segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Região da Pampulha, em BH, tem o segundo maior volume de chuva do país

 Dados do Inmet apontam que 75% do índice registrado durante todo o dia na regional caiu em apenas uma hora

  • MINAS GERAIS Antonio Paulo, da Record TV Minas

  • A+
Chuva elevou volume dos córregos da regional Pampulha

Chuva elevou volume dos córregos da regional Pampulha

REPRODUÇÃO / RECORD TV MINAS

Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam que a região da Pampulha, em Belo Horizonte, registrou o segundo maior volume de chuva durante 24 horas, até às 8h desta quinta-feira (8).

De acordo com o Instituto, o volume na regional chegou a 88,8 milímetros. Cada milímetro equivale a um litro de água em um metro quadrado. O índice só perde para a chuva que caiu em Água Clara, no Mato Grosso do Sul (89,6 mm), e equivale ao registrado em Xerém, distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Ainda segundo o Inmet, dos 88,8 milímetros de chuva registrados na estação Pampulha, 75% caiu somente durante uma hora da tempestade.

O forte temporal causou alagamentos, interditou vias e deixou pessoas ilhadas em Belo Horizonte e região metropolitana. De acordo com a Defesa Civil Municipal, ao todo foram nove pontos de alagamentos, enchentes e inundações em toda capital, sete deslizamentos de encosta, dois desabamentos parciais de casas e 11 quedas de muro.

Santa Luzia (MG)

Na cidade vizinha, em Santa Luzia (MG), um homem de 72 anos morreu ao ser atingido por um muro que cedeu devido ao grande volume d´agua durante a forte chuva. A morte aconteceu no bairro Palmital. No mesmo bairro uma ponte foi interditada. Segundo a Defesa Civil Estadual, na cidade choveu aproximadamente 70mm em apenas uma hora.

O órgão já incluiu a morte na lista de vítimas, em decorrência a chuva, em Minas Gerais neste período chuvoso, que começou em setembro. Ao todo três pessoas morreram no Estado. As outras mortes aconteceram na cidade de Piraúba (MG), na Zona da Mata, e em Bom Jesus do Galho (MG), no Vale do Aço.

De acordo o boletim estadual divulgado nesta quinta-feira (08), até o momento são 80 municípios em situação de emergência, 1097 desabrigados e 3882 desalojados em Minas. O boletim ainda não inclui o número de atingidos (desabrigados e desalojados) devido a chuva de quarta em Santa Luzia e Belo Horizonte.

Veja imagens do temporal:

Mais chuva

A previsão do Instituto de Meteorologia é de chuvas intensas ainda nesta quinta-feira em Minas Gerais, e também nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo e no Distrito Federal. O acumulado pode chegar a 50 mm nas próximas 24 horas, com ventos de até 60 km/h.

Em Belo Horizonte, a defesa civil Municipal emitiu um alerta de risco geológico em toda a capital. Segundo a prefeitura, equipes da SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) trabalham desde ontem na recuperação e limpeza das áreas afetadas com a chuva.

Nesta quinta-feira (8) a previsão na capital é de pancadas de chuva. A temperatura mínima foi de 17 °C, a máxima estimada é de 26 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 60% à tarde.

https://noticias.r7.com/minas-gerais/regiao-da-pampulha-em-bh-tem-o-segundo-maior-volume-de-chuva-do-pais-08122022

Web resgata tuíte que Nikolas celebra veto de R$ 900 mi pra obras de chuva em BH

As críticas ocorrem após fortes chuvas terem atingido a capital nessa quarta-feira (7

Por Lucas NegrisoliPublicado em 8 de dezembro de 2022 | 16h24 - Atualizado em 8 de dezembro de 2022 | 21h36

https://www.otempo.com.br/politica/web-resgata-tuite-que-nikolas-celebra-veto-de-r-900-mi-pra-obras-de-chuva-em-bh-1.2779364

Nenhum comentário:

Postar um comentário