terça-feira, 18 de maio de 2021

Adolescente planejava massacre em escola na Grande BH

 A menor guardava diversas facas e um facão no quarto; polícia faz alerta aos pais para se atentarem ao comportamento dos filhos

Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes investiga o caso


(foto: Google Street View/Reprodução)

Uma adolescente que postou nas redes sociais uma ameaça de massacre em escola atentados contra famílias assustou e mobilizou a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), que promoveu, no último sábado (15/5), a operação "Male Adversus".

A ação policial rastreou mensagem em que a menina afirmava que ia matar colegas e familiares. Os policiais, então, solicitaram um mandado de busca e apreensão na casa dela, na Grande BH. No quarto da adolescente, foram encontradas diversas facas e um facão.

As investigações ainda estão em andamento e outros detalhes não foram divulgados.
Nesta segunda-feira (17/5) a polícia fez um comunicado em que orienta os pais a observarem o comportamento dos filhos. "Queremos tornar público para que os pais fiquem atentos a situações em que os filhos, de repente, possam estar envolvidos", reforça o chefe do Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes, Agnelo Baeta.

A delegada Danielle Aguiar destaca a importância de os responsáveis estarem atentos à conduta dos filhos na internet e aos objetos que possuem nos quartos.

"O comportamento dos adolescentes tem mudado, sobretudo no panorama atual, e requer atenção dos familiares e dos pais, que sejam diligentes na condução da educação, na fiscalização dos atos", explica a delegada.



Danielle Aguiar orienta que os pais acompanhem as redes sociais dos filhos, os grupos de que estão participando dentro de aplicativos de mensagens e os assuntos que têm interesse.

"É importante que os pais façam essa fiscalização, estejam atentos a qualquer mudança de comportamento. Às vezes, o adolescente, do nada, começa a ficar introspectivo, a se isolar da família, não tem amigos. Então o pai tem que buscar sobretudo manter o diálogo saudável com os filhos e, além disso (de mostrar que está ali como um amigo), tem que exercer sua autoridade", afirma a delegada, ao completar que, se necessário, os pais devem buscar ajuda profissional.
seta-imagem-animada-0182

Quando a comida chega antes ao cérebro do que ao estômago

Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

 18 de maio de 2021

Quem não tem na memória um cheiro ou gosto que desperta uma onda de sensações prazerosas? O olfato e o paladar registram lembranças que nos trazem sensações nostálgicas, de uma época ou até mesmo de um local distante.

 

Para falar da relação entre memória, comida e afeto, a última edição do programa Rota – Viagens e Serviços, transmitida no dia 13.mai.2021, abordou o tema Comida Afetiva. A transmissão, feita pela Rádio Uninter, contou com a presença das professoras Flávia Fernandes, Grazielle Ueno e Karen Sturzenegger. Elas falaram sobre a “afetividade que envolve as tradições familiares”, como explica Grazielle.

 

A ideia de gastronomia afetiva, também chamada de comfort food, não está limitada a tendências gastronômicas. Ela associa o prazer da alimentação a lembranças, geralmente remetidas à infância, à casa dos avós, numa riqueza de sensações que as receitas que encontramos na internet não são capazes de reproduzir. Como disse o escritor moçambicano Mia Couto, “cozinhar é um modo de amar os outros”.

 

Karen explica que nos famosos caderninhos de receitas da vovó encontrou-se um mercado farto e lucrativo para diversos restaurantes, que passaram a adotar a estratégia de trazer de volta essas sensações da comida da infância, valorizando as relações humanas que estão por trás de muitos pratos.

 No cinema, temos um exemplo clássico, que é mostrado na animação “Ratatouille”: quando o crítico gastronômico Anton Ego experimenta o ratatouille (refogado de vegetais, prato tradicional na França), e naquele momento sente como se estivesse recebendo o abraço de amor de sua mãe.

 Mas não foi só do lado romântico e amoroso da comida que o programa tratou. As professoras lembraram também que milhares de pessoas atualmente passam por imensa dificuldade para alimentar suas famílias. Graziella lembra que muitos estão com as mesas vazias e dependem dos projetos sociais para se alimentar e contar com um mínimo de dignidade.

 Vários são os projetos espalhados pelo país que dão auxilio aos mais vulneráveis, como o Projeto Luz, além de iniciativas da própria Uninter, que desde 2008 participa ativamente das campanhas do Instituto IBGPEX, atuando em prol do compromisso social. Neste momento, é preciso que todos nós, que temos condições de prover uma boa alimentação para nossas famílias, possamos também contribuir para quem passa por necessidade, destacam as apresentadoras.

 Assista ao programa completo clicando aqui.

 Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

Edição: Mauri König

Revisão Textual: Jeferson Ferro

Créditos do Fotógrafo: August de Richelieu/Pexels

 

Tags: comida afetiva, gastronomia, lembranças, Turismo, Uninter




https://www.uninter.com/noticias/quando-a-comida-chega-antes-ao-cerebro-do-que-ao-estomago

seta-imagem-animada-0182

Quadrilha que furtava notebooks é desarticulada pela polícia em BH

Segundo as investigações, grupo agia há cinco meses e arrombava carros para levar os equipamentos.

Por Júlio César Santos, G1 Minas — Belo Horizonte

 18/05/2021 19h06  Atualizado há 4 dias

 

Aparelhos recuperados pela polícia — Foto: Polícia Civil/Divulgação

 A Polícia Civil prendeu um homem e uma mulher suspeitos de integrar uma quadrilha que furtava notebooks em Belo Horizonte. Segundo as investigações, o líder do grupo, de 38 anos, agia quebrando vidros de carros e furtando os equipamentos. Os crimes ocorriam em bairros de classe média alta da Região Oeste da capital, como Estoril e Buritis.

 

Já a mulher, de 36 anos, foi identificada como a principal receptadora. Ela tem duas lojas especializadas em equipamentos de uma marca norte-americana em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. A suspeita foi flagrada comprando os computadores em Belo Horizonte.

 

Ao todo, foram apreendidos 18 notebooks. Os policiais também encontraram diversas bijuterias, sem notas fiscais. Eles localizaram os computadores em dois carros, a partir do monitoramento da receptadora.

 

Produtos apreendidos pela polícia — Foto: Polícia Civil/Divulgação

 Segundo o delegado Rômulo Dias, a quadrilha agia há cerca de cinco meses. A dupla foi presa nesta segunda-feira (17), no bairro Paraíso, na Região Leste de Belo Horizonte.

 

“Conseguimos apurar que houve a prática de, mais ou menos, 50 casos, de janeiro até este mês. Durante as investigações, conseguimos, inclusive, as imagens da atuação dos grupos”, afirmou.

Maioria dos computadores foi furtada nos bairros Estoril e Buritis — Foto: Polícia Civil/Reprodução

 A polícia já começou o trabalho de identificar os donos dos notebooks recuperados para fazer a devolução.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/05/18/quadrilha-que-furtava-notebooks-e-desarticulada-pela-policia-em-bh.ghtml

seta-imagem-animada-0182

T. Otôni volta a três mortes por Coronavírus; agora, são 302

Publicado em 18 de maio de 2021

COMPARTILHAR TWITTAR COMPARTILHAR E-MAIL COMENTÁRIOS

A segunda-feira (17/05/21) voltou a preocupar o povo de Teófilo Otôni. O balanço da Secretaria Municipal de Saúde anotou mais três óbitos provocados pelo Novo Coronavírus, subindo o total de mortes para 302. Outros dois eventos fatais estão sendo investigados, com vistas a determinar a causa.

seta-imagem-animada-0182


Presidente regional da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo afirmou em ... foi encaminhada ao ...
13 de mai. de 2021 · Vídeo enviado por TV Senado

 

As mortes, somente agora listadas, ocorreram nos últimos dias 9, 15 e 16. Elas foram de três homens de média idade, com 47, 54 e 59 anos, que se encontravam internados, respectivamente, no Hospital Santa Rosália, UPA 24 Horas e, novamente, Santa Rosália.

 

A Secretaria Municipal de Saúde tentou corrigir os números fornecidos ontem em relação à totalização dos casos confirmados, que, evidentemente estavam errados. Contudo, o fez com outro erro, informando que o número é de 10.979. Ou o pessoal da casa não conhece operações matemáticas primárias, ou a calculadora dele permanece sem pilha. Vejam: a pasta fala em 10.950 recuperados. Extraindo-se o número do total de casos confirmados, sobrarão 29 casos confirmados. Ora, a Secretaria informa que são 475 casos ativos. Assim, ter-se-ão 446 casos a mais que confirmados. Adicionando-se os casos fatais (302), chega-se a 748 casos sobrando. E fica-se novamente sem se saber onde a Secretaria Municipal de Saúde colocou esta sobra.

 

Segundo o boletim epiemiológico, que continua a não merecer crédito, estão ocupados 36 (90,00% – queda de 3) dos 40 leitos de UTI. São 22 pacientes locais (queda de dois) e 14 de outros municípios (queda de um).

 

Nas Enfermarias, 41 (38,67% – aumento de três) dos 106 leitos estão ocupados por 28 doentes de Teófilo Otôni (aumento de três) e 13 de outras praças (estável).

 

A vacinação permanece com os mesmos números de ontem: 29.190 com a 1ª dose e 12.235 com a 2ª. (Fonte: Asssessoria de Comunicação da PMTO – Foto: Freepik)

 

ITENS RELACIONADOS:CASOS ATIVOS, CASOS CONFIRMADOS, CASOS FATAIS, CASOS RECUPERADOS, CORONAVÍRUS, DESTAQUE, ENFERMARIAS, HOMENS, LEITOS, MORTE, NOTÍCIAS DE TEÓFILO OTÔNI, ÓBITOS, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, UTI

https://diariodomucuri.com.br/t-otoni-volta-a-tres-mortes-por-coronavirus-agora-sao-302/

seta-imagem-animada-0182

Uma canetada do governo federal aumenta os salários do próprio presidente Jair Bolsonaro e ministros


O aumento 
13 de mai. de 2021

O aumento pode chegar a quase 70% e fura o chamado "teto do funcionalismo". A portaria assinada pela secretaria de gestão e desempenho de pessoal do ministério da economia contempla funcionários civis, militares, reservistas, aposentados ou pensionistas. #JornaldaCultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário