terça-feira, 30 de janeiro de 2018

REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VAI OFERTAR 4 MIL VAGAS NESTE PRIMEIRO SEMESTRE

By 
  
In Notícias


CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS SERÃO OFERTADOS PELA PRIMEIRA VEZ




Governo de Minas Gerais vem trabalhando para ampliar a oferta da educação profissional no estado. Neste primeiro semestre de 2018, a Rede Estadual de Educação Profissional (Rede) ofertará 4.040 novas vagas em 26 cursos, distribuídos em 21 escolas estaduais, em especial aquelas que ofertam, exclusivamente, a educação profissional.
Os interessados devem procurar as escolas ofertantes a partir do início do mês de fevereiro para fazer sua inscrição. As escolas terão autonomia para organizar o processo e os alunos que participarão dos cursos serão escolhidos por meio de sorteio.
Poderão se inscrever alunos que estejam cursando o ensino médio ou estudantes que já concluíram esse nível de ensino. Todos os cursos são técnicos de nível médio, gratuitos, e têm duração entre um ano e um ano e meio. As aulas terão início no mês de março.
Segundo o diretor de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Rafael Morais, a oferta das vagas faz parte da política do Governo do Estado que tem como foco a ampliação da oferta do número de vagas na educação profissional.
“Desde 2015, estamos ampliando a oferta da educação profissional em conformidade aos Planos Nacional e Estadual de Educação. Agora em março, abriremos essas novas turmas, principalmente nas escolas exclusivas de educação profissional, como também nos Centros de Educação Profissional (CEPs). A expectativa é que possamos abrir novas vagas também no segundo semestre”, destaca
Cursos inéditos
Dentre as vagas que serão ofertadas, estão dois cursos inéditos. Esta será a primeira vez que os cursos técnicos de Tradução e Interpretação de Libras e em Multimeios Didáticos serão ofertados pela Rede.
“Há algum tempo, a SEE vem percebendo um déficit de profissionais formados para atuar nas escolas como Tradutor Intérprete de Libras e com os professores que atuam nos apoios e nos suportes de tecnologia. Foi mediante a demanda constatada que a secretaria entendeu ser significativo fomentar a organização desses cursos. Fizemos a elaboração da proposta pedagógica conforme o catálogo de cursos técnicos e criamos um grupo de trabalho antes de chegar nas duas propostas”, destaca a diretora de Educação Especial da SEE, Ana Regina Carvalho.
O curso técnico de Tradução e Interpretação de Libras será ofertado em cinco municípios: Belo Horizonte, Divinópolis, Passos, Uberaba e Uberlândia. Em Belo Horizonte, as aulas acontecerão nas escolas estaduais Francisco Sales e Maurício Murgel, referências no atendimento de estudantes com deficiência da fala e audição.
Já o curso técnico de Multimeios Didáticos será ofertado nos municípios de Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros e Sete Lagoas. No Instituto São Rafael, em Belo Horizonte, as inscrições estarão abertas até o dia 22 de fevereiro.
“O curso é para pessoas que desejam atuar em atividades relacionadas a planejamento, execução e organização administrativa e pedagógica. Pessoas com qualquer tipo de deficiência terão preferência na distribuição das vagas”, ressalta a diretora da escola, Julyane Sena.
O Instituto São Rafael, que é referência no atendimento educacional para pessoas cegas e com deficiência visual, já oferta os cursos técnicos em Informática e Massoterapia.
Para a escolha das escolas que ofertarão os novos cursos, a SEE priorizou as regiões onde havia maior demanda. “Fizemos uma seleção das escolas com base nas localidades onde há mais falta do profissional formado no mercado”, conclui Ana Regina.
Educação Profissional
A Rede Estadual de Educação Profissional (Rede) foi instituída pelo Governo do Estado, por meio da SEE, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos técnicos em todos os 17 Territórios do Estado, de acordo com a vocação de cada região, contribuindo para a profissionalização dos jovens com vistas à participação como cidadão no mundo do trabalho e atendendo às demandas das comunidades e dos arranjos produtivos locais.
Em 2017, 44 mil estudantes participaram dos cursos técnicos ofertados pela Rede.
Fonte: Agencia Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário