sexta-feira, 12 de setembro de 2014

“Faculdade de Medicina em Teófilo Otoni… Quem foi, afinal, que pariu essa criança?”

Afinal, quem é o pai, ou a mãe, do Curdo de Medicina de Teófilo Otoni?
Afinal, quem é o pai, ou a mãe, do Curso de Medicina de Teófilo Otoni?
Por David Ribeiro Jr.
Eu pensei muito antes de escrever este texto. Cheguei a pensar em desistir, mas aí acabei me convencendo de que, como brasileiro que sou, precisava mostrar que, como diz o nosso hino nacional, um filho dessa pátria não foge à luta. E eu não vou me omitir. Desde ontem à tarde que o assunto que tem monopolizado a atenção da imprensa regional e das nossas redes sociais é a autorização do Curso de Medicina para Teófilo Otoni, com previsão inicial de sessenta vagas na primeira turma. Que boa notícia, hein?! Que boa notícia mesmo!
Agora vamos à parte complicada. Se você tem um perfil no facebook e o acessar agora, basta rolar um pouco a timeline para ver o monte de gente que se coloca na condição de pai e de mãe dessa criança. Tem publicação de deputados federais, e de estaduais também, afirmando que esse é mais um compromisso que conseguiu cumprir, além de um monte de outros nomes mais. Fala-se da ex-prefeita Maria José, partindo do princípio de que a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi instalada durante o seu governo (e, pelo menos neste quesito, há um mínimo de razão); fala-se também no nome do ex-deputado federal Carlos Mota, que foi o autor do projeto que criou a UFVJM, além de um monte de outros nomes mais. Fernando Pimentel, que é pré-candidato ao Governo de Minas, também já tirou uma casquinha no assunto tentando ganhar alguns dividendos eleitorais. Houve quem também agradecesse ao Lula; outros, a Dilma… e por aí vai.
O que eu não consigo entender é como essa cambada, e me desculpem o termo pejorativo, tem coragem de agir como se fossem salvadores do mundo, mesmo estando fazendo apenas aquilo que, de fato, são pagos para fazer. E detalhe: fazem muito pouco pelo que ganham.
Se me permitem a colocação, político, do presidente da República ao vereador, não faz favor nenhum para o povo quando apresenta projetos, e os executa, em benefício da qualidade de vida desse mesmo povo, que é quem paga os seus salários. Partindo desse princípio, mesmo que algum bacana local tivesse algo a ver, de fato, com a chegado do Curso de Medicina, o que eu duvido muito, não estaria fazendo mais do que a sua simples obrigação. Assim, minha gente, quem pariu essa criança, e mais uma vez me desculpem o termo, foi a necessidade social. Isso é o resultado de uma sociedade que está evoluindo; não é mérito de ninguém. Convenhamos que essa gestação foi, inclusive, muito demorada. Um país, como o Brasil, que precisa importar alguns milhares de médicos de Cuba já deveria estar aumentando o número de vagas para os cursos de Medicina há muito mais tempo. Um ditado antigo nos ensina que “pessoas inteligentes resolvem problemas. Pessoas sábias previne-os”. Então eu acho que posso afirmar, sem medo de errar, que está faltando sabedoria neste país. Ou, do contrário, não teríamos tanta gente se orgulhando de ser o pai… em alguns casos a mãe… de uma criança cujo nascimento está marcado por uma série de situações complicadas e suspeitas.
Convenhamos, ainda, que essa situação seria até engraçada, se não fosse tão trágica. Dia desses eu desafiei aos nossos políticos locais a demonstrarem por “A + B” que conseguiram trazer para a cidade e região benefícios cuja soma dos mesmos seja pelo menos igual, melhor ainda se superior, ao custo do seu mandato. Leia o texto aqui. Até hoje ninguém conseguiu me mostrar algo assim. E agora os bacanas se arvoram para dizer que foram eles que trouxeram o Curso de Medicina. Eu não sei como a cara desses sujeitos não queima. Deve ser por causa do óleo de peroba que usam; afinal, são mesmo uns caras de pau.
E quanto a você que está me lendo agora, vê se não cai na desses bacanas e seja mais inteligente do que sugere o senso comum. Lembre-se do pensamento que expus agora há pouco: “pessoas inteligentes resolvem problemas. Pessoas verdadeiramente sábias previnem os problemas”. Que tal se você aprender votar e prevenir de problemas como este, do qual estou escrevendo, nas eleições deste ano? Que tal se sermos um chega-pra-lá nessa gente que duvida da nossa inteligência e mostrarmos que, se há algum babaca aqui, são eles e não nós.

Fonte Abaixo.....




Minha opiniao
 Nem e preciso pensar quem e o pai na faculdade..... 
Basta saber que o presidente do Brasil era o lula e a prefeita era a Maria jose..........
 Uma coisa e certa..e que muitos politicos já passaram na gestão de Teófilo Otoni e nada aconteceu pois não conseguiram melhorias para a cidade.
e tem politico que leva nome de bom administrador..mas de que.....!de lavar ruas e plantar grama e flores na praça Tiradentes....eu acho que isso não e administração...





Curso de Medicina é realidade em Teófilo Otôni - Diário do ...

Eu procurei  a matéria na net que mostra que e o responsável pela vinda do curso de medicina para Teófilo otoni, já que o autor da matéria por nome 

David Ribeiro Jr nao esta infprmado....




Curso de Medicina é realidade em Teófilo Otoni


Diário do Jequi


Curso de Medicina é realidade em Teófilo Otoni
A grande conquista se deu por intermédio da prefeita Maria José, que lutou e se esforçou para trazer o curso aos tefilotonenses
A prefeita Maria José reuniu todo o secretariado e a imprensa teofilotonense em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (21), para a coletiva mais esperada do ano: o anúncio do Curso de Medicina para Teófilo Otôni.
A chefe do Executivo informou: “Nós recebemos um convite do professor Luiz Cláudio Costa (secretário de ENSINO SUPERIOR do Ministério da Educação e Cultura) para irmos a Brasília neste dia 18. Ao chegarmos, fomos recebida por ele, que anunciou o Curso de Medicina para Teófilo Otôni. A parte burocrática está tecnicamente pronta, e toda a papelada já foi encaminhada para a presidente Dilma sancionar mais este ganho para nossa cidade. Eu estava acompanhada da secretária Maria Helena (Educação e Cultura), quando recebemos a notícia oficial. Foi uma satisfação muito grande; tenho a sensação de dever cumprido.”
A prefeita ressaltou, ainda, que o grande ganho do Curso de Medicina é a melhoria da Saúde não apenas em Teófilo Otôni, mas em todo Vale do Mucuri e no do Jequitinhonha: “Sentimos falta de médicos, uma vez que a cidade não dispõe desses profissionais o suficiente para atender a população local, que é 134 mil habitantes, mas atendemos a quase um milhão de pessoas dos Baixo e Médio Jequitinhonha, bem como do Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo”.
“Vão ser criados três Cursos de Medicina em Minas Gerais: Teófilo Otôni, Governador Valadares e Diamantina, sendo 40 alunos por Curso. Eu vejo a nossa cidade como pólo na Educação, uma vez que conseguimos trazer duas Universidades Federais: a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM - e a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Já temos na UFMG graduação para formação de professores, e, na UFVJM, Administração, Ciências Contábeis,Ciências Econômicas, Matemática(Licenciatura), Serviço Social, Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia Hídrica, Engenharia de Produção, Procampo e, agora, o Curso de Medicina” - concluiu a prefeita.
Maria José agradeceu o deputado federal Fábio Ramalho pela colaboração: “Podemos dizer que este foi um lutador ao nosso lado, sempre nos acompanhando nesta luta; tivemos também a participação do deputado federal Leonardo Monteiro.”
Legenda das Fotos:
Foto 1 - Prefeita Maria José faz anúncio oficial da implantação do Curso de Medicina em Teófilo Otôni.
Foto 2 - Órgãos da imprensa local, secretariado e servidores municipais acompanharam o anúncio feito pela prefeita.
Curso de Medicina é realidade em Teófilo Otoni


Maria José para Lula: "Queremos o curso de Medicina"



Vale do Jequitinhonha - Blog do Banu: Maria José para Lula: "Queremos o curso de Medicina"

Nenhum comentário:

Postar um comentário