sábado, 30 de abril de 2011

Prefeita assina termo para instalação de aterro sanitário

Prefeita assina termo para instalação de aterro sanitário

28 de Abr de 2011 - 14h57min

Foto: Diogo Brito
Clique para AMPLIAR
Prefeita assina termo de instalação do aterro sanitário

A Prefeita Maria José assinou na tarde desta quarta-feira, (27), no Gabinete Oficial, o termo de cooperação para a instalação do aterro sanitário regional em forma de consórcio entre as cidades de Ouro Verde, Itambacuri, Poté e Frei Gaspar. O objetivo é a preservação do meio ambiente na região e também atender a exigência do Governo Federal para que todos os municípios tenham um lugar apropriado para o tratamento dos resíduos.
O projeto visa desativar os aterros sanitários existentes nas cidades participantes do consórcio e concentrar o descarte e tratamento dos resíduos em um único local. Cada município do consórcio receberá o recurso do ICMS ecológico aumentando sua renda. Teófilo Otoni receberá além do ICMS o acréscimo de 30% por deter o aterro regional que receberá os resíduos produzidos das cidades participantes.

Segundo o Vereador Ilter Martins, o sistema de consórcio é a melhor forma de tratar dos problemas do lixo em qualquer cidade. “Já está provado que os consórcios funcionam. Funcionou na saúde, na gestão de máquinas e dará certo na questão do lixo. Não há como esperar mais. Nós vivemos uma verdadeira crise ecológica e esse processo é extremamente caro. Nada mais objetivo do que unir forças com municípios sem capacidade financeira para gerir um problema que é tão grave,” afirma o vereador. 
 
 O prefeito da cidade de Ouro Verde, Adeildo Cirilo, acredita que esse consórcio irá resolver um problema antigo dos lixões. “Isso trará mais condições de higiene para a nossa população. Há muito tempo já deveria ter tido uma solução para os lixões. O aterro da minha cidade tem 20 anos de existência, agora será desativado e estou aderindo a participação desse consórcio,” disse o prefeito.
Para o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Bruno Balarini, com a consolidação do consórcio é inumerável os benefícios que acontecerão na região. “Nós temos que acabar com as fronteiras geográficas e adotar o pensamento voltado para o vale do mucuri. O objetivo é valorizar o trabalho do catador de lixo, garantir aumento de receita dos municípios através do recebimento do ICMS ecológico, e principalmente contribuir para que o uso dos recursos naturais seja cada dia melhor e que o beneficio seja a melhoria de toda a população,” afirmou o secretário.
Para o Promotor de Justiça, Fábio Reis de Nazareth, o consórcio é uma maneira de inteligente de somar desenvolvimento com sustentabilidade. “Além de unir e promover o desenvolvimento regional, esse consórcio trás uma possibilidade de desenvolvimento sustentável no meio ambiente e até a geração de riquezas beneficiando toda a região,” disse o promotor.
Segundo a Superintendente de Saneamento Básico Ambiental, Edicleusa Velloso, a maior vantagem da criação desse aterro em forma de consórcio é a minimização do impacto ambiental. “Teremos aproximadamente 150 mil habitantes com resíduos tratados. Isso será refletido em vários setores como, na saúde, e educação. Além disso, os municípios participantes terão mais uma fonte de renda,” afirmou a Edicleusa.
A Prefeita Maria José, afirmou que o progresso regional se faz com união e ressaltou a importância do consórcio para a região. “Temos que tratar nosso material de descarte de maneira ecológica. Esse consórcio além de fornecer mais uma fonte de renda para o município é uma ação inteligente para que não degrademos o nosso meio ambiente,” disse a prefeita.
Teófilo Otoni conta com três locais que estão sendo avaliados para a instalação do aterro regional que serão apresentados para todos os municípios do vale do mucuri no final de Junho junto com todo planejamento regional geográfico.

Durante a reunião foi formado outro grupo para a instalação do consórcio do aterro regional. As cidades que despertaram interesse no projeto são: Nanuque, Carlos Chagas, Ataléia e Serra dos Aimorés.

 (Ascom / PMTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário