sexta-feira, 30 de setembro de 2022

PM apreende barras de maconha após informações de que morador de Bocaiuva teria se deslocado para pegar drogas em Montes Claros

A Prefeitura autorizou nesta sexta-feira (30) o “passe livre aos necessitados”, no entanto não será preciso comprovar renda


Prefeitura de Porto Alegre libera passe livre. - Imagem: Félix Zucco / Agencia RBS


A Prefeitura de Porto Alegre e o Ministério Público do Rio Grande do Sul concederam o “passe livre aos necessitados” para este domingo (02) de eleições. O intuito é garantir que todos possam votar. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na última quinta-feira (29) e o decreto foi oficializado nesta sexta-feira (30). 

Por: Dani Alvarenga

Os passageiros não precisarão comprovar renda para utilizar o passe livre, basta mostrar título eleitoral ou documento de identidade e dizer que não conseguem pagar a tarifa. As pessoas que já possuem isenção continuarão a possuir o benefício no dia da votação. Já os estudantes terão seus cartões desbloqueados. 

 O horário do passe livre será das sete horas até às 19 horas e valerá apenas para o primeiro turno. Até o momento, o segundo não está contemplado, mas o Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), pretende apresentar um projeto de lei para abranger também a segunda rodada de votos, caso seja necessário. Melo afirmou que quer “paz nas eleições” e completou: “Se as pessoas não forem votar, não é por falta de ônibus”. 

Além do passe livre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anunciou que 26 linhas serão liberadas especificamente para o dia das eleições. A tabela de horário dos ônibus poderá ser consultada nos aplicativos Cittamobi e TRI POA.

A questão do passe livre causou polêmica nos últimos dias. Sebastião Melo havia revogado o direito à isenção da tarifa de transportes públicos. A medida foi aprovada em dezembro de 2021, quando o prefeito protocolou a mudança e a câmara de vereadores do município aprovou o retrocesso, por 24 votos a favor e 8 contrários. Seria a primeira vez em 30 anos que a capital gaúcha não concederia a gratuidade da tarifa do ônibus em dia de eleição.

A nova lei iria estabelecer apenas duas datas obrigatórias de isenção. O intuito era reduzir o impacto do passe livre no preço da passagem  – que hoje, é a segunda mais cara do Brasil, custando R$ 4,80 –, diminuindo em R$ 0,21 no valor. Assim, a população só poderia utilizar o transporte público gratuitamente no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes (2 de fevereiro) e no “Dia D” de vacinação. Entretanto, 9 meses depois da aprovação da medida, nenhum reajuste na tarifa foi realizado. A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), através do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas (NUDECONTU) recorreu por meio de Ação Civil Pública (ACP). A ação ainda está em tramitação.

                                                                                 

                                                                              

PM apreende barras de maconha após informações de que morador de Bocaiuva teria se deslocado para pegar drogas em Montes Claros

 Segundo a PM, como o suspeito não conseguiu fazer o transporte da droga entre as duas cidades, ele contratou um taxista para fazer o serviço. O motorista foi solicitado, mas não sabia do que se tratava.

Por g1 Grande Minas
30/09/2022


Barras de maconha apreendidas pela PM — Foto: Polícia Militar


A Polícia Militar apreendeu barras de maconha após ter informações de que um morador de Bocaiuva teria se deslocado para pegar drogas em Montes Claros. Um homem, de 19 anos, foi preso.

Segundo a PM, como o suspeito não conseguiu fazer o transporte da droga entre as duas cidades, ele contratou um taxista para fazer o serviço. O motorista foi solicitado, mas não sabia do que se tratava.

A PM montou uma operação e conseguiu apreender a maconha ainda em Montes Claros e fazer a prisão do suspeito em Bocaiuva. Ele foi levado para a delegacia da Polícia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário