terça-feira, 30 de junho de 2020

China termina de montar rede concorrente do GPS americano

Rede Beidou (BDS) supera GPS em número de satélites. Governo chinês trabalha no sistema desde 2000.



Por Filipe Garrett, para o TechTudo

 



A China lançou com sucesso o último satélite da rede concorrente do GPS americano. Os chineses concluíram a constelação formada por um total de 35 satélites para completar a rede intitulada de Sistema de Navegação por Satélite Beidou (BDS).

O sistema passa a ser uma alternativa completa não apenas ao GPS de origem norte-americana, mas também ao Glonass, desenvolvido pela Rússia, e ao Galileo, construído pela União Europeia. Assim como os rivais, o Beidou oferece serviços de geolocalização e cobre toda a superfície da Terra. A última remessa de satélite ocorreu em 23 de junho.

Foguete Long March 3B levou à órbita com sucesso o último satélite BeiDou — Foto: Reprodução/CCTV

Foguete Long March 3B levou à órbita com sucesso o último satélite BeiDou — Foto: Reprodução/CCTV

Embora o último satélite só tenha sido lançado agora, a rede vem sendo usada de forma comercial há alguns anos. O sistema de geolocalização chinês teve os primeiros aparatos lançados no ano 2000. As 35 unidades em operação na órbita terrestre tornam a plataforma chinesa maior que a rede de GPS americano.

No caso de celulares, fabricantes chinesas já oferecem suporte à rede em seus produtos e estima-se que pelo menos 70% dos telefones celulares em uso no país tenham compatibilidade com o Beidou.

China trabalha em sistema para rivalizar com GPS americano desde 2000 — Foto: Ana Marques/TechTudo

China trabalha em sistema para rivalizar com GPS americano desde 2000 — Foto: Ana Marques/TechTudo

A criação da rede Beidou é um projeto relacionado à defesa e soberania. A China, assim como Rússia e União Europeia, desenvolve este tipo de plataforma como maneira de se prevenir da dependência do GPS americano, o que pode ser prejudicial em casos de conflito.

Vale lembrar que o governo americano entrou em uma disputa comercial com a Huawei, empresa chinesa que se destaca no desenvolvimento da internet 5G. O governo de Donald Trump acusa a fabricante de estar envolvida em um esquema de espionagem.

Saiba o que esperar do 5G no Brasil

China termina de montar rede concorrente do GPS americano
00:00/01:46

China termina de montar rede concorrente do GPS americano

O satélite enviado para a órbita estacionária conta com relógios atômicos de alta precisão. Estes componentes são usados na cronometragem de sinal e consideram efeitos da relatividade para que as informações de localização sejam absolutamente precisas. Além disso, apresentam suporte a tecnologias de comunicação por meio de sinais curtos.

Assim como o GPS, a rede Beidou opera com um conjunto de satélites estacionados em órbita estável que funciona emitindo sinais, capturados por aparelhos compatíveis na superfície da Terra. O processo de localização é realizado quando o dispositivo recebe sinal de vários satélites Beidou ao mesmo tempo. Com a triangulação entre estes sinais, é possível calcular o ponto exato de localização do dispositivo com alto grau de precisão.

Com informações da SpaceGizmochina e BBC

                                                                             

                  
"Cidade que não preserva suas raízes culturais, perde a sua história". Prof Rafael
Boa tarde Itambacuri!
Nunca se esqueçam:
"Cidade que não preserva suas raízes culturais, perde a sua história". Prof Rafael
O objetivo do professor Rafael, é o de disseminar, pelas redes sociais, a História e a Cultura de Itambacuri. Usando as fotos (em especial as antigas), como reflexão da sociedade itambacuriense ao longo do tempo.
Todos nós, sem exceção, somos construtores da nossa História.
Este historiador já está trabalhando na elaboração do seu primeiro livro sobre a história de Itambacuri.
Quê (Deus) continue me capacitando!
Até aqui me ajudou o (Senhor)!
Na foto, Papelaria do Godoy. Abordarei a sua história no meu livro sobre a história de Itambacuri.
Fonte: arquivo do prof Rafael.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário