sábado, 28 de janeiro de 2012

Estudantes do Congo acusam Brigada Militar

  de racismo no Rio Grande do Sul

Africanos acusam BM de racismo e constrangimento
por Jessica Gustafson
africanos acusam brigada militar de racismoSegundo Krischke, já foi solicitada a fita da gravação feita pela câmera existente dentro do ônibus

De acordo com o Censo Demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, 43,1% da população brasileira é negra. Entretanto, mesmo com um grande número de habitantes afrodescendentes, o preconceito ainda é grande no País. Na tarde desta quinta-feira, o presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) do Rio Grande do Sul, Jair Krischke, divulgou para a imprensa o caso de dois estudantes africanos que dizem ter sido vítimas de racismo por parte da Brigada Militar (BM) em Porto Alegre.

No dia 17, Tibulle Sossou, natural da República do Benin, e Sagesse Kalla, da República Democrática do Congo, se dirigiam à sede da Polícia Federal para realizar os trâmites de seus vistos de permanência no Brasil, na linha Campus-Ipiranga, quando o ônibus foi interceptado por três carros e uma motocicleta da Brigada Militar. "Estávamos conversando em francês dentro do ônibus e uma policial, que estava no coletivo, ficou nos olhando, principalmente para os nossos tênis. Ela pegou o celular e chamou as viaturas", relata Kalla.

Os africanos, que vieram estudar português e fazer faculdade no Estado, foram levados para fora do veículo pela policial, que apontava uma arma para os dois. Após a revista, na qual não foi encontrado nenhum material ilícito, Kalla e Sossou foram algemados e levados para o posto da Redenção, que pertence ao 9º Batalhão da Brigada Militar. "Durante a abordagem, fui agredido com uma 'gravata' e dois socos na nuca. Nunca ninguém tinha apontado uma arma para a minha cabeça, eu fiquei triste e com muita vergonha. Muita gente passava e ficava olhando", diz Sossou. Segundo ele, no posto, os dois foram soltos e mandados embora sem nenhum pedido de desculpa. "Um policial ainda falou que isso aconteceu porque somos negros e que esse tipo de abordagem é comum no Brasil", complementa.

O presidente do MJDH afirmou que como medida contra a ação, ambos registraram ocorrência policial e fizeram um registro na Corregedoria da BM. "Foi uma manifestação expressa de racismo, abuso de autoridade e constrangimento ilegal. A polícia age assim com qualquer negro, seja brasileiro ou estrangeiro. Precisamos dar um basta no despreparo da Brigada", enfatiza. Segundo Krischke, já foi solicitada a fita da gravação feita pela câmera existente dentro do ônibus. O presidente também avisa que levará o caso até o secretário de Segurança Pública do Estado, Airton Michels.

A BM explica que o 9º Batalhão já está fazendo o levantamento da ocorrência. "Será instaurado um inquérito para averiguar esta notícia-crime praticada pelos policiais. O inquérito, depois de concluso, será encaminhado para o Ministério Público do Estado e poderá se transformar em um processo", afirma o comandante do Comando de Policiamento da Capital, coronel Atamar Cabreira Filho.



 



Entrevista exclusiva do estudante de História Helder Santos, baiano que sofreu perseguição racista de brigadianos em Jaguarão - RS. Helder sofreu diversas ameaças da Brigada e teve que deixar a cidade para não morrer. Veja a reportagem do Coletivo Catarse.


Polícia investiga uma suspeita de racismo contra dois estudantes africanos em Porto Alegre



 

 Viu o que essa comandante falou concordando com a ação racista
 dos policiais. Mas que racista e ainda ao vivo esse comandante ou sei lá o que ele é deveria Ser exonerado desse cargo pelo governador...Do estado ou será que o governado também concorda com esse fascista



http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1785821-7823-POLICIA+INVESTIGA+UMA+SUSPEITA+DE+RACISMO+CONTRA+DOIS+ESTUDANTES+AFRICANOS+EM+PORTO+ALEGRE,00.html

Esse jovem teve sorte por não ter levado um tiro do policial, pois essa e a verdadeira cara da policia.
E eu sou do tipo que continuo dizendo que policia em geral não foi feita para lidar com pessoas de bem e sim bandidos...
Mas eu digo que nâo sâo todos que tem essa atitude..e uma uma grande parte.....
Mas saiba que isso não pode ser chamado de caso isolado
E que muita gente se cala perante o abuso... E acaba contribuindo com o continuo...


 Categoria:
Fonte: Jornal do Comercio

 http://afojuba.blogspot.com/2011/03/estudante-vitima-de-racismo-no-rio.html

 Abaixo tem mais

Ator mineiro sofre racismo no Sul -

Torcedores do Corinthians protestam contra racismo no Sul do ...

G1 - Grávida diz que foi vítima de racismo no mercado em que ...

Zé Roberto chega ao Bahia revelando racismo no Sul -

Zé Roberto revela que sofreu racismo no sul do país 

Relembre Zé Roberto e outros casos de racismo no futebol gaúcho

"Movimentos racistas crescem. No Rio Grande do Sul, grupos .. 

Combate ao Racismo Ambiental » Advogado agredido durante ...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário