sábado, 30 de abril de 2011

Instalação de ponte metálica na BR-381 começa semana que vem




Foto:

Clique para AMPLIAR
Ponte provisória instalada para a passagem de pedestres

Técnicos do Exécito do 4º Batalhão de Engenharia de Combate de Itajubá, do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) e da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa de Minas estão no local onde começam, na próxima semana, as obras para instalação de duas novas pontes, na BR-381, sobre o Rio das Velhas, em Sabará, na Região Metropolitana. A atual, de concreto, está interditada desde o último dia 20, depois de apresentar rachaduras e perigo de desabamento.
De acordo com Sebastião Donizeti, superintendente do Dnit, está sendo feito um estudo da topografia do local e a viabilidade técnica para a instalação de duas pontes que irão substituir a antiga, que foi condenada e mede 177 metros de extensão. A estrutura metálica cogitada como alternativa, até que a definitiva seja construída, tem 50 metros.
Também na próxima semana deverá estar concluída a montagem e a instalação de uma nova passarela de metal para a travessia de pedestres. No local, está instalada uma improvisada pelo Exército, feita dois dias depois da interdição da ponte.
De acordo com o tenente-coronel do Exército Vladimir Pires Pinto, as estruturas integram o conjunto de sete pontes comprado no final do ano passado pela corporação. Uma delas está em Porto União, no Paraná, e a outra na região serrana do Rio. Elas permitem tráfego de caminhões de até 70 toneladas. Acima desta capacidade haverá desvios, segundo o Dnit.
O órgão, segundo Donizeti, ficará responsável pela construção da fundação das pontes e dos acessos à cidade. “O Exército, que tem know-how nesse tipo de construção, vai decidir quais as obras que precisam ser feitas para suportar a estrutura metálica, e também para realizar o encontro da ponte com a rodovia”, explicou. Não está descartado o aterramento das margens do Rio das Velhas, devido à limitação da extensão da ponte.
Ele informou ainda que a população terá que esperar, no mínimo, seis meses até a construção da nova estrutura de concreto. A previsão é que a demolição comece na próxima quarta-feira (4), com duração de 15 dias. Como se trata de uma obra de emergência, a legislação dispensa processo licitatório, que demanda um prazo mais longo de concorrência pública entre empresas interessadas.
O Dnit já pediu recursos federais emergenciais iniciais de R$ 30 milhões para as obras. Concluídas as fundações, a montagem da estrutura metálica dura cerca de 20 dias, garantiu o tenente-coronel Vladimir Pinto.
Alexandre de Oliveira, engenheiro-supervisor do Dnit informou que está sendo avaliada a possibilidade de desapropriação de residências nas margem do Rio das Velhas, sentido Sabará/BH. Outras preocupação é com uma linha de transmissão de média tensão que passa pelas margens.
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário