terça-feira, 26 de setembro de 2023

Homenagem a nazista: presidente do Parlamento do Canadá se demite após chamar de herói soldado de Hitler

Anthony Rota prestou homenagem a um homem de 98 anos que lutou pelos nazistas contra o Exército Vermelho durante a Segunda Guerra.

Por g1

26/09/2023  

Volodymyr Zelensky e Justin Trudeau no Parlamento do Canadá em 22 de setembro de 2023 — Foto: Blair Gable/Reuters  

Anthony Rota, presidente do Parlamento do Canadá, pediu demissão do cargo nesta terça-feira (26) por ter homenageado um soldado nazista. 

Na sexta-feira (22), Justin Trudeau, o primeiro-ministro do país, Canadá, e Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, fizeram uma visita ao Parlamento canadense.

 Em dado momento, o presidente do Parlamento resolveu fazer uma homenagem a um homem de 98 anos que estava na galeria do edifício, Yaroslav Hunka. 

Rota afirmou que o homem, que lutou na Segunda Guerra, era “um herói ucraniano e um herói canadense, e nós agradecemos a ele pelo serviço”. 

No entanto, Hunka lutou em uma unidade de nazistas contra o Exército Vermelho da União Soviética. 

E as pessoas que estavam no recinto aplaudiram de pé o homem que lutou pelos nazistas. 

De acordo com a rede BBC, durante a Segunda Guerra, milhares de ucranianos lutaram pelos nazistas, mas uma quantidade muito maior aderiu ao Exército Vermelho, liderado pela União Soviética, que era o principal exército dos Aliados. 

O Cija, um grupo organizado de judeus canadenses, afirmou que é muito problemático que um nazista tenha sido homenageado. 

A Rússia também criticou o convite feito a Hunka.

Índia e Canadá vivem crise diplomática

Índia e Canadá vivem crise diplomática

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/09/26/homenagem-a-nazista-presidente-do-parlamento-do-canada-se-demite-apos-chamar-de-heroi-soldado-de-hitler.ghtml

                                                             


        

O presidente do Parlamento do Canadá renunciou ao cargo após homenagear um homem que tinha ligações com os nazistas durante a Segunda Guerra ...
YouTube · Jornalismo TV Cultura · 26 de set. de 2023
Dias depois, o político canadense pediu desculpas por ter planejado a homenagem ao veterano que, na verdade, combateu pela divisão nazista que ...
Terra · Deutsche Welle · 26 de set. de 2023

                                                       


Rússia diz que homenagem do Canadá a veterano de unidade nazista é "ultrajante". 25 set 2023 - 18h16. Compartilhar. Exibir comentários. O governo da Rússia ...
Terra · Reuters · 25 de set. de 2023

                                                                         


Homem é morto com tiros na cabeça no meio da rua em Ipatinga

 Segundo a polícia, a vítima, pode estar envolvida em um homicídio que aconteceu no dia 11 deste mês no mesmo local.

Por Nathália Toledo, g1 Vales de Minas Gerais 

25/09/2023  

 Izaias Rufino de Sousa, de 35 anos, foi morto com tiros na cabeça — Foto: Arquivo pessoal  

Um homem identificado como Izaías Rufino de Sousa, de 35 anos, foi morto com tiros na cabeça. O crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (25), no bairro chácara Madalenas em Ipatinga. 

De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi abordada por um motorista de caminhão, que a princípio pensou se tratar de um acidente. 

Assim que os policiais chegaram ao local, encontraram a vítima caída no chão e constataram que era um assassinato.

Ainda de acordo com a PM, a perícia da Polícia Civil esteve no local e verificou que Izaias estava com duas perfurações na região da cabeça. O calibre ainda precisa ser confirmado.  

A polícia informou que o homem era morador do bairro. Ele chegou a ser socorrido pelo SAMU ao hospital do município, mas morreu ao dar entrada na unidade de saúde. 

Testemunhas contaram a polícia que o atirador fugiu depois do crime, mas algumas pessoas escutaram os disparos de arma de fogo.


Homem é morto com tiros na cabeça no meio de rua em Ipatinga — Foto: Nathália Toledo 

“De acordo com as testemunhas o indivíduo foi visto fugindo em direção a ponte que dá acesso ao bairro Limoeiro. A vítima foi socorrida ainda com vida e foi constatado duas perfurações, mas que acredita inicialmente que seja o orifício de entrada e saída do projétil da arma de fogo", explicou o tenente Veiga. 

Ainda não se sabe a motivação do crime e ninguém foi preso. O caso será apurado pela Polícia Civil. O corpo de Izaías foi encaminhado ao IML de Ipatinga. 

Segundo a polícia, a vítima, pode estar envolvida em um homicídio que aconteceu no dia 11 deste mês no mesmo local. 

Morto a facadas


Glaubert Erick Theodoro dos Santo foi morto a facadas no dia 11 de setembro — Foto: Arquivo pessoal

 No dia do crime, Glaubert Erick Theodoro dos Santos, de 27 anos, foi morto a facadas. O corpo do rapaz foi encontrado parcialmente pendurado na passarela metálica do bairro chácara Madalenas em Ipatinga. 

De acordo com a PM, foi um casal que viu o corpo de Glaubert, que ao perceber marcas de sangue, acionou a polícia.  

Na cena do crime, a perícia da Polícia Civil recolheu um celular e a faca usada para matar a vítima. Na ocasião, o jovem tinha saído de casa por volta de 18h e não tinha dado mais notícias. 

“A polícia conseguiu acessar as imagens. Fizemos diversos documentos também para os órgãos competentes informando a questão da autoria. Isaías evadiu das guarnições diversas vezes e mesmo quando não estava mais em flagrante, nós visitávamos a residência dele com o objetivo de prevenir desdobramentos do primeiro homicídio. Nós estávamos aguardando sair o mandado de prisão para efetuar a prisão dele, infelizmente o mandado de prisão não saiu a tempo, mas de fato ele é suspeito de estar envolvido nesse homicídios do dia 11. Precisa ser apurado ainda, mas o indivíduo também tinha dívida de drogas", finalizou o tenente.

Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2023/09/25/homem-e-morto-com-tiros-na-cabeca-no-meio-de-rua-em-ipatinga-minas-mg.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário