Aécio Neves terá 15 dias para contestar multa por se recusar a fazer teste do bafômetro
- Senador Aécio Neves foi multado neste fim de semana por recusa em fazer teste do bafômetro
Se não convencer o Detran de sua inocência, Aécio terá um prazo de mais 30 dias para apelar a uma junta administrativa de recurso de infração (Jari). E se mesmo assim seus argumentos forem indeferidos, o motorista terá outros 30 dias para protestar no Cetran (Conselho Estadual de Trânsito). Após encerrada a burocracia e se for indeferido o recurso, será aberto um processo administrativo que poderá culminar na suspensão da carteira. A burocracia pode levar cinco meses. Se o motorista se recusar a entregar a carteira e for flagrado, poderá ficar dois anos sem dirigir.
A assessoria do Governo do Estado do Rio confirmou que Aécio foi multado em R$ 957,69 por ter se recusado a fazer o teste, segundo estabelecido na Lei de Alcoolemia Zero ou Lei Seca, além da penalidade de sete pontos na carteira.
Aécio Neves também foi multado em R$ 191,54 por dirigir com a carteira de habilitação vencida, considerada uma infração gravíssima.
Segundo confirmou a assessoria do Detran ao UOL Notícias, “todo condutor que se recusar a fazer o teste do bafômetro terá a carteira apreendida”.
A assessoria informou ainda que mesmo tendo a habilitação retida, o senador foi liberado após um condutor ter se apresentado para dirigir seu carro.
O caso
Aécio foi parado na operação realizada na avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon, uma importante via que dá acesso a outros bairros da zona sul da cidade, e teve sua licença de habilitação apreendida pela secretaria estadual de Governo no Rio de Janeiro.O senador ainda estava com a carteira de habilitação vencida e preferiu não fazer o teste do etilômetro --conhecido como bafômetro. As assessorias do Governo do Estado, do Detran, assim como a assessoria de imprensa do senador não informaram há quanto tempo a carteira estava vencida.
A sua habilitação será remetida ao Detran, que deve receber esta semana, onde o condutor poderá reavê-la em cinco dias. Contudo, isso não o livra da suspensão.
Segundo a Lei Seca (a lei federal 11.705/2008), o motorista que estiver com a concentração de álcool acima do permitido, ou que se recusar a fazer o teste do bafômetro, responderá a um processo administrativo com direito a defesa. Só depois da conclusão do processo será aplicada a pena de multa e suspensão do direito de dirigir.
Pela mesma legislação, quem não se submete ao exame sofre as mesmas penalidades e medidas administrativas de quem é pego com índices de álcool na circulação sanguínea superior ao permitido. Foi o caso do senador mineiro.
OBS:
Ai tem coisa. Quer dizer então que o nobre Senador Aécio Neves
Não quis soprar o Bafômetro ...!
Pois isso e apenas um procedimento básico que toda Blitz Policial faz
... O porquê então ele se recusara a soprar o Bafômetro ou ele teria medo desse teste de Bebum acabar confirmando que ele estava totalmente Bêbado mas saiba que essa recusa dele e um mau exemplo para outros Brasileiros . Que por ele (0 Senador) ser formador de opinião ele deveria dar o exemplo, pois quem não deve mão teme...
Veja mais
-
17.04 | 14:02
Aécio tem habilitação apreendida no Rio e se recusa a fazer teste do bafômetro
-
15.04 | 12:32
Detran-SP pode suspender mais de 50 mil carteiras de habilitação no Estado
Gostou da matéria...! Então comente registrando sua passagem pelo meu BLOG...
Nenhum comentário:
Postar um comentário