacional do jornalismo. Ele foi convidado para participar de nossa convenção, em Campinas, neste dia 11, e, como é comum em suas aparições, abrilhantou e fortaleceu a relevância do nosso encontro. Durante 40 minutos ele esteve conosco em um bate-papo no qual imprimiu seu estilo, sempre autêntico e verdadeiro.

Lamentamos igualmente o falecimento do piloto Ronaldo Quattrucci e estamos inteiramente solidários à dor das famílias.
Todas as atividades do dia foram canceladas.
Estamos aguardando informações oficiais sobre o ocorrido e seguimos à disposição para cooperar com mais informações.

Boechat participou de convenção em Campinas (SP) antes de embarcar no helicóptero que caiu em São Paulo nesta segunda (11) — Foto: Everton Santos do Nascimento

Boechat participou de convenção em Campinas (SP) antes de embarcar no helicóptero que caiu em São Paulo nesta segunda (11) — Foto: Everton Santos do Nascimento


Ao G1, um funcionário da Libbs comentou que o jornalista atuou como um mediador no evento, entrevistando o presidente júnior da farmacêutica. "Falaram de muitos assuntos, mas com o foco principal na ética das corporações públicas e privadas. Quarenta minutos de uma entrevista maravilhosa", comentou.

De acordo com funcionários, as atividades da tarde da convenção anual da Libbs foram canceladas após o acidente. Entre as atrações estava programado um show da dupla Chitãozinho e Xororó. Os sertanejos divulgaram uma nota lamentando a morte de Boechat.


"É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do jornalista Ricardo Boechat, estávamos nos preparando para encerrar um evento que ele fez a abertura, nesta segunda-feira (11). Sempre admiramos o trabalho dessa figura importantíssima para o jornalismo brasileiro. Nossos mais sinceros sentimentos à família desse grande profissional, que Deus conforte os corações".

Ricardo Boechat palestrou em convenção de uma empresa farmacêutica em Campinas (SP), na manhã desta segunda (11) — Foto: Everton Santos do Nascimento

Ricardo Boechat palestrou em convenção de uma empresa farmacêutica em Campinas (SP), na manhã desta segunda (11) — Foto: Everton Santos do Nascimento

Em nota, o Grupo Royal Palm Hotels & Resorts, onde ocorreu a convenção com a participação do jornalista, lamentou o acidente.


"Boechat era um dos principais âncoras do rádio e da TV do país e sua perda é irreparável para o jornalismo brasileiro. Nesta manhã, o jornalista fez sua última palestra em encontro realizado por um cliente no Centro de Convenções Royal Palm Hall, em Campinas", diz a nota.

Tragédia no Rio



A morte de 10 jovens jogadores no CT do Flamengo, na última sexta (8), foi um dos temas abordados por Ricardo Boechat em sua última participação na Rádio Band News FM, na manhã desta segunda (11).


"É preciso que as consequências sejam mais rápidos, no campo da ação policial, do Ministério Público, para que não fique no 'oba-oba', apoiado pelo esquecimento, pela nossa velha tradição de deixar pra lá e tocar em frente, tocar adiante, não produzir tragédias como essa toda semana."



Confira a última participação de Boechat na Rádio BandNews FM:

O acidente

O jornalista, apresentador e radialista Ricardo Eugênio Boechat morreu no início da tarde desta segunda-feira (11), aos 66 anos, em São Paulo


O jornalista estava em helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, e bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via. O piloto Ronaldo Quattrucci também morreu no acidente.


O jornalista era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM e colunista da revista IstoÉ. Ele trabalhou nos jornais “O Globo”, “O Dia”, “O Estado de S. Paulo” e “Jornal do Brasil” e foi comentarista no Bom Dia Brasil, da TV Globo, na década de 1990. Ele ganhou três vezes o Prêmio Esso, um dos principais do jornalismo brasileiro.


Filho de diplomata, Ricardo Eugênio Boechat nasceu em 13 de julho de 1952, em Buenos Aires. O pai estava a serviço do Ministério das Relações Exteriores na Argentina.


MORRE RICARDO BOECHAT





Nenhum comentário:

Postar um comentário