quinta-feira, 8 de junho de 2017

Operação Dupla Face desmonta esquema de clonagem de veículos em Minas Gerais

7 de junho de 2017 Leste de MinasMinas GeraisVale do Jequitinhonha

Após seis meses de investigações, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Central), deflagraram na manhã de hoje, 7 de junho de 2017, a operação Dupla Face para cumprir 15 mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça estadual, visando desarticular um esquema de clonagem de veículos automotores.
As investigações tiveram início em razão do aumento descontrolado dos crimes de furtos e roubos de veículos na capital e região metropolitana de Belo Horizonte, quando foi descoberta uma organização criminosa responsável pela clonagem de grande quantidade dos automóveis roubados.
A fraude, decorrente da prática de vários delitos, consiste na duplicação das placas de um carro que tem as mesmas características – como modelo, cor e ano de fabricação – , para utilização em outro, produto de crime.
Depois de adulterada a numeração do chassi e dos vidros, as etiquetas identificadoras, as placas, o lacre de segurança e a documentação de uso obrigatório, os veículos, com aparente legalidade, eram comercializados para terceiros, criminosos ou não.
Com a placa clonada, alguns desses veículos eram utilizados por outros grupos, sem levantar suspeita, para cometer crimes patrimoniais, tráfico de drogas e comércio de armas de fogo.
A estratégia empregada dificulta a identificação e a localização do veículo utilizado nos crimes e, no caso de eventual apreensão do dublê, o prejuízo econômico para as quadrilhas é muito menor, em razão dos valores desse tipo de veículo que, no comércio clandestino custa, em média, R$ 6 mil.
As investigações demonstraram que a organização criminosa possuía estrutura hierarquizada e que os vários integrantes se encarregavam de diferentes tarefas: subtração, guarda, adulteração de sinais identificadores, fornecimento de placas, selos, documentação falsa e distribuição dos veículos clonados na capital e em cidades do interior de Minas Gerais e da Bahia.
No curso das investigações foram localizados e apreendidos pela Polícia Civil vários dos veículos subtraídos e adulterados pela organização criminosa. Em Belo Horizonte foram apreendidos dois veículos clonados – sendo um caminhão baú -, dois veículos roubados ainda não adulterados, outros três com fortes indícios de adulteração, uma arma de fogo e munições. Outro veículo clonado foi apreendido em Peçanha, também em Minas Gerais. Em Santo Antônio do Jacinto, na divisa de Minas com a Bahia, foram apreendidos 10 veículos clonados.
Com o cumprimento das ordens judiciais, espera-se apreender mais veículos adulterados, já que as investigações revelaram que apenas neste ano o grupo já teria clonado mais de 100 veículos.
(Fonte: MPMG / Foto: Ilustrativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário